O marketing digital não é apenas mais uma tendência, e sim uma estratégia indispensável para as empresas. Ele conta com diversos métodos para geração de leads que, no futuro, podem se tornar clientes. Entre as estratégias disponíveis, vale destacar a produção de conteúdo para blog.
Essa tática visa ganhar a atenção do público, desenvolver um relacionamento e engajar a audiência para conquistar vendas. Entretanto, há empresas que resistem em aderir à estratégia, pois ainda têm dúvidas sobre os benefícios que ela proporciona.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura e entenda se vale a pena fazer o investimento em produção de conteúdo para blog!
O que é a produção de conteúdo para blogs?
A produção de conteúdo para blogs é uma estratégia de marketing digital que utiliza a criação de textos, imagens, vídeos, áudio, infográficos, ebooks e outros formatos que carregam informações veiculadas em blogs.
Para que dê resultados, o conteúdo precisa ser relevante para o público-alvo. Além disso, a produção de conteúdo trabalha a estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Ela é um conjunto de técnicas que visa posicionar a página entre os melhores resultados dos sites de busca.
Assim, para obter o ranqueamento satisfatório, o blog precisa atender uma série de requisitos relacionados à qualidade do conteúdo, autoridade do domínio, arquitetura do site etc. Portanto, produzir conteúdo para web demanda conhecimento e técnica.
Para que serve a produção de conteúdo?
Agora que você já sabe o que é a produção de conteúdo, é o momento de aprender para que ela serve. Esse método tem como objetivo gerar valor para a persona ao mesmo tempo que estabelece autoridade para empresa.
Para isso, é preciso estudar, criar e oferecer materiais à persona de acordo com suas necessidades, desafios, preferências e objetivos. Então o consumidor pode descobrir suas dores e desejos ao ter acesso às informações produzidas pela marca.
Consequentemente, o cliente se interessa pelos conteúdos, criando um relacionamento com a empresa, desenvolvendo confiança e se tornando fiel a ela.
Desse modo, ao necessitar do produto ou serviço oferecido por você, o consumidor tem a sua marca entre as primeiras a serem consideradas na hora da compra. Logo, o marketing de conteúdo faz com que o cliente seja conduzido pelo funil de vendas.
Quais os riscos de não contar com esse serviço?
Como você viu, o marketing de conteúdo pode trazer resultados positivos para a marca. Agora, você precisa saber quais são os riscos de não contar com essa estratégia.
Para começar, é preciso destacar que o blog se tornou mais um canal de vendas. Por essa razão, deixar de utilizá-lo é perder mais uma oportunidade de faturamento para a empresa.
Ademais, com o marketing de conteúdo, o alcance da empresa é global e de baixo custo. Sendo assim, não investir nessa estratégia pode limitar a amplitude do seu negócio.
Por fim, sem a produção de conteúdo você perde visibilidade online em meio a uma concorrência acirrada que já aderiu à estratégia.
Vale a pena investir em produção de conteúdo para empresas?
Conhecendo mais sobre o assunto, é o momento de saber se vale a pena investir em produção de conteúdo para a sua empresa. E a resposta é sim! Se antes o blog era considerado apenas um diário virtual, agora é uma poderosa ferramenta do marketing digital.
Por meio do conteúdo, a empresa pode educar o público para entender que o produto ou serviço oferecido por ela tem valor, influenciando a decisão de compra. Com isso, há o impulsionamento da geração de leads qualificados e, por consequência, das vendas.
Com o marketing de conteúdo também é possível reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), que é o valor investido em marketing e vendas para conquistar um novo cliente. Afinal, o blog tem custo menor se comparado com outras formas de publicidade e captação de clientes.
Vale destacar que, quanto menor o CAC, maiores as chances de que a compra realizada pelo consumidor cubra a despesa de captação e gere lucro. Além disso, a proposta de oferecer conteúdo aumenta o LTV (Lifetime-value) do consumidor — ou seja, o quanto ele pode entregar para a empresa.
Isso é possível porque o cliente se mantém engajado com a marca, mesmo após a primeira compra. Considerando que vender para um cliente atual exige menos investimentos do que vender para um novo, essa estratégia se torna ainda mais valiosa para a companhia.
Como escolher o melhor serviço de produção de conteúdo para blog?
Para ter uma estratégia de conteúdo eficaz, é importante contar com profissionais capacitados para a produção do material. Então é preciso escolher o melhor serviço para a sua empresa. Afinal, produzir conteúdos que não entregam informações de qualidade à persona não trará resultados.
Inclusive, essa prática coloca em risco a credibilidade e a autoridade da empresa, além de não funcionar na estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, é imprescindível investir em produção de conteúdo de qualidade, com profissionais capacitados e reconhecidos no mercado.
Primeiramente, busque por empresas sólidas e que atendam grandes players do mercado. Dessa forma, é possível entender que a agência é comprometida, entregando conteúdos de valor para a sua persona e cumprindo os prazos.
Também é importante saber o nicho no qual a agência de produção de conteúdo é especializada, principalmente se o seu mercado é mais específico. Com isso, você assegura que os conteúdos terão informações corretas.
A ABContent, por exemplo, tem expertise na produção de conteúdo para blog nas áreas de finanças, investimentos, negócios e empreendedorismo. Ela também produz materiais para grandes organizações, sendo reconhecida no mercado pela sua excelência na prestação desse serviço.
Ao longo deste post, você entendeu que a produção de conteúdo de qualidade para blog é uma tática eficaz para alavancar as vendas e aumentar o faturamento. Logo, a empresa que deseja marcar presença no meio digital precisa investir nessa estratégia!
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