Público-alvo: como identificar o da sua empresa!

Toda empresa surge a partir de uma necessidade ou problema, certo? Uma assessoria de investimentos, por exemplo, existe para auxiliar investidores a tomar decisões no mercado financeiro, de acordo com seus objetivos e perfil, e obter bons retornos com o seu dinheiro.

Pensando nisso, cada negócio tem um público-alvo. Ou seja, ele não apenas resolve um problema ou atende uma necessidade, mas ele faz isso para consumidores específicos. Neste nosso exemplo, podemos inferir que crianças e adolescentes não costumam procurar uma assessoria de investimentos, não é mesmo?

Mas, afinal, por que identificar o público-alvo é importante? E como fazer isso? Vamos abordar o assunto neste post!

O que é o público-alvo?

O conceito de público-alvo diz respeito ao grupo de consumidores que determinado empreendimento tem como foco. Ele é formado por pessoas ou empresas que têm perfis semelhantes e apresentam interesse no produto ou serviço que você oferece.

Assim, é nesse público que as ações do seu negócio estarão focadas. Basicamente, é possível perceber o público-alvo fazendo uma pergunta simples: quem são as pessoas ou grupos principais que se beneficiam do meu produto?

Tal resposta já oferece uma imagem geral de qual seria o maior segmento de atuação da empresa. Depois disso, é interessante aprofundar um pouco a análise e pensar em características que ajudem a definir ainda mais o público. É o caso de:

  • gênero;
  • idade;
  • nível de renda;
  • formação educacional;
  • estado civil;
  • local onde moram;
  • padrões comportamentais;

Qual é a importância de conhecê-lo?

Agora que você entendeu o que é o público-alvo, é hora de compreender por que esse conceito é fundamental no sucesso de qualquer empresa.

Há muitas razões para justificar a importância dele. Confira algumas.

Estruturar a imagem do negócio

Uma empresa precisa ser conhecida para obter bons resultados. Em geral, ela se torna conhecida por meio da imagem que propaga no mercado. Mas como ter uma estratégia de publicidade eficiente sem conhecer seu público-alvo?

Um dos objetivos principais do marketing é exatamente fazer com que o seu público saiba que a empresa existe. Ou seja, ele precisa ver que alguém tem ferramentas que ajudam a resolver os problemas que está enfrentando.

Desse modo, toda a imagem da empresa deve ser construída tendo esse foco. No exemplo da assessoria de investimentos, é importante estruturar uma estratégia para conversar com pessoas interessadas em investir melhor.

Tendo isso em mente, diversas escolhas se tornarão mais eficientes. É o caso da logomarca, a linguagem utilizada nas publicidades, a organização da equipe de atendimento ao cliente e outras decisões importantes para o negócio.

Lançar promoções e campanhas

Identificar o público-alvo também é muito importante na hora de se planejar no longo prazo. Você certamente já percebeu que negócios diferentes exploram suas possibilidades de maneira também diversas — considerando, entre outras coisas, algumas características inerentes à própria empresa, como a sazonalidade do seu segmento.

Não conhecer as características do público pode fazer com que um empresário lance uma campanha de marketing ou faça uma promoção em épocas desfavoráveis. Com isso, há o risco de desperdiçar o dinheiro e tempo investido nas estratégias.

O oposto acontece com uma empresa que conhece seu público-alvo e sabe se comunicar com ele. Ela conseguirá se organizar com mais eficiência para aproveitar as oportunidades.

Direcionar os conteúdos

Por fim, identificar o público-alvo é completamente indispensável para as empresas que utilizam o marketing de conteúdo. Afinal, o intuito dele é promover uma aproximação entre os leads e o seu negócio, nutrindo uma relação próxima.

Fica difícil fazer isso sem ter definido com clareza quem é o seu público, certo? Sem dúvida, o sucesso do marketing de conteúdo depende de um bom planejamento — e tudo começa com a identificação do grupo com o qual você pretende se comunicar.

Depois, é possível produzir os conteúdos e compartilhar informações relevantes sobre sua área de atuação. Em consequência, os consumidores se aproximarão do negócio, pois verão nele uma chance de suprir suas necessidades.

Como identificar o público-alvo da sua empresa?

O processo de identificação do público-alvo já começa com a própria fundação do negócio. Certamente, você resolveu empreender porque desejou oferecer algo relevante para o mercado. Então, basta pensar sobre isso.

Procure responder perguntas essenciais, por exemplo:

  • que problema eu resolvo com meu produto ou serviço?
  • quais são os grupos que convivem com esse problema?
  • quem são as pessoas mais interessadas na solução dele?
  • qual é o perfil dos meus possíveis clientes?
  • por que eles devem contratar a minha empresa, e não as concorrentes?

A estratégia de se fazer tais perguntas ajuda não só a identificar seu público-alvo, mas também perceber quais são os diferenciais que você pode apresentar para ele. Muitas vezes, é possível até mesmo dividir o público em nichos.

Por exemplo, um educador financeiro pode ter a ideia de focar em novos investidores, promovendo um projeto especial para quem nunca teve contato com investimentos. Sua atuação seria bem diferente de uma assessoria que trabalha com investidores qualificados, certo?

Nesse caso, as duas empresas atendem a nichos diferentes, mesmo dentro de um grupo semelhante. Podemos compreender que até mesmo a linguagem utilizada por cada uma será diferente. Por isso é tão importante identificar o público-alvo.

Como produzir conteúdo para o público-alvo?

Anteriormente, falamos um pouco sobre a relevância do público-alvo para o marketing de conteúdo. Você sabe como produzir conteúdos para as pessoas interessadas em seus produtos e serviços? Esse conhecimento é essencial para que os leads avancem no funil de vendas.

Identificar o público não é suficiente para obter sucesso no marketing. Afinal, saber quem são essas pessoas não significa que seja fácil aprender a se comunicar com elas — e, mais ainda, otimizar seus conteúdos para transformá-las em clientes.

Atualmente, o mercado consumidor busca atendimento personalizado. De forma geral, as informações compartilhadas nos canais da empresa precisam ser de qualidade e falar a língua do público.

As pessoas querem sentir que a empresa realmente entende as necessidades delas e tem autoridade para resolvê-las. E o marketing de conteúdo pode oferecer isso. Claro, depois de uma identificação eficiente do público-alvo!

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