Redator web: o que é e qual a sua importância

Com a ascensão e democratização do acesso à internet em todo o Brasil, muitas empresas transferiram seus esforços e investimentos de marketing para uma vertente mais focada na comunicação digital.

O marketing digital e o inbound marketing se tornaram estratégias de sucesso, garantindo novas oportunidades de negócios para as empresas. E o grande segredo para gerar bons resultados é a produção de conteúdo.

É aqui que entra a figura do redator web, um profissional cuja função principal é construir conteúdos interessantes, alinhados com os interesses da empresa e capazes de atrair a atenção do público-alvo. Um redator profissional é capaz de produzir conteúdos para empresas de diversos ramos, Inclusive para as que operam em nichos mais complexos.

No post de hoje, você descobrirá mais sobre qual é a importância do redator web e o como o trabalho desse profissional se insere nas estratégias de marketing digital e de conteúdo do seu negócio. Vamos lá?

Afinal, o que é redator web?

Redator web é um profissional especializado em escrever conteúdos para a internet. Sua principal função é produzir diferentes tipos de comunicação escrita que são veiculadas online.

Com essa definição básica, você pode até pensar algo como “mas eu também consigo escrever para internet, logo, também sou redator web”. Mas essa tarefa não é tão simples assim.

Redatores capacitados são aqueles que conseguem, digamos, “traduzir” as informações para uma linguagem acessível ao público-alvo, de forma coerente com o produto de comunicação digital que está sendo elaborado.

Dentre essas produções comunicacionais e de marketing, encontram-se formatos como:

  1. blog posts;
  2. e-books;
  3. infográficos;
  4. email marketing;
  5. newsletter;
  6. textos institucionais para sites corporativos;
  7. landing pages;
  8. publicações em redes sociais.

Cada produto pede um tom, uma voz empresarial, uma linguagem adequada e um formato de escrita. E é exatamente aqui que o redator web se diferencia de uma “pessoa comum” na hora da escrita.

Seu trabalho é estratégico, desenvolvido com base em informações fundamentais da empresa e do público. E, claro, organizado para produzir o volume de informações que a empresa precisa.

As principais obrigações de um redator profissional

Um redator web não escreve conteúdos como um escritor. É preciso seguir diretrizes e ter em mente fatores importantes, como:

  1. a obrigação de cumprir prazos de entrega e seguir a frequência de publicação determinada pela empresa;
  2. a necessidade de redigir conteúdos alinhados com as necessidades da empresa e as características do público-alvo;
  3. conhecer como aquele nicho de mercado se comunica e como deve ser feita essa comunicação para que ela gere resultados;
  4. a capacidade de aceitar feedbacks e modificar seu trabalho até que ele esteja totalmente alinhado com as necessidades de seu cliente.

Além desses quatro pontos de comprometimento, um redator profissional é capaz de manter sua capacidade de escrever sem ativa. Ou seja, por fazer desse talento sua profissão, é necessário que ele esteja sempre pronto para escrever e escrever bem!

Aqui entram pontos como organização com suas demandas, exercício da criatividade, capacidade para buscar referências para construir seu texto e analisar como a concorrência de seu cliente se comunica.

E qual é a importância de um redator web para o marketing digital e estratégias de uma empresa?

Junto com todos os pontos citados acima, destacam-se duas qualidades que um verdadeiro redator profissional precisar ter. A primeira delas está relacionada com a habilidade de saber atuar com empresas que possuem produtos muito específicos ou operam em nichos complexos.

Vamos citar o universo financeiro como exemplo. Instituições financeiras comercializam produtos e serviços que nem sempre são fáceis de serem compreendidos.

Muitas pessoas se queixam que não entendem muito bem o que essas empresas querem dizer com seus termos e jargões. E, aqui, o redator assume o papel de um tradutor.

Ele deve absorver toda a essência da empresa e de seus serviços e elaborar conteúdos com linguagem acessível ao público e que sejam capazes de:

  1. educar as pessoas, informando-as sobre as atividades da empresa;
  2. atrair e reter a atenção dos clientes;
  3. auxiliar no processo de tomada de decisão.

Sim, dentro da lógica do marketing de conteúdo, a principal finalidade do redator é construir conteúdos que ampliem o interesse do público-alvo pelos produtos/serviços, ajudando as pessoas a tomarem a decisão de fechar o negócio.

Dessa forma, o redator ajuda a “qualificar e instruir” os futuros clientes, facilitando o trabalho do setor comercial na hora da abordagem junto aos leads aquecidos. Ou seja, as pessoas que estão percorrendo o funil de vendas.

Cuidados com SEO

Por fim, não podemos deixar de citar outro importante ponto envolvido na redação de conteúdos para internet, o SEO.

Para quem não é muito familiarizado com o termo, SEO é a sigla utilizada para denominar um conjunto de boas práticas para estruturação de textos na web. Essas práticas têm como finalidade deixar os conteúdos em uma estrutura otimizada para os algoritmos dos sistemas de busca, como Google, Bing e Yahoo Search.

Sites e blogs com textos estruturados com foco em SEO ficam mais bem posicionados dentre os resultados nesses sistemas de busca. Isso é importantíssimo, já que a maioria das pessoas acessam os primeiros resultados.

Pense em seu comportamento na hora de pesquisar. Quantas vezes você avançou até a segunda ou terceira página de resultados?

Por essa razão, o trabalho do redator web nunca pode deixar de levar em consideração a necessidade de respeitar as boas práticas de SEO. E, para isso, é preciso conhecê-las e estudá-las.

Redator web freelancer ou uma empresa especializada?

Apesar de ter um trabalho importante dentro da lógica do marketing, um redator costuma ficar encarregado apenas da construção dos textos, distanciando-se da parte puramente estratégica, que envolve:

  1. desenvolvimento de briefings;
  2. análise de concorrência e mapeamento de mercado;
  3. estudo e pesquisa aprofundada do nicho do cliente.

Esse tipo de demanda é fundamental para que o trabalho do redator tenha sentido e gere resultados. Por isso, é mais importante contar com uma empresa especializada na produção de conteúdos, como é o caso da ABContent.

Nossa equipe atua de forma holística na produção de conteúdo. Ou seja, participamos do processo de ponta a ponta, algo que um redator freelancer não faz.

Foco no conteúdo certo para sua empresa, sua estratégia e seu público

Composta por uma equipe com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo para web, a ABContent tem a experiência necessária para atuar em nichos que demandam alta qualidade de redação, como finanças, empreendedorismo, investimento e negócios e estilo de vida.

Muitos redatores, devido à sua atuação diversificada em diversos ramos, acabam por desenvolver uma redação generalista. Isso prejudica a estratégia, especialmente das empresas que atuam em segmentos que demandam muito conhecimento de mercado. Por isso a ABContent é referência em conteúdos especializados para seu blog ou site.

Junto com todos esses fatores, soma-se o “fator B2B”. Ou seja, a empresa adquire os serviços de uma outra empresa e, com isso, amplia-se o comprometimento, o respeito aos prazos, ao volume de conteúdos estabelecido em contrato e, claro, o atendimento ao cliente.

Como você pode ver, a redação para web não é algo que pode ser feito sem comprometimento e critério. Por isso, é válido pensar na contratação de uma empresa especializada em conteúdos e que seleciona com muito critério a sua equipe de redatores.

Aqui na ABContent, oferecemos o que há de mais adequado às necessidades empresariais, sempre alinhado aos objetivos de cada cliente e características do seu público-alvo.

Para saber mais sobre a atuação da ABContent e como fazemos redação para web especializada, entre em contato conosco!

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