Saber como fazer a retenção de audiência é essencial para manter seus seguidores motivados e interessado no que você oferece. Além de fidelizar, acaba ajudando nas vendas, pois um público que gosta do que vê acaba comprando mais.

Entregar conteúdos é essencial para conquistar as pessoas e ficar conhecido. Um dos formatos mais utilizados é o conteúdo em vídeo. Mas, como manter a audiência interessada no que você tem a dizer nas gravações?

Continue a leitura do artigo e veja algumas dicas!

Escute o que sua audiência tem a lhe dizer

Antes de fazer vídeos, muito provavelmente você já tinha antes (ou pelo menos deveria ter) presença nas redes sociais e um blog, certo? Se ainda não está presente nesses meios, é aconselhável primeiro ter, pois assim atingirá seu público em diversos formatos.

Sempre que for gravar um vídeo, procure analisar o que seu público está lhe dizendo, seja no blog e, principalmente, nas redes sociais.  Analise os comentários e o perfil dos seguidores para entender o que eles precisam.

Assim, você saberá que tipo de conteúdo poderá gravar em vídeo para eles. Lembre-se: conteúdo focado na persona pode ter maior conversão em vendas.

Capriche na edição

Aprender algumas técnicas de edição de vídeo podem deixar os seus conteúdos audiovisuais para o YouTube mais profissionais e chamar a atenção. Adicione músicas de fundo, vinhetas, efeitos interessantes, dentre outros.

Além disso, utilize os próprios efeitos do YouTube para adicionar cards, pedir para deixar comentários, dentre outros.

Alterne o tamanho dos videos

Ter apenas vídeos longos pode ser cansativo. Dessa forma, o aconselhável é alternar o tamanho dos videos, entregando alguns maiores em alguns momentos e intercalar com outros menores.

Entretanto, lembre-se que não importa o tamanho do vídeo. Ele precisa ser, acima de tudo, rico, original e de qualidade.

Faça lives periodicamente

Conforme sua audiência for crescendo, fazer lives nas redes sociais, como: Instagram, Facebook ou YouTube pode ser interessante para engajar com seus seguidores, estar mais próximo deles e conversar diretamente. Utilize-as para tirar dúvidas, ensinar sobre algum assunto que importa a eles e simplesmente conversar.

As lives no Instagram costumam ser boas para aumentar o engajamento e para retenção de público. Se quiser aprender dicas para fazer boas lives, confira o artigo abaixo:

Saiba o que dizer em cada momento do vídeo

Saber o que fazer em cada parte do vídeo é essencial para deixá-lo com qualidade.  Para isso, capriche em um bom roteiro para saber o que fazer e dizer em cada momento.

Além do roteiro, há certas dicas que podem ser úteis. Confira abaixo:

Introdução

Esse é o momento que você precisa conquistar a audiência, pois as pessoas precisam apenas de poucos segundos para decidir se vão ou não assistir seu vídeo. Logo, desperte a curiosidade dos seus espectadores logo no início para deixá-los com vontade de descobrir o que você deseja abordar.

Nesse momento, você já pode falar que tem algo incrível para revelar no final ou simplesmente dizer que há algum brinde gratuito, como um e-book ou mini-curso sobre um tema relacionado ao assunto.

A qualidade do áudio, música de fundo e do visual também podem definir se seu vídeo será visto ou abandonado logo no início.

Desenvolvimento do vídeo

O corpo do conteúdo precisa ser apresentado com energia. Aqui, você precisa manter a atenção das pessoas. Por isso, aposte em cards, frases curtas no meio do vídeo e a utilização de outros recursos visuais e sonoros. Colocar outros vídeos curtos ou memes no meio da gravação para entreter costuma ser bem aceito pelos usuários.

Finalização do vídeo

Essa parte é a mais rápida. Agradeça, diga que chegou ao final do vídeo e faça um CTA pedindo para curtir e compartilhar ou relembrar o CTA feito na introdução, caso tenha algum material rico para entregar.

Fazer a retenção de audiência pode ser um desafio complicado. Entretanto, com o tempo e conforme você entende melhor as necessidades da sua persona, isso se torna mais natural. Siga as dicas do artigo e comece a deixar seu público engajado com seus conteúdos!

Agora que você já sabe como reter a atenção da audiência, veja agora 5 dicas de marketing digital para ir além do vídeo!