SEO local: o que é, como fazer e qual sua importância

O SEO é a palavra-chave quando há o interesse em se destacar em meio a um mercado gigantesco na Internet. E quem se preocupa com isso está mais que certo. Há vários métodos para trabalhar o SEO, como as técnicas de SEO On Page (otimização dentro do site) e SEO Off Page (otimização fora do site). Mas sabia que há como trabalhar o SEO local?

Para começar, você deve entender o que é o SEO local. Trata-se de um trabalho que visa otimizar as páginas do seu site, permitindo que clientes encontrem facilmente o seu endereço web através da sua localização. Dessa forma, o consumidor possui mais acesso ao serviço ou produto que está procurando no momento.

Gostaria de entender melhor?

Entendendo o SEO local

Pense na seguinte situação: você quer comer uma pizza e decide pesquisar o termo “pizzaria” no Google. O resultado, por sua vez, mostrará estabelecimentos próximos à sua localização. Simples assim.

Nas próximas linhas você entenderá a importância do SEO local e como fazer essa otimização com a maior qualidade possível. Acompanhe o conteúdo até o fim e aumente as suas vendas consideravelmente, especialmente se você tiver uma loja física.

Por que investir em SEO local?

Apostar no SEO local proporcionará muitas vantagens, tanto para os potenciais clientes quanto para o próprio empreendedor. Dentre elas, está a possibilidade de atrair um novo público, como moradores da região que ainda não estão ciente do seu estabelecimento e dos seus produtos. Além disso, turistas podem se beneficiar desse recurso.

Outra vantagem é o aumento das vendas, uma consequência da atração de mais consumidores. Com mais pessoas encontrando o seu empreendimento ao realizarem alguma pesquisa referente ao seus produtos e/ou serviços, aumenta também a chance de concretizar vendas.

Além disso, consumidores que estão próximos ao seu negócio costumam ser fiéis ao serviço que disponibiliza. Essa conquista pode ser adquirida por meio de um serviço de qualidade e um bom atendimento. Assim, com essa fidelização, os próprios clientes também praticam a melhor propaganda que pode haver: o boca a boca – também conhecida como propaganda espontânea.

Por fim, por estar com seu SEO local lhe auxiliando no ranqueamento em motores de buscas, sua empresa ganha mais confiança dos usuários e, consequentemente, adquire um maior valor agregado.

SEO local: como fazer?

Agora que entende a importância do SEO local para empresas, deve estar se questionando sobre qual é o passo a passo que deve seguir para conquistar esse espaço nos sites de buscas, como o Google.

Confira abaixo seis dicas de como aplicar essa técnica.

1 – Trabalhe a otimização do seu site

Procure melhorar o SEO On Page, ou seja, otimize as suas páginas internas. Portanto, trabalhe bem seus artigos, reforçando as palavras-chave, aperfeiçoando títulos e subtítulos e criando conteúdos fluidos e legíveis.

Além disso, crie uma página de contato com o endereço e telefone. Inclua todos os disponíveis, caso o estabelecimento conte com mais de um.

Adicione um mapa com a localização do seu negócio e peça feedbacks para os seus clientes, já que potenciais consumidores avaliam as experiências de terceiros. Isso pode ser um fator decisivo para escolherem os seus produtos/serviços.

Se você deseja ter um posicionamento forte em uma determinada cidade, busque incluir o nome da cidade em questão no título e na descrição de seus conteúdos. Por exemplo: Pizzaria Bom Gosto, as melhores pizzas de São Paulo.

2 – Desenvolva conteúdo local

É importante que o seu site também conte com um blog. Este precisa ser alimentado com conteúdo local que ajude os consumidores. Busque não falar sobre o seu produto ou serviço. Ao invés disso, aborde temas relevantes para o mercado em que atua.

Para ter sucesso no blog, faça o seguinte:

  • inclua nos posts o nome da cidade onde atua e outras vizinhas;
  • adicione acontecimentos locais que sejam úteis para seus clientes;
  • patrocine eventos locais e escrever sobre eles;
  • convide especialistas para escrever no seu blog.

Além disso, busque ser original e não copie publicações na íntegra de outros portais. Esse tipo de prática comprometerá seu SEO local no Google, por exemplo, e gerará punições do motor de busca.

3 – Crie uma conta no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é a ferramenta mais indicada para você aperfeiçoar ainda mais o seu SEO local. Ao se cadastrar, você conseguirá melhorar o seu posicionamento e terá um perfil detalhado sobre sua empresa à disposição para os usuários.

O Google Maps, por sua vez, apresentará sua localização exata e guiará potenciais clientes até a sua empresa.

4 – Crie perfis online

Ter um bom posicionamento local vai além de trabalhar apenas o seu site. O SEO local também pode ser beneficiado com a presença da sua empresa nas principais redes sociais e plataformas de avaliação.

Isso inclui:

  • Facebook, considerada a maior rede social do mundo e que possibilita avaliações online de outros usuários;
  • Google, que, quando há pesquisas locais, apresenta os sites com avaliações;
  • TripAdvisor, o qual fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados a turismo;
  • Foursquare, o qual conta com 60 milhões de usuários. Usa suas informações para ajudar a entender novas experiências de consumo e recomenda locais em qualquer parte do mundo.

5 – Conquiste avaliações

É comum consumidores analisarem as classificações disponíveis nos mecanismos de buscas ou até mesmo em redes sociais, conforme vimos acima. Portanto, fique ciente que classificações ruins afastam possíveis clientes, bem como a falta delas.

De acordo com um estudo realizado pela Harvard Business School, uma estrela a mais em sua pontuação pode gerar o fomento de até 10% em seu faturamento. Portanto, lembre-se de estimular seus clientes a avaliarem o seu negócio.

6 – Faça parcerias

É possível que hajam blogs importantes em sua região que podem se relacionar com o seu empreendimento. Fique de olho neles! Podem ser importantes, pois receber linkagens destes blogs poderá impulsionar a sua relevância no nicho em que atua.

Estabeleça parcerias e use esse meio como tráfego para aumentar o fluxo de visitantes em seu site. Esse é um trabalho de SEO Off Page, o qual estimula ainda mais um melhor ranqueamento nas buscas.

Agora, conte para nós. O que você ainda precisa colocar em prática? Deixe seu comentário e não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais para ajudar seus amigos e colegas empreendedores.

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: