SEO On-Page: o que é e como funciona?

Quem já pesquisou sobre marketing digital, provavelmente, se deparou com o termo SEO on-page. Afinal, essa ferramenta é fundamental para atingir um dos principais objetivos de uma página na web: atrair visitantes.

Embora as estratégias de SEO não sejam difíceis de aplicar, elas demandam atenção e qualificação para que sejam implementadas corretamente e alcancem melhores resultados. Quer entender como aplicar o método na sua página? Então continue a leitura!

Neste post, você descobrirá exatamente o que é SEO on-page, como ele funciona, entre outros aspectos relevantes dessa ferramenta. Confira!

O que é SEO on-page?

Para começar, é importante entender o que é o SEO on-page. SEO é a sigla para search engine optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português. Desse modo, ele representa um conjunto de técnicas para otimização dentro de uma página, como:

  • inserção de palavras-chave no título e no subtítulo;
  • otimização das imagens;
  • tamanho do texto;
  • listas;
  • links;
  • entre outras.

Esses aspectos indicam aos mecanismos de buscas sobre o que a página se trata, o que o usuário pode encontrar e quais dúvidas dos visitantes o site pode responder.

Dessa maneira, quando um web site reúne essas técnicas corretamente, pode ser posicionado nas primeiras páginas de respostas de um buscador. Assim, as otimizações pretendem atingir os rankings orgânicos para gerar tráfego e autoridade para a página.

Como funciona o SEO on-page?

Antes de saber como funciona o SEO on-page, é preciso entender a engrenagem por trás dos mecanismos de busca e da estratégia de tráfego orgânico.

Quando uma pessoa deseja comprar um produto ou serviço ou tem uma dúvida sobre um tema, ela pode pesquisar a resposta nos mecanismos de busca. Ao realizar essa ação, o usuário encontra uma página de resultados com artigos e ofertas que correspondem à sua pesquisa.

A tendência é que ele acesse os primeiros sites apresentados e possa conhecer as empresas responsáveis pelas páginas. Com isso, os sites empresariais aumentam o seu número de visitantes e, consequentemente, de oportunidades de geração de leads e de autoridade.

Para que uma página possa aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, os motores de busca consideram termos técnicos importantes. Esses aspectos se referem à estrutura e conteúdos de um site, que proporcionam uma melhor experiência ao usuário.

É nesse contexto que o SEO on-page atua para adequar a página aos motores de busca visando maior visibilidade e ranqueamento. Afinal, será possível ter melhores posições nas páginas de pesquisa e chamar a atenção de cada vez mais consumidores.

Qual a diferença de SEO on-page e SEO off-page?

Agora que você já sabe o que é SEO on-page, pode ter dúvidas sobre a diferença entre essa estratégia e o SEO off-page. Na prática, ambas as ferramentas têm o objetivo de aumentar o tráfego por meio das otimizações.

Entretanto, enquanto o SEO on-page se refere às técnicas utilizadas na própria página da web, o SEO off-page envolve os métodos aplicados fora do seu domínio online. Ou seja, o SEO off-page são as ações externas para divulgação do site, como:

  • links de outras páginas direcionando para o seu site;
  • tráfego vindo das redes sociais;
  • parcerias com outras empresas, como os artigos de convidados — os guest posts.

Por que utilizar o SEO on-page?

Após conhecer mais sobre SEO on-page, você deve compreender a importância de utilizar essa ferramenta em seu site. Se antes o marketing digital era visto como uma ação bônus na estratégia de marketing e vendas de uma empresa, hoje ele se tornou fundamental para qualquer negócio.

Independentemente do porte da organização, é necessário estar na internet. Afinal, grande parte dos consumidores utiliza a internet para comprar e realizar negócios. Entretanto, só a presença online não basta, pois a concorrência é acirrada e a maioria das empresas já possui um site, por exemplo.

Desse modo, é preciso se destacar dos concorrentes, construir autoridade no ambiente online e chamar atenção dos usuários. E uma das principais maneiras de alcançar esse objetivo é colocando sua página entre as primeiras colocadas nos resultados das pesquisas.

Sendo esse o objetivo do SEO on-page, a ferramenta se torna importante para a empresa que deseja conquistar clientes por meio do marketing digital e do tráfego orgânico. Ademais, ela ajuda a gerar autoridade e estreitar o relacionamento com o cliente ou futuro cliente.

Assim, mesmo que o consumidor não esteja pronto para fechar a compra, ele passa a tê-la como uma das primeiras opções de negócio. Logo, a tendência é que ele procure a marca quando precisar de uma solução — ou indique a empresa para alguém que precisa do produto ou serviço.

Além disso, essa também é uma maneira de fidelizar quem já é seu cliente. Afinal, ao oferecer conteúdos de valor ao seu cliente, você evita que ele acesse o site da concorrência para buscar informações ou tirar dúvidas. Como consequência, são menores as chances de o seu concorrente ser seduzido por outra empresa.

Como fazer SEO on-page?

Até aqui, você descobriu o que é e qual a importância de fazer SEO on-page em sua página na web. Então vale a pena saber como aplicar essa ferramenta em seu site. Primeiramente, uma estratégia de SEO on-page eficiente é capaz de proporcionar uma experiência de alto valor ao usuário.

Para isso, é necessário que o site apresente conteúdos de qualidade e direcionados para as palavras-chave, seja acessível e tenha dados fáceis para leitura dos algoritmos de mecanismos como o Google. Além disso, é preciso adequar o conteúdo para os mecanismos de buscas.

Como você viu, há uma série de requisitos para otimização nos mecanismos de busca. Logo, fazer SEO on-page pode ser um desafio para quem não é especialista no assunto. Por essa razão, é mais interessante procurar por profissionais capacitados para garantir que o site esteja otimizado.

Terceirizando a produção de conteúdo para empresas especializadas, como a ABContent, é possível aumentar as chances de atingir um ranqueamento satisfatório. Com isso, você amplie as possibilidades de a sua página estar nas primeiras posições dos resultados dos sites de busca.

Ao longo deste conteúdo, você entendeu o que é o SEO on-page e qual a importância dele para o seu site. Agora, você pode utilizar essas informações para otimizar a sua página na web, conquistar mais visitantes e obter bons resultados com o marketing de conteúdo!

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