Com a internet, a maneira de consumir, se comunicar e de ofertar serviços e produtos precisou se adaptar às diversas informações disponíveis. Como resultado, cada vez mais as pessoas selecionam o que desejam consumir e rejeitam aquilo que não foi solicitado.
Assim, o marketing de permissão surgiu como uma solução para empresas e clientes conviverem online, por meio de um relacionamento consentido e recíproco. Existem muitas vantagens de construir a relação baseada nesses pontos, incluindo a consolidação de um diferencial.
Ficou interessado no assunto? Neste conteúdo, mostramos o que é marketing de permissão e quais são as suas vantagens.
Acompanhe!
O que é marketing de permissão?
O marketing de permissão é um conceito desenvolvido pelo escritor americano Seth Godin em seu livro “Permission Marketing: Turning Strangers into Friends into Customers”. Essa abordagem tem como foco a obtenção da permissão dos consumidores antes de enviar mensagens promocionais para eles.
Esse é o contrário do marketing tradicional, que frequentemente envolve interrupções inesperadas. Então o marketing de permissão se baseia na ideia de que os consumidores devem dar consentimento para receber comunicações de uma empresa.
Geralmente, isso ocorre quando a pessoa demonstra interesse em uma marca, serviço ou produto. Ela pode optar por se inscrever em uma lista de e-mails, seguir nas redes sociais da companhia ou se engajar de outras formas.
A lógica, portanto, se torna diferente. Após ter conhecimento sobre determinado benefício ou oferta, o usuário fornece os seus dados pessoais caso deseje iniciar o relacionamento com a empresa. Nesse sentido, ele autoriza o recebimento de mais informações, como informativos, newsletter e outras formas de comunicação.
Quais são as vantagens do marketing de permissão?
Após entender o que é marketing de permissão, é essencial conhecer as vantagens da abordagem amigável. Um dos principais pontos positivos envolve o relacionamento construído entre a marca e o cliente, já que ele necessita de um consentimento prévio.
Além desse aspecto, veja os benefícios do marketing de permissão!
Maior engajamento
Como as mensagens são direcionadas para pessoas que expressaram interesse prévio, o conteúdo enviado é mais relevante para o público. Logo, é possível aumentar a probabilidade de os consumidores se envolverem com as mensagens e considerarem as ofertas da empresa.
Maior credibilidade da marca
Uma das consequências do marketing de permissão é a visão positiva da marca. Isso porque essa ferramenta respeita o espaço do lead, direcionando conteúdos que fazem parte do interesse daquela pessoa. Logo, a marca adquire mais respeito e credibilidade dos clientes, o que contribui para a construção de um legado positivo.
Aumento das taxas de conversão
Como as mensagens são mais relevantes para os consumidores e se baseiam em seus interesses, as taxas de conversão tendem a ser mais altas em comparação ao marketing tradicional. Afinal, o cliente deseja receber a sua mensagem promocional e há uma chance maior de concretização da venda.
Menor resistência do público
Por fim, é preciso ter em mente que mensagens não solicitadas podem enfrentar resistência por parte do público. No marketing de permissão, as mensagens são bem recebidas, já que os clientes concordaram previamente em recebê-las.
Qual é a relação entre marketing de permissão e inbound marketing?
Após conhecer as vantagens do marketing de permissão, chegou o momento de entender a relação dele com o inbound marketing. De modo geral, as duas estratégias se concentram em atrair e engajar os consumidores de maneira não intrusiva e baseada em consentimento.
Contudo, elas abordam o processo de maneira diferente. O marketing de permissão é mais focado na obtenção do aceite por parte dos consumidores antes de enviar mensagens de marketing. Seu principal objetivo é garantir que as mensagens sejam bem recebidas e relevantes, respeitando as escolhas individuais.
Dessa maneira, o marketing de permissão pode incluir newsletters, notificações push em aplicativos móveis e outras formas de comunicação para as quais os consumidores optaram.
Já o inbound marketing é uma abordagem que se concentra em atrair os consumidores de forma orgânica. Muitas vezes, isso é feito criando conteúdo relevante e útil que responde às necessidades dos clientes em potencial.
No contexto do inbound marketing, o marketing de permissão pode ser considerado uma parte relevante da estratégia. Ao atrair visitantes para o site da empresa por meio de conteúdos valiosos, a companhia pode obter permissão para se comunicar com os visitantes de modo mais direto.
Logo, as duas abordagens são essenciais para a construção de um relacionamento duradouro e para a criação de uma base de clientes engajada e fiel.
Como aplicar o marketing de permissão no relacionamento com a persona?
Para aplicar o marketing de permissão na empresa, é necessário pensar de modo estratégico e de acordo com o funil de vendas. A seguir, mostramos algumas dicas para colocá-lo em prática.
Confira!
Invista em conteúdos
Para conseguir a permissão dos consumidores para criar um relacionamento mais estreito com eles, é preciso oferecer atrativos interessantes. Nesse caso, você pode aplicar duas estratégias úteis: o marketing de conteúdo e o SEO.
A primeira consiste na divulgação de conteúdos relevantes para engajar e atrair os clientes. Já a segunda está relacionada com o conjunto de técnicas para tornar as páginas mais bem posicionadas nos motores de busca.
Logo, ao ter uma dúvida que a empresa poderá sanar, o cliente será direcionado para a sua página organicamente.
Ofereça incentivos para a inscrição
Para obter permissão da persona para se comunicar diretamente com ela, ofereça incentivos para que ela se inscreva em sua lista de e-mails, siga as redes sociais ou participe de outras formas de engajamento.
Isso pode ser feito por meio de brindes, descontos, acesso a conteúdos ricos e outras alternativas. O importante é despertar o interesse genuíno do público, fazendo com que ele queira receber as comunicações da marca.
Envie conteúdos relevantes
Após o cadastro em sua lista de e-mails, por exemplo, a pessoa terá a expectativa de receber materiais de qualidade. Então é fundamental enviar conteúdos que possam agregar valor para quem está lendo a mensagem.
Nesse caso, forneça infográficos, e-books e outros materiais que se relacionem com a sua empresa e que auxiliem na resolução das dores do seu potencial cliente. Também pode ser interessante apresentar ofertas que sejam relevantes e façam sentido para o público.
Para tanto, conte com o apoio de um time especializado e capaz de produzir conteúdos relevantes. A equipe da ABContent está preparada para apoiá-lo com a produção de boletins, e-books, fluxos de nutrição, blogposts e muitos outros formatos, entregando mais valor para o seu público.
Como mostramos, o marketing de permissão é uma estratégia relevante para a construção de um relacionamento sólido com clientes e para melhorar a credibilidade da marca. Portanto, não deixe de colocá-lo em prática para obter todas as vantagens que ele oferece para a sua companhia.
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