5 Gatilhos mentais que você pode usar na hora da prospecção

Os gatilhos mentais podem ser excelentes na prospecção de clientes. Diante da enorme concorrência, é essencial que as empresas saibam se diferenciar e utilizar estratégias de persuasão para conseguir atrair muito mais pessoas com eficácia.

Esses gatilhos podem ser definidos como pequenas decisões que nosso cérebro toma, de forma automática, para evitar que fiquemos cansados por pensar em tantas alternativas. O que muitos não sabem é que ativar os gatilhos mentais que desejamos nas pessoas pode fazê-las tomar a decisão que queremos.

Muitas marcas e profissionais utilizam-se desse princípio para conseguir prospectar clientes. Veja agora 5 gatilhos mentais que você pode aplicar na hora da prospecção!

1. Autoridade

A autoridade é um princípio bastante forte. Por exemplo, se vemos um advogado bem vestido de terno e gravata e um carro caro, logo pensamos que ele é um excelente profissional.

Esse pré-julgamento não é à toa: associamos a autoridade de uma pessoa por diversos motivos, seja um diploma, uma vestimenta ou um determinado utensílio, seja um carro, uma bolsa de marca, etc.

Seu negócio pode demonstrar autoridade pelo conteúdo de qualidade que divulga na internet. Como a grande maioria das pessoas utiliza a internet para encontrar novos serviços, marcas e, principalmente, conteúdos que resolvem seus problemas, com certeza essa é a melhor maneira de demonstrar que sua empresa entende do que fala.

Por isso, busque manter o blog da empresa sempre com conteúdos atualizados e de alta qualidade. A constância ajudará o site da sua empresa a ser mais encontrado nos mecanismos de busca e transmitirá confiança para o leitor.

No local físico do seu negócio, certifique-se sempre de atender os clientes bem vestido e colocar reconhecimentos que a empresa teve, caso houver.

Assessorias de investimento, por exemplo, podem colocar quadros na parede demonstrando a autoridade da corretora na qual está vinculada, demonstrando reconhecimentos e prêmios que pode ter recebido.

2. Prova social

O gatilho da prova social também é muito forte e sua empresa precisa apostar nele para prospectar clientes. A prova social tem a ver com a necessidade de nos certificar, antes de fechar um negócio, que outras pessoas também gostaram do produto ou serviço.

A realidade é que a maioria dos indivíduos não gosta de ser o primeiro a testar e, sempre que compramos alguma coisa, gostamos de ver o que outras pessoas que já utilizaram disseram sobre aquilo que desejamos.

Por esse motivo, todo tipo de produto e serviço coloca depoimentos de outros compradores, seja no site, televisão ou na página de vendas. Além disso, o próprio Reclame Aqui tem força principalmente por causa desse gatilho, pois precisamos de prova social de tudo.

Sendo assim, você pode colocar depoimentos de clientes atendidos no seu site oficial para provar que sua empresa é séria e recomendada por quem já conhece. Escritórios de contabilidade podem colocar uma lista de clientes atendidos no site para demonstrar que é aprovado, por exemplo.

Além de despertar o gatilho da prova social, fazer isso pode criar credibilidade e as pessoas podem passar a confiar mais na empresa.

3. Especificidade

A especificidade é um gatilho interessante e que costuma dar muito certo, principalmente pelo fato de que, quando somos extremamente específicos, passamos mais credibilidade.

Veja um exemplo. Qual dos dois títulos abaixo atrai mais atenção?

  • Como nossa empresa ajudou nossos clientes a realizarem mais vendas no decorrer do ano.
  • Como nossa empresa ajudou nossos clientes a conseguirem um aumento de 78% nas vendas no decorrer de 12 meses.

Muito provavelmente, o segundo título chamou mais a sua atenção, certo? Isso porque ele é mais específico que o primeiro, mesmo que de forma sutil.

Quanto mais específico, melhor e mais atraente para as pessoas. Por isso, tente passar a mensagem o mais detalhada possível.

Uma fintech pode conseguir prospectar mais clientes dizendo que “3.457 clientes testaram e aprovaram nossos serviços” do que simplesmente “mais de 3 mil clientes já testaram e aprovaram nossos serviços”. Consegue ver a diferença?

Utilize o gatilho da especificidade em todas as suas comunicações, seja na hora de apresentar a empresa, falar da corretora vinculada, nos artigos do blog e, principalmente, nas campanhas de e-mail marketing e em anúncios e propagandas nas redes sociais.

4.  Dor x prazer

A dor x prazer precisa muito ser explorada, principalmente pelos negócios do segmento financeiro, em especial aqueles que tratam de assuntos relacionados às finanças pessoais de pessoas físicas.

Esse gatilho tem força porque sempre buscamos o prazer e fugimos da dor. Além disso, alguns especialistas em copywriting dizem que, enquanto o prazer pode ser adiado, a dor precisa ser sanada imediatamente.

Basta vermos como agimos. Uma viagem que desejamos tanto pode ser adiada, mas se estamos com uma dor queremos que ela acabe de imediato. Empresas que lidam com temas relativos às finanças, trabalham com um nicho no qual muitas pessoas encontram problemas.

Novamente dando o exemplo de uma assessoria de investimentos, em seus anúncios ou chamadas em redes sociais, você pode tocar fortemente na dor, mostrando para as pessoas que ficar sem dinheiro é horrível e se não fizerem o dinheiro trabalhar, a pessoa não poderá conquistar seus sonhos e ter uma vida tranquila na terceira idade.

No entanto, lembre-se de conhecer muito bem sua persona para saber suas maiores dores e tocá-las, mostrando que o seu serviço ou produto é a solução para ela sanar a dor ou alcançar o prazer desejado.

5. Storytelling

O storytelling pode ser explorado pelas empresas em diversos momentos: campanhas de e-mail, artigos de blog, stories e lives nas redes sociais e até em webinars. As pessoas adoram histórias e, desde os primórdios da humanidade, aprendemos por meio delas.

Inclusive, as lendas gregas, histórias de folclore e fábulas são a prova de que costumamos lembrar mais da mensagem quando ouvimos uma história do que quando escutamos uma aula ou lemos um livro técnico.

Por isso, conte histórias sempre que puder para atrair a atenção do seu público-alvo. Criar histórias baseadas nas dores e desafios deles pode ajudar muito a sua marca.

Conclusão

Os gatilhos mentais podem ser ótimos aliados na prospecção de clientes. Há muitos outros, esses 5 foram apenas alguns. Você pode perceber que os exemplos dados foram mais direcionados para o meio digital. Tem um motivo para isso: a internet está muito mais presente no dia a dia das pessoas e quem não utiliza esse meio está fadado ao fracasso.

Exatamente por isso a sua empresa precisa garantir uma boa influência online e se diferenciar dos seus concorrentes. E o melhor jeito de conseguir isso é exatamente apostando no marketing de conteúdo, considerada a estratégia mais eficaz para atrair clientes para o seu negócio.

Por isso, conheça agora mesmo o que é essa estratégia e como ela pode alavancar sua empresa na internet:  9 motivos para você apostar no marketing de conteúdo

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: