5 passos práticos para começar a prospectar na internet

Prospectar clientes na internet deve ser visto como uma das maiores metas dos negócios hoje em dia. Isso porque quem não utiliza esse meio para atrair a atenção e se posicionar no meio digital está fadado ao fracasso e esquecimento.

A internet mudou muito a forma das pessoas de procurar produtos e serviços. Agora, os consumidores procuram na internet o que desejam antes de escolher qual marca ou empresa desejam se tornar clientes.

Confira o artigo e veja 5 passos práticos para começar a prospectar na internet de forma eficaz no médio e longo prazo!

1. Comece com um blog

O primeiro passo é o mais importante, que é construir o blog da empresa. Trata-se da ferramenta mais eficaz, pois é um espaço só seu. Mesmo se as redes sociais deixarem de existir, o blog estará lá.

Além disso, o blog é o local que você deverá utilizar para ensinar seus leitores e visitantes.  Trate-o como se fosse a porta de entrada da sua empresa ou a sua marca em si no ambiente digital.

E como o blog deve ser? Quando você for fazer o site oficial da empresa, faça também o blog, com a mesma identidade. Utilize cores que lembrem sua empresa e faça-o em uma plataforma profissional, como WordPress.

Lembre-se que o site precisa ser leve, otimizado, responsivo e, claro, ter uma aparência o mais profissional possível.

O aconselhável é pedir ajuda de um desenvolvedor de sites profissional ou contar com ferramentas e temas de qualidade para montá-lo de forma que tenha qualidade.

2. Conte com uma boa estratégia de conteúdo

Você já ouviu falar do marketing de conteúdo? Considerado por muitos especialistas como a moeda do século XXI, é a melhor estratégia para atrair clientes até um negócio.

E tem uma explicação para ser a mais eficaz: as pessoas utilizam a internet para consumir conteúdos que respondam suas dúvidas.

Logo, a maioria das vezes, elas não procuram por um produto ou serviço, mas algum conteúdo de valor que resolva suas dúvidas. É dessa maneira que passam a conhecer novas marcas e empresas.

Para ter sucesso e se diferenciar diante de tantos concorrentes na internet, é essencial entregar conteúdos diferenciados, de qualidade e que realmente ensinem os leitores. Por isso, você precisa escolher uma empresa de conteúdo que seja especializada nessa estratégia e, principalmente, no seu nicho!

A empresa precisa ser especialista no seu nicho porque há certas áreas em que contratar uma empresa ou profissional generalista pode ser perigoso, pois as chances de você receber conteúdos com erros, sem qualidade e meras cópias de outros sites são grandes.

E, assim, você não vai se destacar, principalmente porque os mecanismos de busca prezam pela originalidade.

Além disso, esse trabalho demanda tempo e muito conhecimento específico da estratégia. Por isso, sua empresa precisa contar com uma equipe qualificada para fazer esse trabalho.

3. Utilize as redes sociais

Enquanto o blog está sendo montado e você está publicando seus artigos nele, o terceiro passo consiste em utilizar as redes sociais para divulgar os artigos do seu blog e produzir conteúdos para esses meios.

Procure estar nas redes sociais mais utilizadas ou nas que o seu público geralmente está. Utilize esses meios para conversar, interagir, gerar conexão e, principalmente, ouvir o que eles dizem. Afinal, muitos expõe suas dúvidas, e você pode respondê-las para demonstrar que está disposto a ajudar.

As redes sociais farão um trabalho importantíssimo no início da estratégia de conteúdo. Como seu blog estará no início, é esse meio que levará pessoas até seu site! Por isso, invista nas melhores redes e procure montar uma boa estratégia para elas.

E que tipo de conteúdo você posta nas redes sociais? Os conteúdos de um blog são bem distintos dos que são compartilhados nas redes sociais.

Enquanto que, no primeiro, você ensina de forma mais densa e completa, por meio de artigos de qualidade, nas redes sociais você divulga conteúdos mais curtos, com boas imagens e que podem tanto ensinar quanto apenas engajar, entreter ou chamar a atenção.

4. Crie uma isca digital

Depois de um certo tempo, seu blog terá muitos artigos de qualidade. Além disso, você terá conseguido uma boa audiência nas redes sociais por causa da interação com o público. Essa pode ser a hora de você criar uma isca digital para capturar o e-mail dos visitantes do seu blog!

Isso porque você precisa transformar esses meros visitantes em leads, para poder nutri-los para que se tornem clientes.

E o que você pode fazer para chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas lhe deem seus e-mails? Simples: oferece um material rico e extenso, como um e-book.

Os livros digitais são os mais comuns, têm uma produção um pouco mais simples do que outros formatos e são muito aceitos pelas pessoas. Muitos adoram baixar esse tipo de material!

Além dos e-books, você pode oferecer checklists, planilhas, minicursos, uma vídeo aula ou até um webinar. As iscas digitais são importantes para você começar o passo 5, que pode ser considerado por muitos como uma peça essencial nas estratégias de marketing digital.

5. Aposte no email marketing

O email marketing, por mais que possa não fazer sentido em um primeiro momento em uma estratégia digital, deve ser adotada. Mesmo que depois de um certo tempo.

Você precisa capturar os emails dos seus visitantes para nutri-los com conteúdos de qualidade também por esse meio, bem como mandar notícias do seu mercado, atualizações do blog, dentre outros. Use o email para engajar e ensinar e para deixar seu mailing cada vez mais próximo do fundo do funil de vendas.

E por que o email marketing é eficiente? Porque simplesmente todo mundo tem um e-mail e tira um tempo para ler as mensagens que recebe. As taxas de conversão na hora de vender podem ser maiores nos emails do que por estratégias em redes sociais, por exemplo.

Exatamente por causa dessa eficácia que, em algum momento, sua empresa deve  apostar no email marketing. O ideal é começar o quanto antes, mas inicie somente depois de ter um blog com uma certa quantidade de artigos, uma boa isca digital e um certo público nas redes sociais.

No fim, vale lembrar que você deve sempre acompanhar e metrificar suas ações para melhora-las ainda mais. Lembre-se também que isso é um ciclo. Ou seja, os passos são contínuos e não tem um fim.

Conclusão

Prospectar na internet exigirá de você um certo investimento, mas que no final valerá muito a pena. A empresa que ainda não criou sua influência nesse meio está fadada ao fracasso, pois a internet hoje está no modo como as pessoas consomem e encontram serviços.

Por isso, utilize esse passo a passo e comece agora a crescer na internet!

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