7 dicas de marketing para fintechs

Fazer marketing para fintechs no cenário atual se tornou imprescindível, principalmente pelo aumento desse tipo de startup no mercado. Afinal, em meio a tanta concorrência, se destacar perante o consumidor pode se tornar uma tarefa difícil.

Felizmente, isso pode ser alcançado se a sua empresa adotar estratégias eficazes de marketing.

Você tem uma fintech ou pretende lançar sua startup financeira no mercado? Então acompanhe a leitura do artigo e veja 7 dicas incríveis de marketing para fintechs, que ajudarão o seu negócio a atrair clientes e ganhar visibilidade!

1. Analise bem o seu público-alvo

Como a sua empresa trabalha com a tecnologia e atende os clientes pelos meios digitais, é preciso, antes de tudo, utilizá-la para analisar a sua persona e entender a fundo o que o seu cliente ideal precisa.

Busque informações sobre sexo, idade, estado civil, profissão, o que gosta de fazer, suas maiores dores, seus maiores problemas com serviços financeiros, dentre outros dados relacionados.

Se a sua empresa ainda é nova, uma dica seria estudar as redes sociais de empresas semelhantes ou concorrentes e ver o que as pessoas comentam nelas. Essa é uma das maneiras mais fáceis de obter as informações das quais você precisa.

Conhecer bem o perfil do seu cliente lhe ajudará a criar produtos, serviços e conteúdos de valor que sejam direcionados e atraentes para eles, atingindo um público realmente interessado e qualificado .

2. Use o poder das redes sociais

As redes sociais precisam ser utilizadas não só para divulgar conteúdos, mas para engajar, conversar, entreter e criar um forte relacionamento com as pessoas. Se a sua fintech se mostra acessível e deixa claro que não está preocupada apenas em vender, mas principalmente em ajudar,  sua audiência passará a confiar muito mais no seu negócio.

Nas mídias sociais, você também precisa usar e abusar da criatividade. Para ter uma ideia do que você pode fazer, confira perfis de grandes empresas que sabem se comunicar muito bem com o público delas, como a Netflix, o Burger King e o Magazine Luiza, por exemplo.

3. Mostre como seu produto ou serviço pode ser útil

A fintech PicPay, por exemplo, utiliza o seu canal no YouTube para entregar vídeos que são criativos e entretém, mas que mostram ao público, principalmente, o que o aplicativo e a plataforma podem fazer pelas pessoas.

Demonstrar, de forma criativa, o que sua empresa tem a oferecer e como ela pode mudar a vida dos consumidores também é uma ótima ideia. Mas você não precisa de vídeos, específicamente. Você pode fazer isso por meio de diversos tipos de conteúdos, como artigos e até uma sequência de e-mails.

4. Seja diferente

Sua fintech precisa ter um diferencial, seja um serviço, um produto, um nova tecnologia ou uma forma de atendimento e comunicação diferenciada. Além disso, você precisa analisar debilidades e lacunas no mercado para poder implementar no seu modelo de negócio.

Por exemplo, a Nubank, ao aobservar que os bancos tradicionais não conseguiam prestar um atendimento diferenciado, apostou em um contato online rápido e totalmente personalizado. Isso fez com que a fintech se destacasse no mercado.

Ser diferente e surpreender seus clientes lhe ajudará a ser lembrado. E, além do mais, pode gerar o famoso boca-a-boca, o que pode ajudar você a atrair mais clientes.

5. Mantenha-se atento à concorrência

Uma forma de implementar e melhorar suas estratégias de marketing para fintechs é analisando o que sua concorrência está fazendo. Por isso, fique sempre atento ao comportamento delas em relação às pessoas nas redes sociais, por exemplo.

Verifique também como anda o desempenho do site ou do blog dos seus concorrentes e execute o que está dando certo, adaptando para o seu negócio. O que não vai bem, isto é, os pontos fracos dos seus concorrentes, você pode utilizá-los a seu favor e estudar como aplicar da forma correta.

6. Aposte na entrega de valor ao seu público

Se você olhar para as estratégias de marketing de diversas fintechs, irá perceber uma estratégia em comum devidamente implementada: o marketing de conteúdo.

Hoje em dia, diversas empresas e grandes nomes do marketing asseguram que essa é a forma mais eficaz de marketing online existente. Ou seja, entregar conteúdos de valor, que realmente agreguem e ensinem o seu público ajudará sua empresa a:

  • atrair os clientes até o seu negócio;
  • construir autoridade;
  • gerar engajamento e conexão com o público;
  • realizar vendas;
  • transformar leitores e seguidores em clientes fiéis e embaixadores da sua marca.

De forma resumida, entenda que não há estratégia de sucesso sem o marketing de conteúdo. Essa é, de fato, a melhor maneira para fazer a sua empresa ser encontrada nos mecanismos de busca.

Tenha em mente que um blog com diversos artigos de qualidade aumentam as chances do seu site ser mais visitado. Você sabia disso?

E lembre-se: quem não é visto na internet, não é lembrado. Por esse motivo, apostar na entrega de conteúdos de valor deve ser sua prioridade desde o início. Se você ainda desconhece a importância do marketing de conteúdo, confira o artigo abaixo:

7. Invista na produção de conteúdo especializada

Ao mesmo tempo em que o marketing de conteúdo é essencial para se destacar, a internet está saturada de conteúdos  superficiais, sem credibilidade, com erros e que não são originais. A concorrência é grande, tanto no meio offline quanto no online. E com conteúdos generalistas, você não vai se destacar.

Tenha em mente que você precisa investir nessa estratégia para fazer sua empresa ganhar notoriedade desde o início. Implementar estratégias que fazem sua fintech crescer não pode ser visto como uma despesa, mas sim como investimento.

E como todo investimento, é essencial ter cuidado e utilizá-lo de forma assertiva. Por isso, para buscar os melhores resultados, você precisa apostar em uma empresa de produção de conteúdo especializado, que atende do seu nicho e conhece seu público-alvo.

Profissionais e empresas que escrevem sobre diversos assuntos aleatórios não conseguem entregar um trabalho diferenciado e aprofundado. E você ainda corre o risco de receber conteúdos inúmeros problemas, principalmente para empresas do segmento financeiro, que estão inseridas em um nicho bastante complexo.

Conclusão

Neste artigo você conheceu 7 dicas de marketing para fintechs que ajudarão sua empresa a crescer e se destacar no mercado. Contudo, lembre-se que a moeda do século XXI é o marketing de conteúdo. Nessa era da informação, o conteúdo é rei e fará sua empresa ganhar credibilidade.

Mas não basta apenas entregar conteúdos! Você precisa entregar informações de valor, especializadas e com qualidade.

A ABContent é uma empresa de produção de conteúdo especializada em finanças, investimentos, negócios e empreendedorismo.

Entregamos um trabalho de qualidade e diferenciado pelo melhor custo-benefício! Entendemos seu negócio, seus obstáculos, o cliente que você precisa atingir e o seu mercado. Por isso, desenvolvemos um serviço personalizado, de acordo com suas necessidades e alinhado aos seus objetivos.

Não desperdice seus recursos com empresas generalistas! Aposte na elaboração de conteúdo especializado e de qualidade e destaque-se perante a concorrência! Entre em contato conosco e comece agora mesmo a adotar uma estratégia vencedora para se destacar no ambiente online!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: