7 Métricas de marketing digital que você precisa conhecer

Você deve saber que a presença online é essencial para uma empresa. Para verificar se a estratégia digital empregada está dando certo, você precisa analisar as métricas de marketing digital. Alias, elas são tão importantes quanto a estratégia em si.

Compreender as métricas da sua empresa envolve não só apurar se as campanhas e promoções estão adequadas, mas também avaliar diversos outros aspectos que indicam se a empresa está indo pelo caminho certo.

Mas, o que são métricas de marketing digital e porque elas são importantes? Descubra isso neste artigo e veja ainda 7 métricas para acompanhar durante sua estratégia de marketing!

O que são métricas de marketing digital?

As métricas, como o próprio nome diz, são utilizadas para medir e acompanhar o desempenho de suas campanhas e ações de marketing. Com elas, você consegue ter noção real sobre o impacto gerado com as suas estratégias de marketing digital e se está ou não tomando boas decisões.

Várias são as métricas que uma equipe de marketing pode utilizar na empresa. Acompanhar todas elas pode ser demorado, difícil e trabalhoso. Logo, o ideal é definir algumas específicas para medir.

Definindo as métricas mais importantes, fica mais simples determinar os objetivos da empresa para depois avaliar o desempenho com base nessas metas.

Por que elas são importantes?

Mensurar ajuda a melhorar a estratégia e ter uma visão melhor se estão sendo gerando os resultados desejados. Como comentado, você consegue identificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Além disso, é possível corrigir os problemas com antecedência, impedindo que prejudiquem outros fatores ou se tornem um problema maior. E tem mais: as métricas conseguem fazer a equipe ter mais clareza do que deve ser feito. Logo, o trabalho em equipe fica melhor, mais organizado e sem perdas de tempo.

Agora que você já viu a importância de ter métricas para medir o desempenho das suas campanhas, confira algumas que podem ser essenciais para o sucesso da sua estratégia de marketing!

7 métricas de marketing digital para você conhecer

Existem diversas métricas de marketing digital. Confira agora algumas das mais utilizadas:

1. Retorno Sobre o Investimento

O Retorno sobre o Investimento, ou ROI, é sem dúvidas uma das mais importantes. Por isso, considere obrigatório durante sua estratégia de marketing. O ROI ajuda a identificar o que está impulsionando as vendas na sua campanha de marketing e quais as ações que precisam ser melhoradas.

Ou seja, essa métrica tem relação com a quantidade de tráfego do seu site e blog que se convertem em clientes. Se o ROI for positivo, indica que sua estratégia está indo bem. Por outro lado, se for negativo, indica que sua estratégia precisa ser ajustada.

2. Custo por Lead

Para saber se o seu site e o conteúdo que você oferece são bons, você precisa medir o Custo por Lead, ou CPL.

Uma campanha de marketing digital de sucesso consegue ter uma boa conversão dos visitantes em leads e clientes. Se o êxito se der com o menor custo possível, melhor ainda.

Para encontrar o CPL, você precisa saber o custo total de uma campanha de marketing específica e a quantidade de leads que foram gerados por meio dela.

Essa métrica acaba ajudando a entender a lucratividade que a empresa obteve em um determinado período.

3. Custo por Aquisição de Cliente

Para encontrar o CAC, você precisa dividir o total do custo de sua campanha de marketing em um período de tempo especificado pelo número de novos clientes que sua empresa conseguiu durante esse mesmo tempo. Note que aqui valem apenas os clientes pagantes. Ou seja, aqueles que lhe deram dinheiro efetivamente.

Essa métrica dá uma ideia do quanto você está gastando para adquirir um novo cliente. Ainda, ajuda você entender se está gastando mais para adquirir clientes ou se os clientes geram receitas excedentes para sua empresa.

4. Taxa de Conversão

A conversion rate, ou CVR, é uma que você com certeza deve metrificar. Pode ajudar a entender questões como: abertura de e-mails, oportunidade de negócios, geração e qualificação de leads e o total de vendas, por exemplo.

Por esse motivo, é um indicador da efetividade das suas campanhas de marketing digital. Para descobrir a taxa de conversão, basta dividir a quantidade de conversões pelo número de acessos obtidos.

Você pode utilizá-la para saber quantos dos seus visitantes preencheram o formulário em uma landing page para tornarem-se leads.

5. Taxa de Rejeição

Também conhecida pelo nome em inglês Bounce Rate. Essa métrica ajuda a entender a performance das páginas do seu site, os e-mail abertos, dentre outros. Basicamente, a taxa de rejeição dirá os problemas que o seu conteúdo têm em relação ao layout da página, CTAs, landing pages, etc.

Você pode utilizar o Google Analytics para descobrir as páginas que têm muita rejeição. Após esse procedimento, deve reorganizá-las e otimizá-las para testar e tentar obter melhores resultados.

6. Total de Visitas

Como o nome diz, essa métrica visa identificar o número total de visitas que o seu site ou blog obteve em um determinado período de tempo. Serve para identificar a quantidade de tráfego que suas campanhas de marketing estão tendo.

Assim, analise o tráfego nas páginas mais relevantes para a sua campanha. Caso perceba que o número de visitas diminuiu em um período, o ideal é descobrir e entender os motivos para impedir que a audiência piore.

7. Fontes de tráfego

Essa métrica visa medir quais são os canais que mais estão direcionando visitas para o seu site. Você pode utilizá-la para saber quantos visitantes são atraídos por tráfego orgânico, tráfego pago, pesquisa direta, citação em sites de terceiros ou por meio das redes sociais.

Dessa forma, você consegue fazer comparações e mensurar o que mais gera visitas para o seu site.

Conclusão

São diversas as métricas de marketing digital que todo negócio pode utilizar para avaliar suas campanhas de marketing e entender como as estratégias aplicadas têm se saído na prática.

As 7 explicadas aqui são bastante utilizadas, sendo que algumas delas é praticamente obrigatória a sua observação, como o ROI. Analise seu negócio e escolha as métricas mais importantes e fique de olho para identificar se a sua estratégia está dando resultados!

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