8 passos simples para ter uma boa estrutura online

Ter uma estrutura online eficiente é o que fará sua empresa conquistar mais clientes e aumentar o lucro. E, apesar de não ser algo simples, é importante pensar e montar uma estratégia online que seja eficiente e traga resultados. Caso contrário, apenas perderá tempo, dinheiro e não obterá o retorno desejado.

Uma estrutura pode levar algum tempo para começar a ter seus efeitos, mas valerá muito a pena no final. Além de aumentar a visibilidade da companhia no meio digital, atrairá mais pessoas, poderá aumentar as vendas e fará seu negócio ser visto como uma autoridade no seu nicho.

Continue a leitura do artigo e veja como montar uma estrutura online eficiente em apenas 8 passos simples!

1. Comece por um site

Todo empreendimento precisa ter um site oficial. Além de passar seriedade e profissionalismo, ele é seu e você poderá deixá-lo ativo até quando desejar.

Na prática, vemos muitas companhias que apenas possuem uma página no Facebook, o que não é o bastante e é altamente arriscado.

Tenha em mente que sua página nessa rede não é sua. Ela é do Facebook! Se essa empresa decidir realizar mudanças no algoritmo, poderá perder tudo. Inclusive, o próprio Facebook pode excluir sua página, caso decida.

Esses riscos não ocorrem quando se tem um site oficial. Portanto, certifique-se de ter uma página web de qualidade, que transmita profissionalismo e tenha todas as informações de contato da firma.

2. Faça registro no Google Meu Negócio

Essa segunda etapa é para os que possuem uma estrutura física. Para melhorar o SEO local e seu estabelecimento ser facilmente encontrado, certifique-se de registrá-lo no Google My Business.

3. Monte um blog

O blog é, sem dúvidas, uma ferramenta obrigatória em uma estrutura online. Considere-o como um espelho no qual a empresa se mostra para os internautas.

Trata-se do meio no qual você levará conteúdo para ensinar seus leitores. Logo, é essencial tratá-lo como uma das prioridades da estrutura online do seu empreendimento.

Um negócio que tem um blog tem maiores chances de ser encontrado na internet. Além de ajudar o site a ter mais visitantes, pode ser um canal de engajamento e construção de relacionamento com os clientes.

Isso porque, quando o conteúdo é bom, os usuários passam a confiar na sua marca e utilizar seu blog como fonte de consulta.

Não esqueça que a maioria das pesquisas feitas na internet tem a ver com dúvidas que os indivíduos possuem. Assim, quando utilizarem os mecanismos de busca para procurar algo relacionado ao seu nicho, é melhor que encontrem o seu artigo em vez do conteúdo do seu concorrente, certo?

Se ainda não possui um blog, confira abaixo alguns motivos para montar um agora mesmo:

4. Tenha presença nas redes sociais

A presença nas redes sociais é outra parte fundamental na sua estrutura online. Seus clientes estão presentes nelas e seus concorrentes também.

As mídias sociais devem ser utilizadas para engajar e levar conteúdos visuais e menores para educar seus seguidores e outros usuários. Também podem ser usadas para levá-los ao seu blog e site.

Não é necessário ter presença em todas as redes sociais do momento, mas certifique-se de utilizar as que sua persona utiliza.

Entretanto, é aconselhável ter pelo menos uma página no Facebook, que é a rede mais utilizada e um perfil no Instagram, que é a que mais cresce. Além disso, essa segunda rede costuma ter um engajamento muito maior se comparada com a primeira.

Outra que pode ser interessante é o YouTube, porque a procura por conteúdos em vídeos aumentou.

Fazer vídeos pode ajudar sua empresa alcançar um público maior, melhorando a visibilidade dela. Entretanto, pode ser mais difícil de criá-los, já que exige uma certa estrutura e equipamentos para gravação.

Use as redes sociais para engajar, entreter e conversar com seus seguidores! Seja ativo e demonstre que está presente para ajudá-los.

5. Aposte em outros meios de contato

Pense em outras formas facilitadas para seu público entrar em contato. Ou seja, além de contar com o formulário de contato no site, telefone e e-mail, pense também em implementar outras formas mais facilitadas ainda.

Muitas corporações utilizam o WhatsApp ou algum chatbot para atender clientes de forma mais rápida e prática. Pense nisso também.

6. Faça uma isca digital

Mesmo que seu negócio não venda produtos e apenas preste serviços, é aconselhável apostar em uma isca digital para conseguir o contato dos visitantes do seu blog. Essa isca pode ser um livro digital, planilha, minicurso, aula gratuita, dentre muitas outras coisas.

O mais comum é oferecer um e-book gratuito em troca do e-mail do usuário. As pessoas, no geral, gostam de fazer download desses materiais ricos. Além de entregar algo de muito valor e poder encantar seu leitor, terá o contato dele para poder utilizar a estratégia do tópico seguinte.

Certifique-se de divulgar a isca nas redes sociais para que mais usuários a vejam e façam o download.

7. Invista no e-mail marketing

O e-mail marketing é considerado por alguns como o meio mais eficaz para realizar vendas. Quando o visitante deixa o email dele no seu blog para baixar um e-book ou outro material gratuito, ele se torna um lead.

Cabe a você fazer a nutrição desses leads para fazê-los caminhar no seu funil de vendas. Utilize o e-mail como outro canal para ensinar, passar conteúdos, avisá-los de artigos novos no seu blog e fazer vendas.

Apostar nesse meio pode não ser necessário em um primeiro momento. No entanto, saiba que será essencial conforme seu blog for ganhando visitantes.

8. Use o tráfego pago

Trabalhar o seu tráfego orgânico é primordial desde o início, pois é o que lhe dará resultados no longo prazo.  Entretanto, esses resultados são demorados e pode ser que fique meses com a impressão de que não saiu do lugar.

Para não ficar sem ter o mínimo de resultados, apostar no tráfego pago pode ser interessante para impulsionar alguma publicação do blog ou para levar mais pessoas para sua lista de e-mail.

Caso deseje fazer anúncio dos seus produtos ou serviços, os ads serão fundamentais em todos os momentos.

Embora o tráfego pago seja interessante e pode ser usado sempre, principalmente no início para impulsionar sua estratégia orgânica, ele jamais pode substituir sua estratégia de tráfego orgânico! Lembre-se disso!

Ter uma estrutura online eficiente é o que fará sua empresa conseguir mais clientes na internet, além de fazê-la ter uma grande visibilidade e conquistar a confiança dos consumidores. Portanto, siga os passos do artigo e monte uma estrutura vencedora na internet!

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