Como analisar as palavras-chave dos seus concorrentes?

Analisar as palavras-chave dos seus concorrentes pode ser uma excelente alternativa para aprimorar suas estratégias e ficar melhor posicionado nos mecanismos de busca. Da mesma forma que você estuda o que a concorrência faz no mercado, na internet não pode ser diferente.

E esse fato não pode ser ignorado: há grandes chances de alguns dos seus concorrentes estarem muito bem posicionados na internet. Para conseguir competir, você deve apostar em conteúdos de muita qualidade e descobrir quais palavras-chave eles ranqueiam bem.

Continue a leitura do artigo e descubra como você pode analisar as palavras-chave da concorrência e utilizá-las a seu favor para fazer conteúdos extraordinários!

Por que analisar as palavras-chave dos concorrentes é importante?

A internet é algo que faz parte da vida e do cotidiano das pessoas. A influência da tecnologia mudou até a forma como procuramos por marcas e serviços.

Agora, não esperamos passar uma propaganda para conhecer novas empresas e adquirir novos produtos. Utilizamos a internet para pesquisar soluções para nossas dúvidas. Somente depois que identificamos uma necessidade partimos para a escolha de um produto ou serviço que a satisfaça.

Muitas empresas já sabem disso e utilizam a internet para entregar bons conteúdos e serem lembradas pelos usuários. Dentre elas, com certeza há companhias concorrentes, que sejam do mesmo nicho que a sua.

Quanto mais bem posicionado nos mecanismos de busca, maiores as chances de concretizar vendas. Por essa razão, você precisa descobrir quais as palavras-chave que os seus concorrentes utilizam para poder competir na SERP.

Dessa forma, você pode se organizar para publicar conteúdos mais elaborados para essas mesmas palavras-chave e, assim, conseguir um melhor posicionamento.

Como analisar as palavras-chave dos seus concorrentes na prática?

Você pode fazer esse trabalho manualmente, analisando as palavras-chave utilizadas e digitando-as na barra de pesquisas dos mecanismos de busca para conferir como está o ranqueamento dos artigos deles.

Uma maneira muito simples que pode ajudar você a identificar as palavras-chave que seus concorrentes empregaram é analisando o título ou a url dos artigos, pois o termo principal sempre está contido nessas duas partes de um artigo.

Mas se quiser poupar o trabalho todo de verificar artigo por artigo, no intuito de descobrir a palavra-chave utilizada olhando o título e a url, há ferramentas que podem lhe ajudar! Confira abaixo algumas das principais que você pode aplicar nessa tarefa!

1. Google Alerts

O Google Alerts é uma das ferramentas mais simples. Basicamente, ele envia relatórios para o seu e-mail. Pode ser utilizado por quem deseja saber todas as vezes que os concorrentes foram citados na internet, seja em um link ou na parte de algum artigo.

Além dessa função, o programa ajuda a monitorar as palavras-chave que eles se valem nos artigos. Se a concorrência utilizar algum termo que seja relevante para a sua estratégia, você pode registrá-lo nesse programa que ele detalhará a utilização do termo em tempo real.

A ferramenta é gratuita e simples de utilizar. Você precisa configurá-la para receber alertas na frequência em que desejar, podendo ser até mesmo diariamente.

Outra função do Google Alerts é monitorar quando sua empresa é citada, principalmente em reclamações, o que pode ajudar a resolver rapidamente problemas desse tipo.

2. Mention

A Mention pode ser utilizada para analisar o blog e as redes sociais das outras empresas. Seu funcionamento, de forma geral, é bem simples: você procura por uma palavra-chave ou pelo nome da empresa. A ferramenta mostra tudo o que está sendo comentado a respeito do termo pesquisado.

Dessa forma, você consegue ver quantas vezes o termo foi mencionado, inclusive por empresas do mesmo segmento.

O uso da Mention é simples e parecido com o Google Alerts. A diferença está no fato de que com a Mention, você consegue ver as palavras-chave utilizadas também nas redes sociais. A ferramenta é gratuita.

3. Google Keyword Planner

A ferramenta de palavras-chave do Google também é gratuita. O Keyword planner é bastante completo e muito utilizado para a escolha das palavras-chaves do seu próprio negócio.

Por isso, ela não pode faltar nunca quando uma estratégia de marketing de conteúdo está sendo executada. Mas além de ser benéfica para o seu próprio negócio, você pode aproveitá-la para obter informações interessantes sobre os seus concorrentes.

Com o keyword planner, é possível descobrir as palavras-chave que os demais competidores do seu ramo utilizam, inserindo as respectivas urls na plataforma. Dessa forma, você consegue acessar diversos dados referentes aos termos que mais geram tráfego e visitas para os websites deles.

Essa estratégia pode ser útil na busca por palavras-chave de cauda longa para desenvolver bons conteúdos.

4. SEM Rush

O SEM Rush é uma das melhores ferramentas de SEO que existe no mercado. Muito completa, está entre as mais utilizadas porque dispõe de funcionalidades que permitem obter informações relevantes para toda a estratégia de marketing digital.

Por meio do seu mecanismo, você consegue pesquisar palavras-chave para obter um relatório muito completo sobre o volume de buscas e o tráfego que elas geralmente recebem.

O SEM Rush permite que você digite a URL do site dos seus concorrentes para obter dados sobre as principais palavras-chave que eles inseriram para conseguir o desempenho esperado na SERP.

Você pode usá-la também para ver o ranqueamento dos artigos dos seus concorrente referente às palavras-chave específicas. Por esses fatores, acaba sendo muito útil para quem quer manter uma estratégia competitiva.

Excelente para quem quer monitorar a concorrência no meio digital. A ferramenta tem algumas funcionalidades gratuitas. Para liberar todas as utilidades, é preciso aderir à versão paga, que pode chegar a 100 dólares por mês.

5. Buzzsumo

Essa ferramenta é adequada para acompanhar o conteúdo dos seus concorrentes. O Buzzsumo permite, por exemplo, descobrir qual publicação gerou mais compartilhamentos ou comentários em uma determinada rede social.

Logo, é possível aproveitar-se da ferramenta para descobrir quais as palavras-chave dos seus concorrentes que tiveram um melhor resultado.

O Buzzsumo fornece uma análise completa e entrega relatórios sobre o que você pesquisou. Escolha muito bem os concorrentes para que a ferramenta faça um trabalho de comparação dos conteúdos de cada um. Dessa maneira, você poderá pensar em estratégias para sair na frente deles.

Conclusão

Saber analisar as palavras-chave dos seus concorrentes poderá lhe ajudar a planejar uma estratégia competitiva com o intuito de ficar melhor posicionado, chamar a atenção dos usuários e conseguir cada vez mais clientes.

Esse trabalho pode ser difícil e demorado. Portanto, não exite em contar com a ajuda profissional de uma empresa de produção de conteúdo e que seja especialista no seu nicho!

Lembre-se que somente quem entende do seu negócio conseguirá definir as melhores palavras-chave para a sua estratégia e saberá desvendar as estratégias que seus concorrentes utilizam, para ir além e tentar obter o melhor resultado para o seu conteúdo.

E você, ainda tem dúvidas da eficácia do marketing de conteúdo? Confira agora mesmo 9 motivos para você apostar nessa estratégia e comece já a planejar a sua!

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