Hoje em dia, existem diversas possibilidades para fazer um marketing digital eficiente, as quais geram tráfego, captam leads e conquistam clientes. Uma delas é a criação de um blog. Mas você sabe como gerar tráfego orgânico em um blog? Como fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso a seu conteúdo, e que ele seja atrativo e estratégico?

Uma das formas de gerar tráfego orgânico em um blog ou site é por meio do Pinterest. Essa rede social vem se expandindo gradativamente, e tem se constituído em uma ferramenta útil para aumentar as visitas nos blogs. Assim, o Pinterest pode lhe ajudar a elevar o tráfego orgânico do seu site.

Quer saber como gerar mais tráfego no seu blog com o Pinterest? Continue lendo e descubra os tipos de tráfego para blogs, bem como dicas infalíveis para atrair seu público-alvo. O Pinterest e o blog, juntos, são extremamente poderosos.

Boa leitura!

O que é Pinterest?

Desenvolvido em 2009, como uma versão beta fechada, o Pinterest conta hoje em dia com mais de 200 milhões de membros ativos, e é afiliado ao Facebook e ao Twitter. Seu visual destaca-se pela usabilidade e praticidade.

O Pinterest atua como uma ferramenta de busca, semelhante ao Google. Pode ser considerada uma rede social, já que permite compartilhamento, troca de mensagens, likes e outras ações.

Funciona através da postagem de fotos, gerando quadros de imagens. Você pode compartilhar suas fotos e recompartilhar as de outros membros, organizando-as em quadros (boards) ou coleções. Além disso, pode comentar imagens de outros usuários e inseri-las no seu board, entre outras possibilidades.

O compartilhamento de posts no Pinterest ocorre por meio de pins, que são imagens que expressam inspirações, ideias e até artigos. Um pin pode se associar a um link de site ou blog e apresenta:

  • título;
  • imagem;
  • descrição;

Assim, quando um usuário buscar uma palavra relacionada ao seu pin, poderá curti-la ou salvá-la (repin), replicando-a para um público mais amplo.

Agora que você tem uma ideia do que é Pinterest e de sua relevância no mundo online, confira algumas práticas para aumentar o tráfego orgânico do seu blog utilizando esta rede social. Lembrando que o blog é uma das mais eficientes ferramentas de marketing digital.

Como gerar tráfego orgânico para seu blog com o Pinterest?

Você poderá gerar mais tráfego orgânico para seu blog através da postagem e repostagem de bons conteúdos no Pinterest.

Mas, antes de você descobrir como fazer isso, é importante entender um pouco sobre o algoritmo do Pinterest

O Pinterest – como os sites de busca e as redes sociais – tem um algoritmo. Ele conta com um mecanismo de busca chamado Smart Feed, o qual delimita o que cada usuário verá em seu feed. A plataforma seleciona os repins dos usuários que você segue e pins que estão relacionados ou podem interessá-lo.

O algoritmo leva em conta a qualidade: do domínio (conta empresarial e verificada tem preferência), do pin (popularidade), do pinador (postar pins frequentemente e que atraiam e agradem  público), além da relevância dos pins, o que pode ser melhorado otimizando pins com SEO.

Pronto! Agora, descubra de fato como aumentar o tráfego orgânico do seu blog com o Pinterest!

Faça uma conta corporativa

É melhor ter uma conta corporativa que pessoal, o que é imprescindível se o seu Pinterest for utilizado para negócios: elas são mais eficientes em termos de marketing, apresentando recursos como Pinterest Analytics para você verificar métricas (visualizações, conteúdos mais acessados, etc.).

Se você já tem uma conta pessoal, transfira-a para conta corporativa após fazer login.

Reivindique seu blog

Com a conta corporativa, reivindique seu blog, de maneira que todos os pins do seu blog mostrarão sua foto de perfil. Além disso, você poderá ver o que as pessoas salvam do seu blog.

Para reivindicar seu blog ou site, você pode utilizar uma Metatag ou carregar um arquivo HTML, sendo que a primeira alternativa é a mais simples.

Pesquise seu público-alvo

Avalie qual público você pretende atrair para seu blog. Para isso, otimize o SEO do perfil conforme os usuários que você deseja alcançar.

Para melhorar ainda mais a sua estratégia, crie uma persona: um cliente ideal fictício, com nome, idade, profissão e outros dados que o ajude a entender o que seu público deseja, como se comporta, o que pensa e procura. Assim, você conseguirá atrair mais tráfego orgânico, pois seus conteúdos serão direcionados para este cliente ideal.

Rich Pins

Rich pins são Pins Avançados, disponíveis para contas corporativas. Neles, você pode inserir título, autor e descrição das suas postagens no blog. Resultado? Mais engajamento.

No entanto, você precisa configurar os Rich Pins. Se o seu blog foi feito em WordPress, utilize o plugin Yoast SEO para isso.

Deixe suas pastas organizadas

Criar pastas específicas é importante para aumentar o tráfego orgânico. Um bom número para pastas é mais ou menos 15, aumentando-as conforme for necessário.

Tente ser o mais específico possível: se o seu blog é sobre exercícios físicos, divida as pastas em “Para abdômem”, “Para barriga”, “Para coxas”, “Dicas para exercícios físicos ao ar livre”, “Dicas sobre alimentação saudável” e assim por diante.

A primeira pasta, por exemplo, pode apresentar somente o conteúdo do seu blog.

Imagens pináveis

Você quer aumentar o tráfego orgânico do seu blog com os pins do Pinterest, certo? Portanto, crie imagens pináveis e atrativas. Elas precisam ser bem visualizadas em smartphones, pois quase todos os usuários utilizam o Pinterest em dispositivos móveis.

Algumas dicas para suas imagens pináveis aumentarem o tráfego orgânico do seu blog e do seu próprio perfil no Pinterest:

  • poste imagens verticais, de mais ou menos 800 x 1.200 pixels;
  • coloque palavras-chaves no título do arquivo;
  • faça uma descrição atrativa, com palavras-chave e chamada para ação;
  • utilize textos que facilitem a leitura, com letras grandes.

Frequência dos pins

Aí está outro segredo para aumentar o tráfego orgânico do seu blog por meio do Pinterest: a frequência com que você “pina”. Seja ativo, comece com 10 pins diários.

Porém, saiba que não adianta ser qualquer pin: ele precisa ser de qualidade. Sendo assim, prefira menos pins que sejam atrativos e relevantes, a mais pins com pouca informação interessante ou útil.

Lembre-se de que você não necessita pinar somente o conteúdo que foi postado em seu blog, mas pode repinar conteúdos de outros usuários que estejam no seu Smart Feed do Pinterest.

E então, o que achou deste artigo com dicas sobre como aumentar o tráfego orgânico do seu blog com o Pinterest? Explore essa rede social e descubra todos os recursos disponíveis.

Quer alavancar ainda mais o seu negócio? Então aproveite e leia o artigo: Tráfego orgânico: o que é e como aumentá-lo?