Como fazer podcast no Spotify? Tudo o que você precisa saber!

O modo como as pessoas consomem conteúdo está constantemente mudando. Dessa maneira, saber como fazer podcast no Spotify é uma forma de manter sua empresa atualizada e competitiva na produção de bons materiais para a audiência.

Isso acontece porque o Spotify é um dos canais mais comuns para o consumo de conteúdos de áudio. Desse modo, ao estar presente nesse streaming, você terá acesso a um novo meio para alcançar seu público-alvo.

Mas você sabe como usufruir dessa ferramenta para divulgar seus conteúdos? Acompanhe a leitura deste artigo para entender como funcionam os podcasts, as vantagens de investir nesse estilo de produção e como colocar seus materiais no Spotify.

Veja!

O que é um podcast?

Para entender o que são os podcasts, é possível compará-los aos tradicionais programas de rádios, visto que ambos compartilham conteúdos de áudio. Contudo, os podcasts se destacam por ficarem disponíveis para a audiência ouvir quando quiser.

Ou seja, uma pessoa não precisa, necessariamente, acompanhar a transmissão do conteúdo ao vivo. Em vez disso, basta acessar plataformas como o Spotify para escutar o material em outro momento do seu dia.

Ademais, os podcasts se caracterizam por serem uma espécie de conversa entre os participantes. Desse modo, mesmo que existam entrevistados, há uma liberdade maior para o diálogo e aprofundamento acerca de um tema.

Assim, muitas pessoas usam os podcasts como um mecanismo de aprendizagem, devido ao seu tom leve e informativo. Portanto, essas produções de áudio podem ser úteis em estratégias de marketing da sua empresa.

Por que é interessante criar um podcast?

Como você viu, os podcasts fazem parte dos novos hábitos de consumir conteúdo online. Dessa maneira, vale a pena conhecer os motivos pelos quais investir na produção deles pode ser vantajoso para sua estratégia de marketing.

Confira!

Elaborar novos conteúdos

Investir na criação de conteúdo é uma das melhores maneiras de atrair novos leads para o seu funil de conversão. Com os podcasts, sua marca tem acesso a uma solução diferente para desenvolver materiais ricos que servirão na estratégia digital.

Ainda, o formato dos podcasts é diferente daqueles conteúdos que sua empresa produz para blogs ou vídeos no YouTube, por exemplo. Logo, elas permitem que você apresente o tema com uma nova abordagem — e isso pode ser efetivo para o engajamento da sua audiência.

Gerar autoridade

A produção de conteúdo digital é uma ferramenta importante para transformar sua empresa em uma referência no seu nicho de atuação. Isso ocorre porque criar e divulgar materiais ricos permite que ela se destaque em meio à concorrência e chame a atenção do público-alvo.

Então os podcasts podem ser uma forma de conseguir gerar autoridade. Afinal, eles possibilitam que os participantes do diálogo se aprofundem em uma temática mantendo uma linguagem leve e interativa — ao mesmo tempo que fortalecem a sua marca.

Melhorar o relacionamento com o cliente

Executar estratégias focadas na fidelização dos clientes ajuda a reduzir custos operacionais da empresa. O motivo para isso é que fidelizar seus consumidores exige menos custos do que atrair e converter leads.

Dessa forma, a criação de podcasts pode ser interessante para melhorar o relacionamento com sua base e aumentar as chances de fidelizar esse público. Logo, você pode usar esses conteúdos como um canal para entregar conteúdo de qualidade e dialogar com os clientes.

O que é necessário para criar um podcast?

Até aqui, você aprendeu o que são os podcasts e os motivos para investir na produção deles. Para aprofundar seu entendimento sobre o assunto, também é relevante compreender o que é preciso para criar um podcast.

Saiba mais!

Definir um nicho

Assim como as demais áreas da sua produção de conteúdo online, a criação de um podcast demanda planejamento. Portanto, mesmo que os diálogos nesse canal sejam mais informais, é preciso que exista uma estratégia por trás.

Então o primeiro passo para criar o podcast inclui definir o nicho para o qual ele será direcionado. Esse entendimento facilita a escolha dos temas que serão abordados durante a gravação dos programas e ajuda na determinação do público-alvo.

Ainda, vale lembrar que sua empresa pode usar os podcasts como uma extensão na atual estratégia de marketing de conteúdo. Ou seja, é interessante que o conteúdo dos programas de áudio converse com artigos do blog e os vídeos produzidos nos outros canais do negócio, por exemplo.

Estabelecer um cronograma

Após definir o nicho, o segundo ponto para considerar durante a criação do podcast é o estabelecimento de um cronograma. Isto é, é necessário definir a frequência na qual os novos conteúdos serão adicionados às plataformas como o Spotify.

Apesar de a audiência poder consumir o conteúdo a qualquer momento, esse calendário serve para o público poder se organizar e acompanhar os programas regularmente. Além disso, o calendário facilita o planejamento de produção dos episódios.

Criar o conteúdo

Por fim, é benéfico investir na criação de conteúdos para seus podcasts. Mesmo que os programas sejam conversas mais livres e permitam a abordagem de diversos tópicos, os conteúdos servirão como roteiros para guiar o bate-papo e mantê-lo relevante para o tema.

Nesse sentido, é importante lembrar que os podcasts são cada vez mais comuns nas estratégias de marketing de conteúdo. Então os materiais de qualidade e valiosos para a audiência terão mais chances de ganhar destaque.

Desse modo, vale a pena investir em um bom nível de conteúdo para gerar valor para seu público com o podcast. Como consequência, sua empresa poderá usufruir melhor das vantagens de explorar esse canal.

Como fazer podcast no Spotify?

Agora que você conheceu as principais características dos podcasts, é preciso saber como divulgar suas produções no Spotify. Para isso, você pode usar os agregadores de conteúdos parceiros da plataforma em que colocará suas gravações.

Uma das opções do mercado é o Anchor, que pertence ao Spotify. Por meio desse agregador, você hospedará o podcast na biblioteca e ele fará a distribuição automática. Ademais, por meio do feed RSS ele poderá ficar disponível em outras plataformas, como o Google Podcasts.

Como você viu, saber como fazer um podcast no Spotify pode ser vantajoso para sua estratégia de marketing. Agora que você conhece esse canal para disponibilizar conteúdos, é possível planejar as melhores maneiras de explorar as oportunidades que ele proporciona.

Quer ter conteúdos de qualidade e gerar autoridade para sua empresa no mercado digital? Conte com o apoio da ABContent para sua estratégia!

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