Como vender serviços de consultoria: 6 melhores dicas

Conforme a tecnologia evolui, é possível perceber que antigos serviços que só eram realizados in loco estão se tornando executáveis via web. Um exemplo são os serviços de consultoria empresarial.

Há alguns anos, consultores não tinham outra alternativa a não ser divulgar seus serviços diretamente para as empresas, realizando um approach de vendas mais agressivo e sem muita estratégia prévia, com foco no conhecimento e no despertar da necessidade do cliente.

Hoje em dia, com o avanço das metodologias de marketing digital e o foco na construção de conteúdos informativos, os consultores estão ganhando novas alternativas para a prospecção de clientes e aproximação com interessados nos serviços.

No post de hoje, saiba como vender serviços de consultoria pela internet. Descubra as 6 melhores dicas para conseguir clientes para sua consultoria utilizando todo o poder e abrangência da web!

Dica nº1: Encontre onde seu público-alvo está presente na internet

Se você tem dúvidas sobre como vender seus serviços online ou como conseguir clientes para sua consultoria utilizando a internet, saiba que o primeiro passo é a caça do público-alvo.

A internet é um lugar amplo, contudo, capaz de gerar grandes segmentações de público. Existem fóruns, sites para discussão, grupos de Facebook e muitos outras “páginas de nicho” onde é possível encontrar pessoas com o mesmo tipo de interesse, profissão e/ou necessidade.

Como consultor, você já sabe para quem seu produto é destinado, certo? Sendo assim, seu principal desafio não é definir o público-alvo, mas sim encontrá-lo.

Com um pouco de pesquisa e análise é possível encontrar os melhores locais para captar a atenção do público e divulgar sua consultoria.

Dica nº2: Aposte no marketing de conteúdo para ampliar o conhecimento das pessoas sobre seu negócio

A metodologia do marketing de conteúdo prioriza um discurso informativo. Sai de cena o antigo discurso puramente comercial e entra em campo uma nova forma de divulgar seus serviços.

Com base em conteúdos informativos, você será capaz de divulgar sua consultoria online de uma forma bem mais consistente, ou seja, demonstrando conhecimento, gerando autoridade perante o público-alvo e criando estratégias de aproximação com base em conhecimentos.

Ao alinhar a distribuição de conteúdos com a metodologia comercial do funil de vendas, você terá mais controle sobre as etapas da jornada de consumo. Com isso, será possível distribuir conhecimentos alinhados ao momento do interesse das pessoas sobre os serviços da sua consultoria.

Recomenda-se que a consultoria invista na criação de conteúdos como:

  1. Blog posts;
  2. E-books;
  3. Infográficos;
  4. Boletins informativos;
  5. Posts em redes sociais.

Dica nº3: Desenvolva bons conteúdos

O content marketing é uma boa aposta para conseguir clientes para sua consultoria, porém, a metodologia só vai funcionar se o conteúdo oferecido for de qualidade.

Muitas empresas apostam na criação de conteúdos para seus clientes e interessados, mas pecam na execução. O ideal é que todos os produtos de marketing tenham:

  1. Um tema relevante e condizente com as dores/necessidades/desejos dos clientes;
  2. Uma linguagem adequada ao público-alvo;
  3. Uma construção otimizada, utilizando de links e CTAs para conduzir as pessoas pelos diversos conteúdos;
  4. Um discurso alinhado com a etapa do funil de vendas

Marketing de conteúdo não se resume a criar textos para blogs, newsletters ou e-books. Tudo precisa de uma amarra estratégica e um processo de divulgação bem estruturado.

Se não houver cuidados com a qualidade das informações e com as estratégias de divulgação, o tiro pode sair pela culatra, ou seja, as informações criadas para atrair e gerar autoridade vão, na verdade, espantar as pessoas.

Dica nº4: Aposte no e-mail!

O público de uma consultoria é montado por profissionais em busca de aprimoramento ou para empresas que pretendem desenvolver processos com mais valor, correto?

E qual é o canal de comunicação mais utilizado no universo corporativo? Isso mesmo, o e-mail! Erra quem pensa que o uso de e-mail para divulgação é algo infrutífero.

O e-mail pode ter passado por um momento de crise em meados dos anos 2000 devido ao aumento exorbitante de SPAMs, porém, ele ainda é bastante funcional para vender sua consultoria online.

Para obter sucesso, será necessário ter em mente que o e-mail é, de fato, uma comunicação sensível e que requer muita estratégia. Mas essa sensibilidade pode ser “quebrada” com a construção de boas mensagens via e-mail.

E-mails com foco no estabelecimento de fluxos de nutrição de leads e newsletter bem estruturadas são capazes de gerar autoridade para sua empresa.

Mais do que autoridade, os e-mails servirão para atrair a atenção do seu público e estimular as pessoas a entrar em contato com sua consultoria e descobrir mais sobre os serviços.

Dica nº5: Tenha um bom site para vender sua consultoria

Um site é a central digital de informações sobre a sua consultoria e sobre os serviços prestados. Tudo que sua empresa faz precisa estar bem descrito no site.

Abrir mão de criar um site em tempos de alta conectividade é ir na contramão das lógicas de divulgação mais utilizadas nesta segunda década do século 21.

A internet é fundamental para obter resultados e, sem um site próprio, sua consultoria perde visibilidade e abdica de desenvolver ações de marketing que se estruturam na presença de um endereço eletrônico.

Dica nº5: SEO é fundamental para quem quer se posicionar online

Se você se pergunta como vender serviços de consultoria, saiba que o tráfego orgânico é uma ótima forma de conseguir clientes. O tráfego orgânico é composto pelas pessoas que entraram em seu site sem nenhum esforço publicitário, ou seja, eles encontraram seu site.

E quando falamos em “encontrar um site”, estamos falando do uso dos sistemas de pesquisa da internet, como o Google, Bing e Yahoo Search.

A ordem de listagem das páginas nesses sistemas é feita com base nas regras de SEO e na qualidade do site.

E o SEO é o conjunto de boas práticas para construção de textos e páginas do seu site, fazendo com que os conteúdos presentes ali sejam escaneáveis, ou seja, lidos pelo algoritmo do sistema de busca.

A lógica é mais ou menos igual a um código de barras. Quando o seu site adota as regras de SEO, a leitura da página se torna mais fácil, e o sistema de busca identifica que aquela página tem qualidade suficiente para aparecer entre os primeiros resultados.

Estar na primeira página do Google é algo muito importante para captar tráfego orgânico, e isso só será possível ao prestar atenção nas exigências de SEO.

Dica nº6: Deixe todas essas tarefas nas mãos de profissionais e foque no seu core business

Como consultor empresarial, seu foco não deve ser nas estratégias para divulgar seus serviços, mas sim na captação de conhecimento para desenvolver seu trabalho.

O tempo é um fator limitante para todos nós, por isso, nossa recomendação é: deixe todos os esforços de divulgação nas mãos de quem tem expertise de mercado.

Construir páginas com um SEO otimizado, redigir conteúdos de qualidade e montar newsletter assertivas são algumas das tarefas que irão exigir conhecimento. E um bocado de tempo. Será algo que você terá que encaixar no meio das suas outras demandas profissionais.

Um time especializado em conteúdos digitais, como a equipe da AB Content, tira de letra a criação de bons conteúdos e todas as outras demandas necessárias para potencializar as vendas online da sua consultoria.

Quer saber mais sobre como nossos serviços impactam nos resultados de venda de uma consultoria online? Então, bata um papo com nosso time de atendimento e descubra as vantagens de contar com profissionais na criação das suas estratégias de marketing!

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