Descubra por que e quando é o momento certo para investir em marketing digital

Você já percebeu como a realidade empresarial sofre alterações com os avanços da tecnologia? Basta analisar a história para perceber quantas vezes as inovações tecnológicas impactaram a realidade, desde a internet até os avançados robôs capazes de realizar cirurgias e montar carros em poucos minutos.

Mas não é só a indústria e a tecnologia da informação que ganharam grandes aliados em seus processos. A publicidade, a comunicação e o marketing também. O avanço e democratização da web fez com que as atenções das empresas se voltassem para os meios digitais como um espaço ideal para realizar a divulgação de seus produtos e serviços.

O marketing digital surgiu, ganhou espaço, deu resultados e se concretizou como uma das estratégias mais aplicadas pelas instituições de todo o mundo para captar e reter clientes.

Mas, mesmo com toda a popularização, ainda há quem fique em dúvida sobre o momento ideal e as razões para investir em marketing digital. No post de hoje, você verá mais sobre quando e por que direcionar investimentos para o marketing digital. Aprenda de uma vez por todas os motivos para aplicar esforços no marketing feito na web.

O que é o marketing digital?

De forma rápida e resumida, podemos resumir marketing digital como o conjunto de estratégias e ações que são aplicadas e adaptadas para a internet. Alguns dos objetivos do marketing digital são:

  1. Atrair mais consumidores;
  2. estabelecer meios de comunicação e relacionamento com clientes e potenciais interessados;
  3. construir uma identidade nos meios digitais (redes sociais, site, etc);
  4. auxiliar nos processos de venda e tomada de decisão por parte dos clientes.

E a aplicação das estratégias de marketing digital tem a ver com algo muito significativo: a internet se tornou a maior fonte de informações do mundo.

Tudo o que você precisa saber ou conhecer mais está presente na rede, e estamos falando de um local sem limites geográficos, ou seja, estar na internet significa estar presente o tempo inteiro para todo o mundo!

E por que eu devo investir em marketing digital para minha empresa?

Agora, chegou o momento de falarmos sobre as principais justificativas utilizadas pelas empresas para dar embasamento às suas ações de marketing na web. Acompanhe.

Motivo nº1: Para dar visibilidade ao seu negócio

As ações de marketing digital, especialmente quando focadas em SEO, fazem com que sua empresa tenha um ranqueamento melhor nos sistemas de busca da internet. Estar na primeira página do Google é uma forma de expor seu negócio para milhões de pessoas todos os dias.

A visibilidade trazida pelas estratégias de marketing digital é um dos pontos mais importantes a se pensar. Ter uma presença relevante na internet ajuda na captação de novos clientes e na geração de autoridade de mercado, tudo o que sua empresa precisa para seguir vendendo mais e melhor.

Motivo nº2: Para se posicionar como autoridade de mercado

Gerar autoridade é algo feito com base no marketing de conteúdo, que é uma das vertentes do marketing digital.

Conforme sua empresa constrói uma base forte de conteúdos e os disponibiliza nos diversos meios digitais (e-mail, site, blog, redes sociais), as pessoas passam a enxergar a instituição como um real conhecedor do nicho, garantindo mais visibilidade para a marca.

Com isso, a confiança das pessoas fica mais evidente, e parte dessa confiança se transforma em oportunidades de negócio. E se a empresa garante um bom atendimento, esse consumidor pode se tornar fiel e até mesmo um divulgador dos seus conteúdos e serviços.

Motivo nº3: Para conhecer o público e gerar dados inteligentes

O marketing digital tem como uma de suas principais formas de interatividade a “troca” entre clientes e empresas. As empresas captam dados estratégicos (por meio de formulários e landing pages) e o público recebe algo em troca, que pode ser um conteúdo exclusivo, por exemplo.

Com esses dados em mãos, a empresa consegue captar mais informações sobre seu público-alvo, o que é fundamental para ser preciso nas ações e na construção dos conteúdos.

Esses dados auxiliam não só na construção das personas, mas também na compreensão do momento de interesse, que é parte importante da dinâmica do funil de vendas.

Motivo nº4: Para poder mensurar os resultados de suas ações de publicidade e comunicação

Pare e pense: como mensurar o impacto de um outdoor? Qual é a forma ideal de analisar os resultados de uma campanha feita no rádio?

As estratégias de marketing offline têm como um de seus principais pontos fracos a baixa capacidade de mensurar resultados, o que é o completo oposto do marketing digital.

As ações feitas na web são mensuráveis e existem diversos indicadores para aferir cada aspecto de uma campanha.

Não se deve deixar esse fator de lado ao pensar nas razões para investir em marketing digital. Nenhum tipo de comunicação é tão estratégica e gera tanta inteligência de mercado quanto o marketing digital.

Por se tratar de um campo de atuação empírico, o ideal é sempre analisar os principais KPIs e fazer as correções necessárias para gerar impactos ainda mais positivos.

Quando eu devo investir em marketing digital?

Agora mesmo! O marketing digital coloca poucas barreiras para as empresas, tanto em termos de custo quanto de complexidade.

Seja a sua empresa um micro empreendimento ou uma corporação internacional com milhares de funcionários, existem soluções adequadas, de baixo custo e ótimo retorno que estão ao seu alcance.

Mesmo que o foco seja nos anúncios digitais (como os feitos no Google e nas redes sociais), o custo para cada ação é bem baixo, e se houver cuidados com a linguagem, o assunto e a segmentação, o preço investido pode retornar com pouco esforço!

Agora, se a sua empresa não tem um centavo para investir em propagandas, ainda sim há margem para aplicar algumas estratégias de marketing digital. Ter um perfil nas redes sociais e criar conteúdos em um blog não custa nada e são formas interessantes de iniciar a sua caminhada na web.

Não é preciso esperar uma grande liberação de verba para dar início às ações de marketing da internet, e é bom ter em mente que poucas quantias podem gerar amplos retornos!

E se por um acaso esse retorno não vier de primeira, a possibilidade de analisar os dados vai ajudar sua equipe a melhorar cada vez mais, até conseguir resultados interessantes.

Convencido do potencial do marketing digital e sua aplicação? Precisa saber um pouco mais sobre técnicas e estratégias antes de começar? Não se preocupe.

Continue aqui no nosso blog e leia mais e mais conteúdos abordando o marketing digital e suas aplicações no universo empresarial. Quer uma dica? Comece aqui na home do blog e não perca nenhuma informação!

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