Estamos na Era Digital: os tempos mudaram e as tecnologias digitais, fundamentadas essencialmente na Internet, têm dominado a sociedade e a cultura. No mundo dos negócios, o marketing digital se torna cada vez mais eficiente e responsável pelo sucesso de empresas de todos os tamanhos e nichos, inclusive para pequenas empresas.

Assim, o marketing digital para pequenas empresas é uma tendência no mercado: mais e mais empreendedores se voltam para essas estratégias, que, em geral, demandam menos custos, atingem um público mais amplo e utilizam a tecnologia como base para vender.

Neste artigo, você aprenderá como fazer um bom marketing para pequenos negócios. E, caso já esteja investindo nesta estratégia, descobrirá como melhorar o marketing digital da sua empresa. Continue a leitura e saiba como colocar o marketing digital em prática na sua empresa!

O que é marketing digital?

Provavelmente você já ouviu falar em marketing digital ou mesmo tem algum conhecimento sobre o assunto. Mas você realmente sabe o que é marketing digital e quais suas vantagens? Muitos empreendedores, em especial os que gerenciam pequenos negócios, têm bastantes dúvidas.

O marketing digital é uma forma de impulsionar vendas que está suplantando, aos poucos, o marketing tradicional, que exigia altos custos para fazer propagandas na televisão, em rádios, jornais, revistas, etc. É claro que o marketing tradicional não morreu: o fato é que o marketing digital está tomando conta do mundo dos negócios.

A utilização do marketing digital em pequenas empresas vem fazendo sucesso. Especialmente devido aos baixos custos, possibilidade de avaliação de métricas detalhadas de resultados e o grande poder de engajamento com o público-alvo.

Acredite: seja seu negócio uma loja física ou um site de vendas, o marketing digital pode ser a sua salvação!

Vantagens do marketing digital

Já mencionamos que o marketing digital possui algumas vantagens, como custos mais acessíveis e tecnologias que são constantemente aprimoradas, a fim de impulsionar suas vendas de forma criativa e eficiente, destacando-se da concorrência.

Mas existem outros pontos positivos.

Segmentação

O marketing digital seleciona os leads de acordo com seus interesses, fazendo com que suas ações de marketing sejam mais focadas, segmentadas.

Por isso, é uma estratégia mais certeira que o marketing tradicional, atingindo potenciais clientes em variados estágios: os que não conhecem o que você vende, os que estão buscando o que você vende e os que querem comprar o tipo de produto que você vende – na sua loja, por exemplo.

Uma boa dica é, em alguns casos, disponibilizar um teste do produto ou serviço ao usuário.

Mensuração

A mensuração de resultados é vital para a gestão eficiente do seu negócio: o que funciona, o que não funciona e o que pode melhorar.

No marketing digital para pequenas empresas você pode mensurar resultados em detalhes, referentes às campanhas de publicidade, vendas, lucros, engajamento do público na Internet – redes sociais e seu site, etc. Assim, poderá calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição de Cliente (CAC), dados essenciais para seu negócio.

Atração de clientes

Qual é o maior objetivo de uma pequena empresa, ou uma grande empresa global? Atrair clientes. O marketing digital para pequenas empresas possibilita maior facilidade para você atrair clientes e ampliar seu público:

  • busca no Google;
  • e-mails;
  • anúncios pagos;
  • parcerias com influenciadores digitais;
  • postagens de qualidade nas redes sociais, que geram engajamento;
  • ótimo custo-benefício;
  • maior audiência, a qualquer hora do dia.

Você pode utilizar estratégias de marketing digital de forma totalmente gratuita. É claro que as possibilidades de sucesso são maiores com anúncios e ações pagas, mas os custos são muito menores do que no marketing tradicional.

Fundamentos de marketing digital para pequenas empresas

Que tal ver algumas dicas de como começar a fazer marketing digital em seu pequeno negócio? Esse é o principal objetivo proposto para o artigo, lembra?

Não é tão complicado aplicar o marketing digital na sua empresa. Basta você saber o básico, e aperfeiçoar seus conhecimentos gradativamente.

Veja algumas estratégias e dicas para fazer um marketing digital eficiente. E principalmente com custos baixos:

Otimize seus conteúdos e páginas para os mecanismos de buscas

Existe um conceito chamado SEO – Search Engine Optimization, algo como Otimização para Mecanismos de Busca. O SEO permite que seu site e redes sociais do seu negócio apareçam nas primeiras páginas do Google e outros mecanismos de busca.

Existem algumas boas práticas de SEO: palavras-chave mais buscadas, tamanho de frases e textos, estrutura e estratégia de conteúdo e outras.

Teste o planejador de palavras-chave do Google Ads e o Google Trends, por exemplo, para escolher as melhores palavras-chave e melhorar o ranqueamento das páginas do seu site. Apareça para o seu público na Internet!

Melhore a usabilidade do seu site

Rapidez ao carregar seu conteúdo, facilidade de encontrar conteúdos segmentados corretamente, conteúdo interessante. Além disso, um visual atrativo e que combine com seu público-alvo. No Google PageSpeed Insights você pode verificar se seu site carrega rapidamente, por exemplo.

E o mais importante: call-to-action, ou chamadas para ação! Convide o cliente a ler, a compartilhar, a dar sua opinião, a experimentar, apresente a ele as vantagens do seu produto ou serviço, além do preço. Facilite as coisas para ele.

Não se esqueça de sempre otimizar seu site para dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, que são muito utilizados hoje em dia. O Google pode penalizar seu site se não estiver adaptado a mobiles.

Faça parcerias

O que acha de utilizar influenciadores digitais e outras empresas no marketing digital do seu negócio? Você pode, por exemplo, entrar em contato com alguma empresa ou influenciador dentro do seu nicho de atuação para divulgar a sua marca.

Que tal parcerias com perfis de sucesso no Instagram? Entre em contato com pequenas celebridades, por exemplo, ou com portais de notícias que anunciem um evento da sua empresa.

Esteja atento à concorrência

Ao observar os seus principais – e mais conceituados – concorrentes, você saberá as tendências do seu mercado e as novas possibilidades da tecnologia. Mas, atenção: não copie, inspire-se.

Crie conteúdo relevante

O conteúdo é dito por muitos como “a moeda de troca do século XXI”, ou seja, a sua empresa precisa produzir um bom conteúdo, ajudando e tirando as dúvidas do seu público-alvo. Dessa forma, com a ativação do gatilho da reciprocidade, os consumidores irão se sentir quase que obrigados a comprar os seus produtos ou serviços, como uma espécie de moeda de troca.

O marketing de conteúdo – assim chamado este tipo de marketing – é a melhor estratégia para resultados reais e recorrentes. Portanto, vale a pena investir em um serviço especializado de produção de conteúdo, que possa lhe oferecer artigos de qualidade e otimizados para alavancar sua empresa.

Conclusão

Você não pode evitar a revolução digital e o marketing digital se estiver no mundo dos negócios. Mas não basta fazer parte: tem que ser ativo, criativo e atrativo.

Saiba que cada plataforma digital pede estratégias diferentes, pois suas características e seu público predominante são variados. Portanto, não perca tempo e comece agora mesmo a apostar no marketing digital para alavancar o seu negócio!

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