Experiência do Usuário (UX): por que você deve considerá-la em seus conteúdos

Você dá a devida atenção para a experiência do usuário no seu site, blog e outros meios que utiliza para fortalecer a sua presença digital? Se não, saiba que você precisa agora mesmo pensar nesse aspecto.

Uma má experiência do usuário em relação aos seus canais pode prejudicar muito sua estratégia, além de aumentar a taxa de rejeição em relação à sua empresa.

Perder clientes por ter um site ruim seria terrível, não é mesmo? Então continue a leitura do artigo, entenda mais sobre a experiência do usuário e veja como deixar seus canais o mais interessantes possível para seu público!

O que é experiência do usuário?

Experiência do usuário, também conhecido em inglês como user experience ou pela sigla UX, conecta-se com o sentimento pessoal dos indivíduos ao navegar pelo seu blog, site, aplicativo ou outro canal próprio que sua empresa possui.

Ou seja, ao analisar a experiência do usuário do seu site, por exemplo, você poderá entender o quão eficaz ele é em promover uma boa usabilidade, o nível de dificuldade do usuário de completar ou realizar alguma ação, a facilidade de entender o que deve ser feito, dentre muitos outros fatores.

Parece simples, mas explorar essa questão pode ser complicado. Por exemplo, pode ocorrer o seguinte: o visitante do seu site consegue realizar todas as tarefas de maneira rápida e fácil, encontrando tudo o que precisa, mas se sinta frustrado ou decepcionado durante esse processo.

Felizmente, por mais difícil que possa ser, há vários mecanismos e técnicas que podem ajudar você a averiguar esse quesito.

Por que é importante analisar a experiência do usuário?

Em sua estratégia para melhorar seu posicionamento online, a experiência do usuário deve ser lembrada em todos os momentos!

Toda pessoa que visita seu site, blog ou baixa seu aplicativo precisa sentir e ter opiniões positivas enquanto utiliza ou navega por esses meios.

Lembre-se: um indivíduo satisfeito em navegar no seu site é mais suscetível a comprar do que alguém que não gostou nada da experiência. Sendo assim, veja a seguir 3 motivos pelos quais a experiência do usuário é importante!

1. Melhora o engajamento

Na grande maioria das vezes, o primeiro contato de uma pessoa com uma marca é feita por meio de artigos em um blog. Se o artigo não for de qualidade e, principalmente, se o blog não for rápido, responsivo ou ter uma aparência profissional, dificilmente você conseguirá convencer o visitante de que sua empresa é de qualidade.

Isso significa que o artigo precisa ser especializado e diferenciado, além de ser otimizado para os mecanismos de busca e de acordo com as regras dos artigos para web. Contudo, de nada adianta um bom conteúdo seguindo todas as regras de SEO se o seu blog é pesado, feito de forma amadora, não ser responsivo e não ter uma boa aparência (design).

Contar com ajuda profissional para fazer um site e um blog de qualidade, que seja responsivo, rápido, claro e com boa e fácil navegabilidade é essencial.

2. Aumenta a recomendação

Se o seu site não oferece uma boa experiência do usuário, dificilmente as pessoas o recomendarão para terceiros. Lembre-se que o melhor marketing é o boca-a-boca, e para você consegui-lo, deverá impactar positivamente seus visitantes logo no primeiro contato, além de entregar conteúdos de valor.

Inclusive, a qualidade do seu blog e do seu site pode impactar o que seu possível cliente pensa do seu produto ou serviço. As chances de ele não querer contratar o que você oferece podem ser grandes, justamente por pensar que o que você oferece não deve ser de qualidade.

O importante é focar em um site e blog com qualidade, com artigos que geram valor para que o possível cliente se encante e escolha contratar seus serviços e percebê-lo como algo realmente de qualidade.

3. Ajuda na decisão de compra

Como você já sabe, uma boa experiência do usuário influencia muito na decisão de compra do possível cliente. Uma pessoa contente com seu site, que conseguiu encontrar tudo o que queria de forma clara e tendo obtido uma boa resposta para as ações tomadas têm maior propensão a comprar de você.

Além disso, se o seu site não for de qualidade, com certeza esse usuário deixará seu blog para olhar o de um concorrente, o que pode prejudicar muito sua empresa!

Mas e o SEO, não é importante?

Muitos podem ficar confusos e pensar “mas será que o SEO não é mais importante que o UX?”. Ou então “se eu focar em apenas um, posso esquecer o outro?”.

Primeiro de tudo, é importante mencionar que os dois são importantes na mesma medida e precisam ser levados em consideração! Ou seja, você precisa pensar nos dois no decorrer da sua estratégia.

Isso significa que os artigos precisam ser escritos para a sua persona, de forma clara e escaneável e otimizado para os mecanismos de busca para serem encontrados pelos internautas.

Mas, muito antes disso, as páginas, menus e tudo dentro do seu blog precisa ser feito para promover uma boa experiência e agradar aos olhos de quem o vê.

Os artigos, por mais que sejam otimizados, devem em primeiro lugar serem escritos com qualidade e de forma diferenciada. A preocupação acaba sendo maior na hora de escrever para pessoas, somente depois que se pensa em otimizar para os mecanismos.

E, por fim, vale repetir: de nada adianta artigos incríveis se o seu blog não promove uma boa experiência do usuário. Afinal, as chances de os visitantes saírem do seu site muito antes de clicar no artigo podem ser altas.

Como promover uma boa experiência do usuário?

No decorrer do artigo, você viu algumas sugestões, como: ter um site leve, com design agradável e ser responsivo para dispositivos móveis.

Em relação aos artigos, devem ser feitos para a web, tendo características como: escaneabilidade, frases curtas, parágrafos curtos, bullet points, intertítulos, etc.

Além disso, vale outras dicas, como:

  • aposte na simplicidade do site e lembre da máxima “menos é mais”, tendo cuidado com exageros e páginas desnecessárias, apostando em um layout clean;
  • estude padrões de design e faça testes no site em relação a botões, menus, etc;
  • pergunte diretamente para os usuários sobre o que eles gostariam que fosse melhorado no seu site;
  • evite formulários extensos e confusos;
  • cuide com o tempo de carregamento das páginas;
  • pense em formas de entender as emoções dos usuários, seja fazendo perguntas ou pedindo para eles realizarem alguma ação;
  • utilize ferramentas para entender o que os visitantes fazem no seu site, como o Google Analytics, dentre outros.

Inclusive, vale mencionar que analisar o comportamento do usuário no Analytics e em ferramentas como a Hotjar pode ajudar a entender o que está bom e o que atrai a atenção e o que não recebe cliques ou visitas, por exemplo.

Conclusão

A experiência do usuário jamais pode ser negligenciada e é essencial focar em promovê-la para os visitantes do seu blog, site ou outro canal desde o início.

Por isso, foque em garantir um site de qualidade até o fim e lembre-se de entregar conteúdos de qualidade e especializados para manter os leitores no seu blog. Isso porque, se esse segundo fator não for feito com atenção, você também corre o risco de perder seus possíveis clientes para a concorrência!

Falando nisso, como anda a presença digital da sua empresa? Confira agora mesmo porque não ter uma presença digital pode matar o seu negócio!

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