Seja uma marca física ou estritamente online, para otimizar os resultados de seu negócio a presença no meio digital se mostra cada vez mais essencial. Embora exija um esforço extra, há inúmeras opções de ferramentas disponíveis para auxiliar nesse trabalho.

Independentemente da plataforma em que a marca se encontra, as estratégias de marketing são essenciais para aumentar o alcance da sua imagem. Uma vez que, devido à competitividade, não basta manter uma presença ativa na Internet, é importante conhecer todas as ferramentas que dão suporte ao crescimento da visibilidade do negócio no meio online.

Neste artigo você entenderá um pouco mais sobre o Google Search Console (GSC), uma ferramenta gratuita não tão conhecida disponibilizada pelo Google. Acompanhe o artigo para entender o que exatamente é a plataforma, como ela funciona e por que você deve começar a usá-la.

Boa leitura!

O que é o Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que permite que você monitore como seu site é visto pelos algoritmos do Google e faça as otimizações necessárias a partir dos dados fornecidos.

O serviço não é novidade. Antes, denominada Google Webmaster Tools, o Search Console recebeu uma atualização no início de 2019 que aprimorou suas ferramentas e ampliou o alcance de seus relatórios. Contudo, muitas pessoas ainda preferem a versão antiga, seja pela familiaridade ou pela usabilidade.

Apesar das mudanças, sua existência continua tendo o mesmo sentido: fornecer relatórios e funcionalidades que permitam a análise e otimização do tráfego do seu blog. Assim, a partir desse estudo, caso o desempenho esteja insatisfatório, a plataforma oferece maneiras os problemas.

Benefícios do serviço

O Search Console apresenta inúmeras ferramentas e relatórios para te alertar sobre o desempenho do seu site. Com o uso do serviço, você pode ser beneficiado de diferentes formas:

  • melhorar a velocidade de carregamento das páginas;
  • compreender o tráfego do seu site;
  • entender o consumo de informação dos usuários do mecanismo de busca;
  • identificação de defeitos no código HTML;
  • mudanças na estratégia de SEO.

Convencido da utilidade do serviço? Agora, veja como utilizá-lo. Acompanhe!

Google Search Console: como utilizar

Há alguns materiais bem complexos sobre o uso do Google Search Console disponíveis na Internet. Veja como a utilização dessa ferramenta pode ser mais prática e simples.

  1. Na página da plataforma, clique em “Iniciar agora” e faça login com sua conta Gmail;
  2. Depois de logado(a), informe seu domínio ou um prefixo do URL;
  3. O próximo passo é a confirmação de propriedade da página. Você pode confirmar por diferentes métodos, informados no processo;
  4. Após a confirmação, você receberá um link. Basta acessá-lo e apertar o botão “Verificar” na página do Search Console;
  5. Pronto! Agora é só começar a utilizar.

Após o registro, o Google Search Console vai lhe dizer quais são os aspectos considerados pelo algoritmo de seleção e disposição de conteúdo aos usuários e a como aprimorar seu desempenho para que seu site apareça bem nas pesquisas.

E então, como agir?

Bem, não basta ter as informações dos relatórios concedidos pelo Google sobre os problemas de seu negócio e nada fazer, certo? Inicialmente, você deve estudar com atenção e regularidade os relatórios que recebe sobre seu site e agir pontualmente sobre os problemas listados.

Mais do que isso, apesar da importância de ferramentas como o Google Search Console, você precisa manter um planejamento de marketing de conteúdo para além dos resultados que ele oferece. É importante, ainda, incorporar tais resultados nas estratégias de divulgação da sua marca.

Entenda que o Google Console não é sua estratégia de marketing em si, mas sim um serviço que otimiza seu planejamento e seus conteúdos. Para isso, ele conta com algumas ferramentas essenciais para entender sua utilidade.

Confira a seguir.

Ferramentas disponíveis no Google Search Console

Agora você já sabe instalar e entendeu a importância da utilização do serviço para destacar sua marca no ambiente online. Então, para melhorar a qualidade do seu site, é hora de conhecer as funcionalidades do Search Console.

Entender as ferramentas presentes no menu da plataforma é essencial para que você compreenda os relatórios fornecidos sobre seu site. Conhecendo os detalhes do serviço, você estará mais apto a identificar o que precisa ser alterado para otimizar seu blog e aumentar as chances de ranqueamento.

A seguir, veja o que o painel de ferramentas atual oferece.

Visão geral

A Visão Geral do Search Console mostra um resumo do relatório com as informações mais importantes sobre o desempenho do site da sua marca. Nela, você vê os problemas de desempenho da pesquisa, as condições de cobertura e segurança, além de métricas sobre o acesso dispositivos móveis.

Todos os erros mais importantes aparecem nesta página, pois são os aspectos que precisa de maior atenção. No entanto, você conferir mais detalhes sobre todas as informações acessando o menu específico de cada no painel.

Inspeção de URL

Utilizando este mecanismo do menu, você pode verificar os erros da URL desejada ao digitá-la na ferramenta. A ação permite que você observe eventuais erros e as informações de indexação. Com isso, você pode agir para utilizá-la e tornar a página mais atrativa aos usuários, aumentando sua chance de ranqueamento.

Relatório de desempenho

Aqui, você pode verificar dados importantes sobre sua página. Nesta seção, por exemplo, você vê a quantidade de usuários que acessaram sua página ao realizarem pesquisas no Google.

Além disso, você recebe informações de quais páginas de seu site estão com melhor desempenho, quais pesquisas especificamente mostraram sua página e a posição que ela estava ao aparecer nos resultados daquela dada pesquisa.

Relatórios de cobertura e sitemaps

Essa ferramenta permite que você visualize a indexação de suas páginas, com informações de quais e quantas delas estão aparecendo aos usuários durante uma pesquisa. Além disso, é possível ver, com detalhe, diferentes tipos de erros, como de servidor ou de página não encontrada.

Quanto aos sitemaps, os relatórios oferecem valiosas informações para que você analise e organize o mapa de seu site. Assim, você melhora o que a ferramenta aponta como necessário, aumentando suas chances de visibilidade no Google.

Relatório de uso em dispositivos móveis

Uma vez que cresce cada vez mais o consumo de informação em dispositivos móveis, como celulares e tablets, essa ferramenta é de extrema importância para o seu site. Ao clicar nela, você entende quais erros seu site apresenta a quem visualiza em um dispositivo móvel.

Hoje, todo site deve estar otimizado para celulares, oferecendo ao usuário a melhor experiência de navegabilidade e usabilidade possível. Portanto, esse relatório é essencial.

Relatórios de AMP e de pesquisa aprimorada

Ambos de extrema importância, o primeiro, cuja sigla significa Accelerated Mobile Pages, revela as página do seu site que podem ou não ser indexadas. O segundo, por vez, apresenta os dados estruturados da sua página que não puderam ser analisados. Este só aparece caso haja tal tipo de conteúdo em suas páginas.

Relatório de ações manuais

Como o próprio nome já diz, nessa seção você vê todas as ações manuais realizadas no seu site. Com isso, você fica totalmente ciente em casos de hackeamento ou de envio indevido de spam.

Relatório de links

Por meio dessa ferramenta, é possível conferir quais links externos levam os usuários às páginas do seu site. Assim, você descobre quais sites estão linkados ao seu e a partir de quais textos.

Além disso, é possível conferir as linkagens internas que você fez, sendo uma ótima ferramenta para avaliar a sua habilidade de realizar o linkbuilding, uma importante estratégia de SEO.

Problemas de segurança

Por fim, essa ferramenta deixa seu site mais seguro. Em casos de vírus ou invasão, é nessa seção que você vai ser notificado da ação e de como proceder para retomar o controle do seu site.

Já está a criar sua conta? Afinal, agora você sabe as inúmeras vantagens de inscrever seu site no Google Search Console para seu negócio.

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