Você costuma utilizar hashtags nas publicações do seu negócio nas redes sociais? As hashtags no Instagram são essenciais se a sua empresa deseja atingir um maior número de pessoas nessa rede social.

Além de ajudar as imagens a serem mostradas para um ilimitado número de pessoas interessadas em uma hashtag, elas podem fazer a sua postagem atrair um público mais qualificado.

Entretanto, nem todo mundo sabe utilizá-las. Ainda, há quem as empregue de forma incorreta. Realmente, utilizar as hashtags não é tão simples quanto parece.

Por isso, fizemos um artigo que pode lhe ajudar nesta tarefa. Continue a leitura do post e veja como escolher e utilizar as hashtags no Instagram de maneira eficaz!

O que são as hashtags?

Hashtags são palavras precedidas pelo símbolo de cerquilha (#), que são utilizadas geralmente nas redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram. Servem para identificar imagens ou mensagens de um determinado assunto.

Em outras palavras, as hashtags podem ser vistas como termos associados a um determinado tema. São usadas pelas pessoas que desejam indexar seu conteúdo nas redes sociais, para que outras pessoas que procuram ou seguem um determinado tema vejam o que foi publicado.

Assim, quando as tags (outro nome que utilizam para as hashtags) são publicadas, elas aparecem como um hiperlink que leva para uma página com outros conteúdos relacionados ao tema.

Dessa maneira, se você publica uma foto no Instagram com a hashtag #assessoriafinanceira, isso significa que todos na rede social poderão encontrar sua foto quando pesquisarem pelo termo. Além dela, poderão se deparar com novos conteúdos caso cliquem na hashtag “#assessoriafinanceira” que você utilizou.

Podem ser consideradas, de uma forma ou de outra, como palavras-chaves que as pessoas pesquisam nessas redes.

Como descobrir as hashtags ideais para o seu negócio?

Descobrir as melhores hashtags não é algo tão complicado. Uma maneira de fazer isso é utilizar a barra de pesquisas do Instagram, digitar um termo que tenha a ver com o seu negócio e analisar o que aparece em “relacionado”.

Por exemplo: se você pesquisar nas tags o termo #investir, vai perceber que logo abaixo vão aparecer vários tópicos relacionados, como: #investiremimoveis, #comoinvestir, #investirenriquece, dentre outras.

O mesmo acontece se você digitar “finanças”. As hashtags que aparecem como temas relacionados são: finanças pessoais, finanças femininas, finanças empresariais, etc.

Portanto, digite todos os termos que você acredita que fazem parte do seu negócio e anote-os em uma planilha.

A segunda forma de descobrir as melhores hashtags para o seu negócio é procurando por perfis do mesmo nicho que o seu ou de um concorrente e analisar as hashtags que eles utilizam. Veja os posts mais curtidos e comentados, atente-se às tags usadas e anote-as.

O ideal é ter uma planilha e separar as mais importantes das secundárias. Por exemplo, o perfil de uma assessoria de investimentos pode ter como tags principais termos como: finanças, investir, investir para aposentadoria, como investir, dentre outras. Já as secundárias podem ser algo como: investir melhor, investir enriquece, investir em imóveis, etc.

Você precisa analisar esses termos e conhecer bem tanto o seu negócio quanto o que seu público mais deseja saber para escolher as melhores tags. Por exemplo, se o seu público quer dicas para investir em ações, logo esse termo precisa ser uma hashtag importante, mesmo que não seja um termo tão pesquisado nessa rede.

Como utilizar as hashtags no Instagram?

Primeiro de tudo, é importante deixar claro que o Instagram permite o uso de cerca de 30 hashtags em cada publicação. Esse número pode aumentar ou diminuir de acordo com o tempo, pois o algoritmo da rede não é imutável.

Há quem diga para utilizar exatamente 30 tags, mas certos profissionais dizem que o ideal é utilizar menos, como algo em torno de 20. No fim, o certo é que você terá que testar e fazer algumas publicações com 30 e outra com menos, analisando o que funciona melhor no perfil da sua empresa.

Você pode colocá-las na legenda da foto, mas muitos aconselham inserir no primeiro comentário para que a legenda não fique poluída e enorme.

Lembre-se também de seguir as tags que você utiliza no seu negócio para sempre analisar o que é postado e que tipo de conteúdo gera mais engajamento em cada uma delas, vendo a aba “mais relevantes”.

Outro conselho de especialistas está no fato de que você precisa utilizar sempre hashtags de alto, médio e baixo alcance. Por exemplo, se você utilizar as 30 hashtags, o ideal seria:

  • 10 tags de alto alcance, que são aquelas muito pesquisadas(acima de 500K, por exemplo);
  • 10 tags de médio alcance, que tem um número bom de pesquisa mas não é tão alto;
  • 10 tags de baixo alcance, que são aquelas que têm poucas pesquisas (<100K).

Lembre-se também de sempre intercalar as tags nas postagens. Ou seja, não utilize sempre o mesmo grupo de hashtags em todas as publicações. Separe as hashtags em grupos e utilize-as sempre em postagens diferentes. Você pode inserir também novas hashtags que tenham a ver com uma determinada publicação.

4 Erros ao utilizar as hashtags

Confira agora alguns erros que muitos cometem ao utilizar as hashtags.

1. Usar hashtags sem importância

Não utilize termos somente porque você gosta ou pelos simples fato de acreditar que podem ser interessantes para atrair mais pessoas.

Utilize as tags que tenham a ver com o seu nicho, pois somente assim você atrairá pessoas interessadas no que pode oferecer.

2. Usar somente hashtags muito populares

Existem pessoas que pensam que utilizar as tags mais utilizadas e pesquisadas poderá atrair mais pessoas para o perfil. Isso não é verdade, pois os termos mais populares costumam receber novos conteúdos a todo momento e, assim, sua foto corre o risco de ter um tempo de vida muito curto e ficar para trás.

Procure utilizar mais as hashtags de alcance médio e baixo, principalmente se o perfil da sua empresa é novo.

3. Utilizar sempre as mesmas tags

Há muitas empresas e personalidades que separam apenas algumas hashtags, às vezes menos de 30 ou 40, e utilizam sempre as mesmas em todas as publicações. Como comentado antes, isso não deve ser feito.

Utilizar sempre as mesmas hashtags fará diminuir o alcance e o algoritmo da rede social pode entender como uma automação, o que vai contra a ideia da plataforma. Além disso, é importante variar. Afinal, você precisa sempre atrair novos interessados para o seu perfil.

Sendo assim, troque o grupo de hashtags quando for fazer novas postagens e sempre pesquise por novos termos. E, claro, exclua aqueles que julgar estarem obsoletos. Dessa forma, você terá sempre termos atualizados e novos.

4. Usar tags relacionadas à imagem

Esse erro é bastante comum. Muitos utilizam tags que descrevem a imagem.

Por exemplo, há quem tire foto de um boleto bancário e digita a tag “#boletobancario”, ou então a foto de um avião com o termo “#aviao” ou “#airplane”. Isso não faz muito sentido para quem tem um perfil de negócios e quer atrair possíveis clientes.

Utilize sempre as hashtags que tenham a ver com o seu público-alvo/persona, que é quem você realmente deseja atrair.

Conclusão

As hashtags no Instagram, assim como em outras redes sociais, podem ajudar muito a alavancar o perfil da empresa, aumentar a visibilidade e o engajamento. Saber utilizá-las, no entanto, fará uma enorme diferença.

Dessa maneira, utilize as dicas deste artigo e tenha um perfil de qualidade no Instagram!

E você, já sabe o que o marketing de conteúdo pode fazer para atrair mais clientes para a sua empresa? Confira agora 9 motivos para você apostar nessa estratégia!