O que são as palavras-chave e qual sua importância?

Quem trabalha com marketing de conteúdo ou administra uma empresa e deseja começar a implementar estratégias de marketing digital precisa compreender o conceito de palavras-chave.Afinal de contas, se você quer ser encontrado nos mecanismos de busca, precisa saber o que são e como utilizá-las corretamente.

A escolha das palavras-chave precisa ser feita com muita atenção para que o blog da empresa tenha êxito, levando sempre em consideração o seu mercado e a persona ideal.

Confira a seguir o que são palavras-chave, qual a importância delas e como devem ser utilizadas na hora de produzir o seu conteúdo!

O que são palavras-chave?

As palavras-chave, ou keyword em inglês, são termos compostos por uma ou mais palavras que formam o principal foco de uma pesquisa. Na prática, são a forma como os usuários digitam as suas dúvidas na barra de pesquisa dos mecanismos de busca para obter uma resposta.

Para os profissionais de marketing, as palavras-chave são os termos utilizados para elaborar um artigo para web. Quando a palavra-chave é definida, quem redigiu o artigo passa a mensagem aos mecanismos de busca, para que eles entendam o assunto abordado no artigo.

Ainda ficou confuso? Pense no seguinte: você está querendo emagrecer e deseja começar uma dieta. Então o que você faria? Muito provavelmente entraria no Google e digitaria algo como “dieta para emagrecer”. Nessa situação, a palavra-chave corresponde a: dieta para emagrecer.

Pode parecer simples, mas a escolha de palavras-chave deve ser feita com muito cuidado, planejamento e depois de muitas pesquisas. Caso contrário, a utilização incorretas delas pode prejudicar toda a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Por que as palavras-chave são importantes?

As keywords são como guias do seu artigo. Quando bem escolhidas e bem inseridas no conteúdo, podem trazer ótimos resultados para seu site e para o blog. Além disso, combinadas com uma boa escrita, podem fazer seu artigo ser facilmente encontrado, ser amplamente lido e compartilhado com outras pessoas.

Ou seja, um artigo sem palavra-chave é como se fosse um viajante sem um destino. Por isso, se o seu objetivo é ser encontrado na internet pelo seu público e conseguir clientes, você precisa reservar um tempo para entender quais as palavras-chave ideais para o seu blog.

Contudo, ser encontrado na internet não pode ser seu único objetivo. As palavras-chave precisam ser utilizadas levando em consideração a jornada de compra da sua persona.

Tenha em mente que cada possível cliente seu pode estar em um estágio diferente do funil e você precisa saber quais palavras-chave são as ideias para guiá-lo dentro desse funil até o momento da compra.

Caso você precise entender melhor sobre o funil de vendas, confira os artigos abaixo:

Head tail x long tail: o que são elas e quais utilizar?

Há dois tipos de palavras-chave: as chamadas head tail e as long tail.

Palavras head tail

As head tail são palavras-chave geralmente compostas por um ou dois termos e são bem abrangentes. Elas têm um alto volume de pesquisas e acabam sendo genéricas. Exemplos de head tail podem ser: marketing e marketing digital.

No entanto, lembre-se que essas palavras são geralmente menores e mais simples, tendo um alto volume de buscas. Logo, a concorrência é maior e a dificuldade de ranqueamento também.

Palavras long tail

As palavras long tail, ou seja, de cauda longa, geralmente são maiores e compostas por 2 ou mais termos. De forma geral, as pessoas utilizam as palavras de cauda longa para serem mais específicas.

Logo, em vez de digitar apenas “marketing”, a pessoa poderia digitar algo como “curso de marketing ead”. O mesmo, por exemplo, se você estiver procurando uma assessoria de investimento. Ao invés de fazer uma busca genérica você pode optar por uma busca mais assertiva, como “assessoria de investimento em São Paulo” ou “a melhor assessoria de investimento”.

As caudas longas acabam tendo um volume menor de buscas. Por isso, a concorrência é menor e há uma maior facilidade de ranqueamento.

Qual das duas utilizar?

No seu projeto de conteúdo, o ideal é que você produza materiais utilizando os dois tipos de palavras-chave. No entanto, o melhor a fazer é priorizar o uso das palavras long tail, pois, como visto, o volume de buscas é menor e as chances de ranquear são melhores.

Dica: se o seu projeto de conteúdo e seu blog são novos, o ideal é apostar nas long tail primeiro por um tempo.

Como escolher as melhores palavras-chave para o seu negócio?

Para começar a escolher as melhores palavras-chave para a produção de conteúdo, você precisa, antes de mais nada, conhecer bem a sua persona.

Pesquise e analise quais são as dores, os problemas mais comuns, o modo de vida, as questões financeiras, dentre outras características importantes para saber qual tipo de conteúdo você poderá produzir para chamar a atenção e fazer com que ela chegue até o seu site.

Depois, avalie o seu mercado, o seu negócio e a solução que você possui. O que exatamente você oferece e como poderá ajudar os problemas do seu público? Pense nisso. Não esqueça de analisar também os concorrentes. Se eles já têm blog, veja as palavras-chave que eles utilizam!

Além disso, sempre considere os estágios do funil antes de escolher as keywords ideais. Entendendo a sua persona, tendo domínio do seu negócio e do seu mercado, qual a solução que sua empresa oferece e os estágios do funil já são ótimos indicativos para poder definir as palavras-chave a serem trabalhadas.

Não esqueça de utilizar ferramentas de palavras-chave. Elas são essenciais para encontrar as ideais. Veja 6 dessas ferramentas aqui.

Onde utilizar as palavras-chave no artigo?

Além de funcionarem como guia, as palavras-chave são importantes para o SEO on page do blog. Basicamente, você precisa utilizar a palavra-chave principal e partes dela ao longo do texto de forma natural.

Utilize também palavras-chave secundárias. Além disso, você precisa usar a palavra-chave principal no seguintes locais:

  • obrigatoriamente no início do título e do SEO title;
  • de preferência na primeira frase da introdução e na última frase antes do primeiro H2;
  • no primeiro H2, se puder;
  • parte da palavra-chave em outros H2 no decorrer do artigo, se for possível.
  • obrigatoriamente no texto alternativo da imagem;
  • obrigatoriamente no nome do arquivo da imagem;
  • na url/slug do artigo, de preferência colocar somente a palavra-chave;
  • obrigatoriamente na conclusão.

Utilizando-as nesses locais nos seus textos já podem trazer bons resultados.

Conclusão

As palavras-chave são, talvez, uma das partes mais importantes em uma estratégia de marketing de conteúdo. Por causa disso, precisam ser pensadas e escolhidas após muitas pesquisas.

Caso você tenha dúvidas e não saiba como fazer esse trabalho, o ideal é contar com a ajuda de profissionais qualificados em marketing de conteúdo e, de preferência, que entendam especificamente do tipo do seu negócio.

Pronto para começar suas estratégias de marketing de conteúdo e ter um blog com artigos de qualidade para encantar seus clientes? Entre em contato conosco e comece já a entregar conteúdos de valor para os seus leitores!

 

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