Otimização de sites: você sabe se o seu SEO está bom?

Nos últimos anos, a internet se consolidou como principal plataforma de negócios e comunicação do mundo. As redes sociais, os e-commerces e as estratégias de marketing digital são apenas alguns exemplos de produtos nascidos dentro do boom da internet e que surgiram neste contexto de revolução comunicacional e corporativa.

E se houve uma expansão e democratização da web e suas soluções digitais, é óbvio que a sua concorrência também está inserida neste contexto. E o que isso significa? Que sua empresa deve buscar formas de se diferenciar dos concorrentes para se posicionar no mercado e conquistar novas oportunidades de negócios.

Um dos meios de captação de clientes e leads é o site da empresa. Mas, para que ele seja efetivo, é necessário que ele seja facilmente encontrado pelo público. É aqui que entram as estratégias e práticas de SEO.

O SEO é fundamental para o ranqueamento de páginas nos sistemas de busca da internet. Quanto mais bem ranqueada é uma página, maiores seus índices de tráfego orgânico e conversão. Mas o texto de hoje não vai explicar o que é SEO e sim lhe fazer uma pergunta muito importante: Você sabe se o SEO do site da sua empresa está bom?

Entendendo o conceito de SEO

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de  técnicas para otimização de sites, blogs e páginas da web com a finalidade de tornar o conteúdo e a forma dessas páginas adequadas aos algoritmos dos sistemas de busca.

Quanto melhor o SEO, melhor é o ranqueamento no sistema de pesquisa, e não podemos nos esquecer que a maioria das pessoas não avança muito nas páginas de resultados de suas buscas, ou seja, estar nas primeiras posições dos resultados é essencial para gerar tráfego e potencializar a captação de leads.

Visibilidade no mundo digital é fator indiscutivelmente importante para as empresas que pretendem vender mais, gerar autoridade de mercado e traçar estratégias de captação e conversão de pessoas em clientes. E sem os devidos cuidados com SEO, essas missões se tornam muito mais difíceis de serem feitas.

Como avaliar a qualidade do SEO de uma página?

Bom, se você quer saber se o SEO das páginas do seu site ou blog está bem executado, será necessário adotar uma forma de avaliação, certo?

Mas não se espante, você não precisa conhecer todas as regras de SEO para conseguir executar uma avaliação. Existem recursos digitais que fazem esse trabalho de maneira bem completa. Veja abaixo algumas dessas ferramentas.

Google Webmaster Tools

Conjunto de recursos para avaliar e entender o SEO. Além de executar procedimentos avaliativos, é possível aprender mais sobre os conceitos e aplicações de SEO.

SEO Report Card

Recurso gratuito para analisar um site e determinar como ele está em relação aos principais concorrentes.

Website Grader

Criada pelo HubSpot em 2007, a ferramenta ajuda empresas a descobrir as principais oportunidades de otimização do SEO.

Woorank

Ferramenta premium de análise de SEO e otimização de sites. A grande diferença é o banco de dados bastante completo que contém diversas informações sobre estratégias de sucesso que já foram adotadas por outras empresas e que podem ser replicadas para obter bons resultados.

Além de recursos digitais, a empresa também pode buscar auxílio de uma consultoria profissional. As equipes de marketing digital e produção de conteúdo para web tem como premissa básica de atuação o conhecimento das regras e aplicações do SEO.

Como otimizar o SEO de uma site?

Uma vez encontrados os principais deslizes e pontos de melhoria do SEO, é necessário agir para dar mais qualidade à página para que ela obtenha um ranqueamento superior no sistemas de busca.

Veja agora alguns procedimentos que devem ser adotados para otimizar o SEO.

Use as canonical tags

As tags canônicas são códigos inseridos nas páginas e servem como uma espécie de “selo” que atesta que o conteúdo daquela página é original e deve ser utilizado pelos algoritmos de busca.

O uso das tags canônicas surge para evitar que sites com páginas duplicadas consigam bons ranqueamentos (esse procedimento é uma espécie de quebra nas regras do SEO) e para que a empresa não compita com ela mesmo para ranquear.

Involuntariamente, alguns sites criam páginas duplicadas e o algoritmo pode se confundir e prejudicar o ranqueamento do site. As tags canônicas resolvem este problema e ajudam a controlar a duplicidade de conteúdos.

Adote o uso de backlinks

Os backlinks são links posicionados de forma estratégica em um conteúdo para conduzir o leitor até outras páginas do site da empresa ou blog. A finalidade é expandir o conhecimento do leitor e manter a audiência dentro do site, consumindo mais informações e aprofundando seu interesse nos produtos e serviços da empresa.

Backlinks são muito importantes para o SEO porque os motores de busca dão mais créditos a sites que tem uma quantidade razoável de backlinks (e quanto maior o grau de relevância dos links, melhor).

Com isso, aos olhos dos algoritmos, o site é considerado um endereço relevante e com boas informações, dois fatores que balizam a qualidade do SEO.

Atenção com as Meta Tags

Cada página de um site contém um espaço inserção de tags, nos quais devem ser inseridas as Meta Tags, que são informações sobre os conteúdos da página.

A Tag Title é a mais determinante para o ranqueamento. Ao buscar alguma palavra-chave no Google, saiba que 9 entre 10 links da primeira página apresentam a palavra buscada no título da página (Title Tag).

Já a Meta Description é uma descrição da página que é exibida nos resultados de pesquisa. A qualidade da Meta Description e seu alinhamento com o conteúdo da página estimula o interesse das pessoas e amplia o volume de visitas, com isso, seu site vai se tornando uma referência no assunto e o ranqueamento tende a melhorar.

Seja criterioso e assertivo na escolha das palavras-chave

No momento de escolher as palavras-chave de um conteúdo, vale a pena executar uma pesquisa usando o Adwords e Google Trends para verificar o volume de buscas e o interesse das pessoas pelo tema.

A seleção de boas palavras-chave e uso consciente delas na produção são procedimentos básicos e efetivos para potencializar o SEO.

Mantenha o conteúdo atualizado e foque na relevância

Por fim, lembre-se que nenhuma estratégia de SEO vai salvar conteúdos ruins da rejeição e baixa taxa de conversão.

Para não cair nessa armadilha, é essencial caprichar na qualidade e estruturação de posts para blogs, páginas do site, landing pages, etc.

A dica final é: não crie conteúdos novos para atualizar outros que tiveram boa performance mas estão desatualizados. Atualize-os sempre que possível para manter os bons níveis de atração e o ranqueamento já conquistado.

Ao utilizar as ferramentas citadas acima e aplicar as dicas propostas aqui, você terá embasamento para determinar se o SEO de uma página está bom ou se precisa de ajustes. Nunca se esqueça que o ranqueamento é essencial para conquistar resultados orgânicos, ou seja, aqueles que surgem sem a necessidade de investimento com publicidade.

Agora, se a sua empresa está em busca de solução para criar conteúdos alinhados com as boas práticas de SEO e que tenham a qualidade necessária para impactar o público-alvo, que tal conversar com os consultores da AB Content e descobrir como podemos atuar junto às suas estratégias de marketing de conteúdo e SEO?

Clique aqui e inicie um diálogo com nossa equipe agora mesmo!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: