Saber se comunicar, atrair, encantar e reter o público é essencial para qualquer negócio que deseje ter sucesso. Nesse sentido, investir em marketing digital pode ser uma solução para a empresa potencializar seu alcance e seus resultados.

Porém, também é comum que surjam dúvidas sobre o momento ideal de realizar esse tipo de investimento. Para solucionar a questão, vale a pena entender melhor como essa estratégia de marketing funciona e o que ela pode oferecer.

Quer descobrir se é a hora certa de investir em marketing digital para a sua empresa? Continue a leitura e descubra!

O que é o marketing digital?

O marketing digital compreende todos os canais e métodos de comunicação que podem ser utilizados para promover produtos, serviços, empresas e marcas por meio digital. Normalmente, ele envolve o uso da internet, estabelecendo uma conexão entre público e marca de modo online.

A estratégia pode ser adotada por empresas de diferentes nichos e tamanhos e pode buscar objetivos como:

  • aumentar o reconhecimento de marca (brand awareness);
  • estabelecer a marca como autoridade no mercado;
  • gerar leads;
  • aumentar as conversões em vendas;
  • fidelizar parte do público, entre outros pontos.

Qual a importância do marketing digital?

Depois de entender o conceito do marketing digital, é interessante saber o que o torna tão importante. Um dos motivos é que ele permite a interação entre empresa e público-alvo em tempo real.

É diferente de uma estratégia offline, em que a marca se comunica com o público de maneira assíncrona. Com o marketing digital, existe a possibilidade de falar com o potencial cliente diretamente, a qualquer momento e de qualquer lugar.

Além disso, a estratégia também é importante devido à sua crescente adesão. Em um mundo cada vez mais digital e tecnológico, a tendência é que empresas que não estejam no ambiente online percam oportunidades, dinheiro e espaço para a concorrência.

Ainda, o marketing digital pode ajudar os negócios na construção de reputação, imagem e posicionamento. Isso se torna especialmente relevante quando o empreendimento assume a posição de autoridade no nicho de atuação.

Quais são as vantagens do marketing digital para a empresa?

Além de conhecer a importância do marketing digital, vale a pena entender que essa estratégia pode oferecer diversos benefícios. Um deles envolve a construção da imagem e o posicionamento do negócio.

A partir das estratégias de marketing digital, é possível garantir que a sua empresa se posicione perante o público de acordo com sua missão e seus valores. Considerando que muitos negócios ainda não utilizam a abordagem, essa pode ser uma forma de se destacar dos concorrentes.

O marketing digital também possibilita se comunicar com um público mais amplo do que quando se usa as mídias offline. Enquanto um outdoor está restrito a uma área física, por exemplo, a abordagem online permite alcançar pessoas em diversas áreas.

Ainda, essa é uma forma de realizar a divulgação do negócio de modo mais barato e com maior potencial de retorno. Afinal, investir em campanhas online costuma ser mais barato que recorrer a outras alternativas, como um anúncio de TV. Isso beneficia pequenas, médias e grandes empresas.

Quando é a hora certa de apostar no marketing digital?

Após conferir algumas das vantagens do marketing digital, você deve ter percebido que a hora certa para apostar na estratégia é quando surge a necessidade de se posicionar na internet. Diante do uso crescente dos recursos digitais, é provável que esse seja o momento do seu negócio.

Afinal, ter uma boa presença online é essencial para que a empresa seja encontrada pelo público. Isso também é importante para estabelecer um relacionamento com o consumidor ou cliente — que usa cada vez mais o ambiente conectado para pesquisar e se informar.

Para entender a necessidade de investir no marketing digital para a empresa, imagine um cliente em potencial para uma assessoria de investimentos. Essa pessoa pode ter uma dúvida e pesquisar na internet sobre determinado investimento, certo?

Se a sua empresa não ocupa uma posição digital, esse potencial cliente encontra seus concorrentes. Como resultado, a tendência é que um dos seus competidores consiga a venda. Agora imagine isso se repetindo dezenas ou centenas de vezes e fica fácil medir o impacto do marketing na sua realidade.

Pense, ainda, que até mesmo o seu cliente pode fazer parte desse movimento. Afinal, ele também tem dúvidas — e se você não abastecê-lo de informações relevantes, ele pode ser facilmente capturado pela concorrência.

Por isso, a hora certa de apostar em marketing digital é exatamente agora. Posicionar-se bem na internet é uma necessidade de qualquer empresa que queira sobreviver ao mercado atual.

Como aplicar estratégias de marketing digital na sua empresa?

Após decidir que agora é o momento de investir em marketing digital para a empresa, é necessário saber por onde começar. O planejamento é uma parte essencial e inclui a criação de um plano de ação bem estruturado.

Por isso, veja quais são os pontos de atenção para desenvolver e aplicar as estratégias de marketing na sua empresa da maneira mais assertiva e adequada!

Identifique o público-alvo e a persona

As ações de marketing devem ser voltadas para um público específico. Assim, é possível maximizar as chances de falar com pessoas que poderão se tornar seus clientes. Por isso, é importante definir um público-alvo.

Ele corresponde a uma segmentação de todas as pessoas que podem ser alcançadas pelas suas estratégias. Desse modo, você pode definir qual é a melhor maneira de se comunicar para alcançar os objetivos pretendidos.

Também é necessário definir a persona. Ela é uma representação semi-fictícia do público-alvo e ajuda a identificar o cliente ideal. Para defini-la, é preciso conhecer as principais características do seu cliente, como:

  • gostos;
  • necessidades;
  • preferências;
  • expectativas;
  • dores ou dificuldades.

Com isso, você pode compreender como a empresa pode ajudar a persona. Consequentemente, fica mais fácil definir como suas soluções devem ser comunicadas para o público.

Saiba onde está a sua audiência

Uma vez que você tenha definido o público-alvo e a persona do seu negócio, o próximo passo é entender onde estão essas pessoas. Logo, vale fazer uma pesquisa a respeito dos canais preferidos da sua audiência e das características de uso das mídias.

Isso é útil para saber, por exemplo, em quais mídias sociais faz sentido investir. Afinal, não adianta focar no Instagram se seu público está majoritariamente no LinkedIn, por exemplo.

Lembre-se, ainda, de considerar os riscos de cada plataforma. Por exemplo, redes sociais como o Instagram e Facebook mudam seus algoritmos com frequência — e cada alteração pode afetar o desempenho das suas publicações.

Para evitar o risco de não chegar até o seu público-alvo, a melhor alternativa é investir também em um site com conteúdos educacionais. Afinal, essa é uma plataforma confiável e que ficará sob sua responsabilidade — facilitando a adoção de estratégias que possam entregar o material ao seu público em qualquer cenário, 24 horas por dia.

Crie e otimize o seu site

Como você viu, independentemente dos canais e das mídias sociais, ter um site é indispensável para a empresa colocar em prática o marketing digital. Ter uma página na internet permite mostrar a empresa e como ela atua — semelhante a um cartão de visitas.

Além disso, essa é uma forma de gerar oportunidades. Afinal, quando o site está otimizado, a tendência é que os mecanismos de busca priorizem seu endereço virtual nas páginas de resultado de pesquisa.

Ao alcançar posições mais elevadas em mecanismos como o Google, é possível atrair mais tráfego orgânico. Logo, há maior geração de leads e um potencial elevado de conversão em vendas — o que pode melhorar os resultados da estratégia de marketing digital.

Além do site, vale a pena ter uma aba para conteúdos ou um blog apartado. Dessa forma, é possível melhorar a otimização do conteúdo (SEO) e o posicionamento do seu site. Ademais, o blog permite estabelecer sua empresa como uma autoridade no seu nicho e criar uma relação de confiança com seu público-alvo.

Desenvolva uma estratégia de conteúdo

Agora que você conferiu a importância de criar um blog, vale a pena traçar uma estratégia de marketing de conteúdo. A ideia é produzir materiais originais, relevantes e que ajudem a educar os clientes a respeito de suas dores e necessidades.

Essa é uma ferramenta que cria conexões profundas entre empresas e seu público. Philip Kotler, considerado como um dos maiores nomes do marketing, diz em seu livro “Marketing 4.0” que o conteúdo é hoje o novo anúncio.

Para atrair as pessoas para o site da sua empresa, a estratégia de conteúdo deverá considerar questões como:

  • Qual será o tom da mensagem?
  • Quais serão os formatos de conteúdo? (artigos educacionais, boletins, vídeos, infográficos, webinars, podcasts, imagens, etc.)
  • Como será a divulgação do conteúdo? (blogs, e-mail marketing, mídias sociai,)
  • Qual será a frequência de publicação?

A partir disso, é possível elaborar um calendário completo de publicação, abastecendo sua página e utilizando o potencial da otimização de sites para alcançar mais pessoas.

Foque em conteúdo especializado

Mais do que produzir conteúdo, é preciso pensar na qualidade do que será entregue para o público. Lembre-se de que é a imagem e o posicionamento da sua marca que estão em xeque. Por isso, você deve entregar informações confiáveis e bem escritas.

Para realmente se destacar no marketing digital, sua empresa pode investir em conteúdo especializado. A ideia é contar com produções altamente relevantes, diferenciadas e que realmente ajudem o público.

Ao longo do tempo, isso contribui para posicionar a marca como autoridade e gerar fidelização por parte dos consumidores. Dessa forma, portanto, o foco não está apenas em atrair visitas, mas em gerar oportunidades reais de negócio.

E sua empresa não precisa ter um setor especializado na produção de conteúdo. Com a ABContent, você conta com um time profissional e focado em finanças, negócios e empreendedorismo para a sua estratégia de marketing.

Todos os conteúdos produzidos por nós passam por um processo completo de planejamento, execução e otimização, garantindo a qualidade e a adesão às boas práticas do mercado. Assim, sua empresa poderá escalar a produção de conteúdo e terá a chance de aproveitar diversos formatos de materiais escritos.

Como você viu, a hora certa de investir em marketing digital para a empresa é agora. Dessa forma, é possível potencializar seu alcance de resultados e ainda evitar a perda de leads e clientes para os concorrentes que já têm presença online.

Quer investir em conteúdo como parte da sua estratégia de marketing? Fale conosco da ABContent e veja como ter o apoio de um time especializado no assunto!