Apostar na divulgação da marca é um investimento que toda empresa faz ou pelo menos deveria fazer. No entanto, é importante saber quando investir em publicidade. Afinal, existem momentos certos para planejar e executar esse tipo de estratégia.

Publicidade, propaganda ou estratégias de marketing podem ser utilizadas para diversos fins, como vender produtos ou fazer uma marca ser conhecida, e em diferentes meios, como o online e o tradicional “offline”.

Quer saber qual o momento certo para investir em publicidade? Então continue a leitura do artigo e descubra mais sobre o assunto!

Por que uma empresa precisa investir em publicidade?

Há uma diferença entre publicidade, propaganda e marketing, o que não vem ao caso nesse momento e pode até ser assunto para um outro tipo de artigo. Aqui, vamos entender como uma só atividade, pois o objetivo é ajudar você a compreender qual o melhor momento para iniciar os investimentos.

De maneira simples, considere os três como maneiras de promover um produto, empresa, marca ou até uma figura pública.

Uma empresa pode utilizar, por exemplo, estratégias como propagandas, banners, outdoors, vinhetas ou anúncios escritos para promover-se nas mídias tradicionais, como jornais, televisão e rádio.

Com o avanço da internet e a constante presença desse meio na vida das pessoas, as empresas tiveram que encontrar meios de promover-se de forma online, seja por anúncios pagos ou pelo marketing de conteúdo, que são duas das principais formas disponíveis.

Independente do meio escolhido, uma empresa precisa mostrar as pessoas que está no mercado e, principalmente, precisa vender seus produtos ou serviços. Você deve saber da importância da sua marca ser vista, correto? Pois bem, essas estratégias ajudam a empresa a tornar-se conhecida e a posicionar-se no mercado da melhor maneira.

Sem um trabalho de divulgação do seu negócio, dificilmente as pessoas saberão da sua existência e muito menos lembrarão de você, caso precisem de uma solução que você entrega.

Quais os melhores meios de promover sua empresa?

Não existe um que seja de fato considerado melhor, mas podemos dizer que existe o melhor meio para o seu público-alvo. Conforme mencionado, há diversas práticas de marketing e de publicidade, tanto para o meio online quanto para o offline.

Dependendo da sua empresa, você pode beneficiar-se das duas. Uma concessionária de carros, por exemplo, pode usar a mídia tradicional para mostrar promoções dos seus produtos, o marketing digital para promover seu negócio e fazer a companhia ser conhecida e facilmente encontrada na internet.

No entanto, é essencial ter em mente seu cliente ideal para estar presente nas mídias que ele utiliza. A internet é um meio que acaba alcançando um maior número de pessoas.

No entanto, se o seu cliente for uma pessoa idosa, apostar na mídia tradicional, como panfletos e propagandas de televisão podem ser mais eficazes. Então, pense sempre no seu cliente e promova-se pelo meio utilizado por ele.

Para não restar dúvidas, alguns meios para propaganda de forma tradicional ou offline: panfletos, vinhetas, outdoors, busdoors, taxidoors, placas, cartões, cartazes, propaganda de rádio e televisão, anúncios em jornais, são alguns deles.

Por outro lado, propaganda no meio digital utiliza ferramentas disponíveis na internet, como sites, blogs, redes sociais, anúncios online, entre outros.

Quando investir em publicidade?

Se essa pergunta já passou pela sua cabeça, saiba que a resposta é: sempre. Em diversos momentos você pode investir em publicidade. No entanto, certas regras, se levadas em conta, podem fazer sua publicidade ser mais eficaz. Confira agora alguns ótimos momentos para apostar na publicidade.

1. Lançamento de um novo produto ou serviço

Sua empresa lançou um novo produto ou serviço? Esse momento é essencial para investir em publicidade. Se utilizar estratégias de publicidade offline, revistas do seu nicho ou que seus clientes leem podem ser boas alternativas, por exemplo.

Por outro lado, no meio digital você pode utilizar anúncios e estratégias nas redes sociais para fazer com que as pessoas encontrem seu produto/serviço. No entanto, lembre sempre de considerar o tipo de mídia que seu possível cliente utiliza.

2. Promoções sazonais

Você tem algum negócio que faz promoções ou eventos em determinadas datas, como Natal, Dia dos Namorados e Ano Novo? Sempre que fizer essas promoções, tenha em mente que é momento exato de apostar na publicidade para que as vendas ocorram conforme o esperado, certo?

3. Ser encontrado pelos consumidores

A publicidade serve principalmente para ajudar uma empresa a promover sua imagem. Para isso, as companhias utilizam-se de meios tanto online quanto offline para conseguir alcançar o maior número de pessoas.

No entanto, pode ser muito caro apostar na mídia tradicional, ainda mais se a sua empresa for de pequeno ou médio porte. Nesse caso, é bom apostar no marketing digital. Você pode utilizar anúncios por um período e, principalmente, apostar no marketing de conteúdo para fazer com que seus clientes lhe encontrem.

Importante frisar que a mídia tradicional e anúncios pagos servem para períodos mais curtos. Se você quer resultados duradouros e fazer com que seus clientes encontrem sua empresa a qualquer momento, o marketing de conteúdo se mostra como uma das maneiras mais eficazes disponíveis.

4. Construir autoridade e ser considerado como referência

Para construir autoridade, é inegável que a melhor maneira atualmente seria por meio do marketing de conteúdo. Isso porque as propagandas, tanto no universo online quanto no offline, acabam sendo úteis por um período menor de tempo.

De forma geral, a maioria das pessoas estão na internet, e elas nao tem mais paciência de ficar vendo esse tipo de propaganda. O marketing de conteúdo funciona como uma propaganda da sua empresa, mas em vez de falar da sua empresa, você entrega conteúdo de valor para o leitor.

Dessa forma, seus possíveis clientes encontram você por meio do seu blog e começam a criar uma relação de confiança na marca. Entregar conteúdos de valor gera credibilidade e dessa forma você consegue posicionar sua empresa como uma autoridade no seu ramo.

Por isso, toda empresa deve apostar nessa estratégia. Além disso, se o conteúdo for de qualidade e realmente ajudar o leitor, poderá gerar engajamento e a sua marca pode ser divulgada no boca-a-boca, encantando cada vez mais pessoas e deixando sua empresa conhecida.

Saiba que o boca-a-boca é ainda o método de propaganda mais eficaz e é offline. Contudo, só acontece quando a empresa consegue surpreender. Por isso, é necessário apostar em um conteúdo de qualidade para que as pessoas façam a divulgação espontânea da sua empresa.

Conclusão

Quando investir em publicidade? A verdade é que quase em todos os momentos você deve apostar nessa estratégia de divulgação. No entanto, existem épocas que esses investimentos devem ser feitos com mais incidência.

Portanto, sempre aposte na publicidade nos momentos citados e, para conseguir clientes, se tornar uma referência, aumentar suas vendas e ser sempre lembrado, aposte no marketing de conteúdo! Nessa estratégia a publicidade é duradoura, pois um blog fica online constantemente e pode ser acessado a qualquer momento pelos clientes em potencial.

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