Orgânico ou pago, o tráfego é o objetivo de qualquer produção de conteúdo. Ele alimenta e é alimentado pelas estratégias de marketing. Sem o tráfego não existe demanda e, portanto, não há negócios. Com isso, os estrategistas de marketing vêm desenvolvendo diversas estratégias para conquistá-lo.

Tráfego refere-se à sua audiência, ao número de visitantes que recebe seu negócio online. Consequentemente, quanto mais visitas, maior é o número de vendas. Desse modo, de youtubers à páginas de empresas no Facebook, é necessário aumentar o tráfego para gerar receita.

Após essa percepção, vem a próxima dúvida: tráfego orgânico ou tráfego pago? Certamente, pelo nome, o primeiro chama a atenção. No entanto, embora seja extremamente eficaz e suficiente para muitos, para outros a história pode ser diferente.

Neste artigo você descobrirá o que é tráfego pago e conhecerá algumas estratégias para aumentá-lo. E, consequentemente, alavancar suas vendas. Boa leitura!

O que é tráfego pago?

Enquanto o tráfego orgânico exige muito esforço de planejamento, capacidade de produção de bom conteúdo e paciência em um ambiente de muita competitividade, o tráfego pago é um atalho para sua marca conseguir ser vista. Ele é, basicamente, um investimento financeiro que você realiza para ser encontrado pelos internautas.

Com resultados mais rápidos, o tráfego pago possibilita, também, saber quando é que seu negócio online vai receber visitas. Assim, seja no Google, Facebook ou no Instagram, você não precisa ficar em constante estado de ansiedade à espera de que um de seus conteúdos ou produtos gere tráfego no seu site.

Esses anúncios criados para promover seu blog, produto ou serviço podem ser produzidos em diversas plataformas, como:

  • Facebook Ads;
  • Google Ads;
  • Instagram Ads;
  • Outbrain;
  • Taboola;
  • Youtube Ads.

Como funciona?

Cada plataforma funciona de uma forma. Mas, em essência, você paga para que elas divulguem seu blog ou produto. Tais anúncios são vistos por pessoas que se interessem pelo assunto designado ao anúncio. Então, rapidamente seu negócio online pode começar a gerar tráfego, o que, consequentemente, gera vendas mais rápidas.

Sem a enorme concorrência do acesso orgânico, o tráfego pago pode atingir a primeira posição do Google pelo tempo da campanha. Esta, no entanto, tem um tempo limitado, então é importante estabelecer uma frequência para investir em tais anúncio, a partir da análise de resultado de campanhas anteriores.

Apesar das vantagens e da facilidade em atrair visitas com o tráfego pago, algumas vezes, entretanto, ele pode não atingir os resultados positivos esperados. Isto porque, apesar do conteúdo digital, o consumo é feito por humanos, que demandam conteúdo de qualidade e envolvente.

Siga com a leitura para conhecer algumas estratégias para o sucesso do tráfego pago.

Estratégias para melhorar o seu tráfego pago

Há algumas dicas de ações para evitar perder dinheiro com as campanhas de tráfego pago. Acompanhe!

Defina sua verba

Examine seu negócio e as finanças antes de tudo. Você não pode comprometer a receita da sua marca para anunciá-la. Assim, estabeleça uma verba dentro do orçamento disponível. As plataformas, no geral, apresentam diversos valores de investimento. Então, você define se pode gastar 10 ou 1000 reais.

No entanto, caso tenha recursos mais altos para investir nas campanhas, nunca coloque todo o seu dinheiro em apenas uma campanha. Crie diferentes anúncios e teste-os para saber o que funciona melhor para sua marca. Esta, inclusive, é a próxima dica.

Entenda as necessidades das suas personas

Para a produção de conteúdo relevante e que atinja o público que você quer atingir, você precisa conhecê-lo. Entender as necessidades da persona não é apenas buscar saber o porquê ela precisa de seus serviços. Ter conhecimento da linguagem e dos hábitos de consumo dela é de extrema importância para a produção do conteúdo ideal para cada segmento de grupos.

Assim, com diferentes anúncios direcionados aos vários grupos segmentados de persona, você consegue testar sua comunicação com cada uma delas. Além disso, você pode avaliar os resultados ao fim das campanhas.

Crie diferentes anúncios

Um erro muito comum nas estratégias de tráfego pago é o apego a uma única campanha, progressivamente aumentando o investimento nela. Contudo, inegavelmente, a melhor maneira de aumentar o tráfego é com a criação de diferentes campanhas.

Essa estratégias apresenta diversas vantagens:

  • você pode manter anúncios diferentes específico a cada uma de suas personas;
  • você pode comparar todos os anúncios e ver qual funciona melhor;
  • menores chances de cansar o público com seu anúncio;
  • você pode testar ideias para conteúdos.

Ofereça conteúdo grátis

Você já ouviu falar dos ímãs digitais? É uma espécie de recompensa oferecida por um anúncio ou a troco de uma assinatura em uma newsletter. Enfim, pode ser em formato de e-book sobre algo do setor de atuação da sua marca, um vídeo ou áudio e são usados para captar o interesse de possíveis clientes.

Lembre-se, ainda, que você sempre precisará oferecer conteúdos de qualidade para alimentar a sua audiência, seja ela oriunda do tráfego pago ou orgânico. Entenda que o tráfego pago pode lhe trazer velocidade, mas jamais substituirá a oferta de conteúdos de valor que você deve oferecer ao seu público-alvo em qualquer situação.

Crie anúncios verdadeiros e claros

Independentemente do tom da linguagem ou do tipo de conteúdo, seus anúncios devem sempre ser verdadeiros e transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva. Lembre-se que anúncios, por si só, já causam estresse nos internautas. Imagine, então, que um deles entre em seu anúncio e perceba que foi enganado.

Desse modo, faça anúncios interessantes que despertem a atenção do público. E, de preferência, ofereça produtos gratuitos e sempre cumpra com o que prometeu! A falta de ética é uma forte causa para rejeição de marcas.

Deixe claro qual é a ação que espera do usuário

Além da transmissão objetiva de sua mensagem, para gerar tráfego, você precisa expressar, a partir de um poderoso call to action, qual a ação esperada do usuário por você ao criar o anúncio.

A pessoa só responderá ao call to action, claro, caso o conteúdo seja original e relevante. Nesses casos em que há engajamento, o call to action é também como uma forma de orientar a pessoa impactada a decidir mais rápido acessar seu conteúdo.

Tenha em mente que, apesar de interessante, uma estratégia equivocada em sua campanha de tráfego pago pode fazer você perder muito dinheiro e não obter os resultados esperados.

Use ferramentas para aumentar o alcance

Além de plataformas específicas, como a plataforma de tráfego pago para o Instagram (Instagram Ads) ou para o Facebook (Facebook Ads), uma série de ferramentas foi desenvolvida para auxiliar nesse trabalho intenso de divulgação.

Uma delas é o lookalike, que permite ao Facebook encontrar perfis com características em comum. Com isso, o alcance do anúncio aumenta para uma audiência semelhante criada pela ferramenta. Quanto maior for a lista da audiência da marca e, consequentemente os dados do público, melhor será o seu público lookalike e o alcance promovido pelo tráfego pago.

Outra ferramenta bastante utilizada é o Graph Search, que coleta informações do público alvo a partir das buscas do Facebook. Com dados sobre páginas e grupos que a audiência interage, a plataforma consegue segmentar os anúncios de modo a otimizar os resultados de acesso.

Por fim, o ideal, na verdade, é investir tanto no tráfego pago quanto no orgânico. Pois, além de apresentarem objetivos e características diferentes, juntos, eles produzem melhores resultados.

Quer seguir aprendendo a impulsionar o seu negócio na internet? Então continue acompanhando o blog para ler outros conteúdos como esse!