4 Ps do Marketing: o que são e como aplicar na sua empresa?

Você sabia que uma ideia desenvolvida na década de 1960 para estruturar a estratégia de marketing das empresas é aplicada até hoje? Claro que houve ajustes, mas os 4ps do marketing se mantêm como possibilidade para fortalecer sua marca.

Eles podem ajudar a trazer mais visibilidade para produtos ou serviços. Por isso, são pilares essenciais que nortearão as decisões de divulgação e vendas, de forma a atender as necessidades dos consumidores e se destacar da concorrência.

Quer entender o que significa cada P do marketing? Continue a leitura e descubra ainda as vantagens de aplicar esse conceito na sua empresa!

Como surgiu o conceito de 4 Ps do marketing?

Antes de explicar o significado dos 4 Ps do marketing, é importante saber como surgiu essa ideia. Como você pode ver não é algo novo: o conceito foi elaborado em 1960 por Jerome McCarthy, um professor norte-americano, no livro “Marketing básico: uma visão gerencial”.

Porém, essa estratégia ganhou mais popularidade com Philip Kotler, também professor norte-americano. Junto a outros estudos, ele complementou a ideia inicial com uma proposta mais prática para as empresas.

O conceito apareceu na obra de Kotler chamada “Administração de marketing: a bíblia do marketing”, de 1967.

O que significam os 4 Ps?

Agora você conheceu a origem do termo 4 Ps do marketing — também chamado de mix de marketing ou composto de marketing. Está curioso para saber o que são os 4 Ps?

Veja a seguir!

Produto

O primeiro P do marketing é o produto (ou serviço) que a sua empresa oferece. Para seu negócio crescer, é fundamental que o seu produto atenda às necessidades, desejos e expectativas do cliente, certo?

Dessa maneira, é preciso uma estratégia para entender a fundo quem é seu público-alvo para que você entregue o que esses consumidores esperam. É importante saber que não é apenas o produto em si, mas todo o seu valor agregado e experiência que proporciona ao cliente.

Então, é preciso considerar um conjunto de aspectos, como:

  • qualidade;
  • forma;
  • embalagem;
  • diferenciais;
  • design;
  • variedade;
  • garantia;
  • entre outros.

Dessa maneira, é necessário que o empreendedor entenda os atributos que os consumidores valorizam no tipo de produto ou serviço que ele oferece.

Preço

O segundo P diz respeito ao preço do seu produto ou serviço e, muitas vezes, determinar esse valor pode não ser tarefa fácil. Além de pensar em todos os custos e estipular uma margem de lucro, é necessário saber o quanto os seus clientes estão dispostos a pagar.

Dependendo dos atributos do produto, dos aspectos psicológicos que envolvem sua aquisição e até do posicionamento da marca no mercado, o preço pode ser mais alto ou mais baixo.

Praça

Agora que você já viu que os primeiros Ps são produto e preço, precisa conhecer o terceiro — que se refere à praça. Aqui é a tradução para place, que seria local. É uma estratégia de distribuição do seu produto ou serviço para que chegue ao seu cliente.

Envolve pensar, por exemplo, em loja física, e-commerce, catálogo de vendas, pontos de vendas em estabelecimentos, entre outros. A praça deve ser estruturada considerando os locais que seu público frequenta ou acessa, no caso do ambiente digital.

Então, é essencial conhecer os interesses e comportamento do seu consumidor para levar o que sua empresa oferece até ele. Mas, assim como os outros Ps, há aspectos subjetivos envolvidos. Algumas marcas podem limitar os pontos de venda para despertar o gatilho da escassez, por exemplo.

Promoção

O último dos Ps do mix de marketing se refere à promoção. Mas antes que você associe a descontos, saiba que a ideia aqui é de divulgação ou de promover seu produto ou serviço. Assim, é preciso escolher os canais de comunicação que trarão visibilidade.

É o caso de anúncios em revistas, propagandas na TV, outdoor ou o universo de possibilidades que o ambiente digital oferece. Afinal, a Internet traz diferentes formas de promover seu produto, seja em seu site, blog, redes sociais, e-mail marketing, materiais ricos, entre outros.

E, novamente, saber os locais que seu público acessa ajudará a definir as melhores estratégias de divulgação.

Quais as vantagens e a importância de utilizar cada um dos 4 Ps para empresa?

Ao conhecer a definição dos 4 Ps do marketing, você pode entender uma frase que ficou famosa a respeito desse conceito: “o marketing é colocar o produto certo, no lugar certo, ao preço certo, no momento certo”.

Em outras palavras: é preciso saber equilibrar os 4 Ps na hora de estruturar a sua estratégia de marketing. De pouco adianta ter um produto diferenciado e preço adequado se você não chega no seu potencial cliente, não é?

Nesse sentido, a teoria desenvolvida nos anos 1960 aponta para os 4 pilares fundamentais que devem ser trabalhados no seu planejamento de marketing para ter campanhas eficientes. Serve, portanto, de norte para oferecer uma boa experiência ao público e fidelizar os clientes.

Como aplicá-los em um negócio?

Agora você já percebeu como os 4 Ps do marketing podem fortalecer a identidade da sua marca, melhorar a visibilidade do seu produto ou serviço e aumentar suas vendas.

Para aplicar esses pilares, o primeiro passo é conhecer seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado e criação de personas, que refletem o retrato do seu cliente ideal.

Desse modo, você entende o que sua audiência espera. Com isso, pode fazer modificações e aperfeiçoamentos em seu produto ou serviços, mudar o preço, repensar sobre os locais de venda e trabalhar melhor a divulgação.

Marketing digital

Para se aproximar do consumidor, uma ação interessante é investir no Inbound Marketing com estratégias de marketing digital. A dica aqui é produzir conteúdos educativos e de qualidade para o seu blog e redes sociais.

Dessa maneira, você promove seu produto utilizando técnicas para se tornar autoridade em seu segmento e para aparecer nas primeiras posições em motores de busca, como o Google. Essa é uma forma interessante de atrair consumidores.

Como você pode ver, considerar os 4 Ps do marketing auxiliará na construção de uma estratégia eficiente. Investir nos diversos canais do meio digital trará resultados ainda melhores. Fortaleça sua marca a partir da autoridade online!

Está interessado em produzir conteúdos educacionais para o blog da sua empresa? Converse com nossa equipe e descubra os diferenciais dessa estratégia!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: