Calendário sazonal: vale a pena utilizar nas campanhas de marketing?

Não é incomum encontrar marcas que postam conteúdos especiais em datas comemorativas, certo? O Natal, a Páscoa e o Dia das Mães são exemplos disso. Essas publicações são parte das estratégias do marketing sazonal, que visa a destacar determinados serviços em épocas especiais do ano.

Muitas empresas contam com o chamado calendário sazonal para acompanhar essas datas e organizar o planejamento. Por isso, quem deseja aproveitar as oportunidades trazidas por esses períodos para aproximar sua relação com o público não pode deixar de conhecê-lo.

Acompanhe!

O que é o calendário sazonal?

O calendário sazonal é uma ferramenta. Ele pode ser construído manualmente ou com ajuda da tecnologia para otimizar seu uso. Por meio dele, é possível registrar eventos e datas comemorativas, além de marcar fatos históricos que interessem à empresa e seu público.

Desse modo, quem fica responsável pela gestão de marketing sazonal pode criar diferentes planos para aproximar os consumidores de uma companhia ou marca.

Como ele funciona?

De modo geral, as empresas usam o calendário sazonal para orientar suas estratégias. Apesar das datas mais comuns do mercado se destacarem, datas específicas — como as de cada profissão — também podem ser aproveitadas.

Elas se relacionam com segmentos específicos. Na área da saúde, um exemplo disso é o Dia do Farmacêutico. Já a área de finanças pode celebrar o Dia do Contador. Percebe como os exemplos podem variar de acordo com a necessidade do negócio?

Sendo assim, um calendário sazonal é um espaço direcionado para organizar as ideias de conteúdos e campanhas dos profissionais criativos.  Além das datas gerais, como o Carnaval e o Ano Novo, a escolha de outros momentos comemorativos depende do segmento em questão.

Por que usar o calendário sazonal na estratégia de comunicação?

Quando pensamos em agências voltadas ao comércio varejista fica fácil entender a importância de usar um calendário sazonal. Afinal, essa ferramenta permite que os produtos se destaquem no mercado por meio dos conteúdos referentes às datas.

Mas, e quanto ao mercado digital? Será que companhias que trabalham com economia, gestão, finanças e investimentos podem se beneficiar de estratégias sazonais? A resposta é sim. Isso porque infoprodutos e demais serviços online não deixam de ser produtos.

Assim, envolvem as mesmas demandas que outros tipos de itens ou serviços negociados em datas especiais. Além disso, o calendário sazonal permite que determinados conteúdos sejam usados para aproximar os clientes das empresas.

Próximo ao Ano Novo, por exemplo, não é incomum encontrar conteúdos voltados para dicas de planejamento estratégico financeiro. Eles educam o mercado e demonstram a autoridade do negócio em questão.

O mesmo pode ser visto em relação ao Dia dos Namorados. Essa data pode abrir espaço para conteúdos voltados à importância de organizar as finanças do casal ou mesmo de separar valores extras para os presentes, por exemplo.

Quais as vantagens do calendário sazonal?

Agora você sabe o que é calendário sazonal e como ele funciona. Que tal conhecer os principais benefícios de investir em estratégias baseadas nele?

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Branding facilitado

Construir e fortalecer o branding (gestão de marca) de uma empresa tende a ser um processo desafiador. Afinal, ele depende da afinidade do público com o negócio. Ou seja, do relacionamento e da impressão que a empresa passa aos consumidores e leads.

O uso de um calendário sazonal pode ajudar nesse sentido. Ele permite que seus conteúdos cheguem a pessoas nas quais eles talvez não chegassem de outra forma. Para entender esse ponto, suponha que você deseje atrair um determinado nicho de profissionais para seu negócio.

É possível desenvolver conteúdos sazonais voltados a ele, usando técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para otimizar o alcance. Essa atitude melhora seu posicionamento de mercado, levando uma maior visibilidade ao negócio.

Criação de vínculo com clientes já existentes

Ter clientes que costumam contratar seus serviços é bastante positivo. Mas será que eles são realmente fiéis a você? Consumidores fidelizados são aqueles que colocam seu negócio em sua lista de preferidos. Assim, compram da sua marca sempre que têm a oportunidade.

Se você ainda não consegue contabilizar tantos clientes assim, saiba que o uso de um calendário sazonal pode ajudar. Se a empresa conhece seu público-alvo e personas, sabe quais datas são as mais importantes para elas e pode usar isso para criar conexão.

Para conhecer as datas importantes para sua persona, invista em conteúdos interativos e que instiguem comunicações entre o lead e a marca. Com isso, você poderá saber ainda mais sobre ele, criando publicações mais alinhadas às suas necessidades.

Aumento das vendas

Todas as vantagens citadas tendem a impactar nas vendas. Prospectar e atrair novos clientes, fidelizar os antigos e construir uma comunicação honesta são estratégias funcionais na hora de maximizar os resultados do negócio.

Nas campanhas sazonais, é possível otimizar os lucros. Isso porque são épocas em que as pessoas tendem a estar dispostas a comprar presentes. Tanto a si mesmas, quanto para outras pessoas. Então, porque não aproveitar a aproximação para divulgar seus serviços e aumentar as vendas?

Quais são as dicas para aproveitar o calendário sazonal?

Gostou da ideia de utilizar datas comemorativas nas ações de marketing do negócio? Então confira dicas para otimizar ainda mais o processo!

Conheça seu público muito bem

Primeiramente, é imprescindível apostar em um planejamento prévio. Sem isso, as ações podem ser menos efetivas do que você imagina. Nesse momento, é fundamental conhecer seu público. Isso porque são suas necessidades e personalidades que nortearão as estratégias.

Caso esteja lidando com pessoas mais racionais, talvez não seja uma boa ideia investir em conteúdos tocantes e sensíveis, certo? E vice-versa! Assim, para tomar decisões alinhadas com os leads e consumidores, avalie bem suas demandas.

Use as datas certas

Se você digitar “calendário sazonal” no Google, perceberá que existem datas comemorativas praticamente todos os dias do ano. Em vista disso, é preciso filtrar as que mais importam para seu público. Isso impede que você acabe por entediar quem busca por seus serviços.

Estude os resultados

Por fim, não deixe de acompanhar os resultados de suas ações sazonais. Ao fazer isso, você saberá exatamente o que serve e o que pode ser descartado de cada estratégia. Logo, poderá investir em melhorias contínuas.

Como vimos, o calendário sazonal pode ser uma excelente ferramenta de otimização de resultados. Contudo, para aproveitá-la ao máximo, é necessário alinhá-lo ao seu segmento, público e objetivos futuros!

Um conteúdo de qualidade pode ser a ponte ideal entre sua empresa e os clientes. Saiba aqui o que seu artigo precisa ter para ser realmente bom!

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