O endomarketing — também conhecido como marketing interno — pode ser conceituado como uma fusão entre as atividades do marketing com a gestão de recursos humanos.

Em síntese, ele busca atender às necessidades dos colaboradores e melhorar a experiência dos profissionais dentro da empresa. O objetivo final é que difundir a imagem da marca internamente, transformando essas pessoas nos embaixadores do negócio.

O assunto despertou o seu interesse?  Neste artigo você aprenderá o que é endomarketing e suas vantagens. Além disso, receberá dicas sobre como implementar  a estratégia em sua empresa. Acompanhe!

Como o endomarketing funciona?

O endomarketing segue o mesmo principio do marketing: conjunto de atividades que gera valor a uma empresa, proporcionando uma boa experiência aos clientes e satisfazendo as necessidades do mercado. No marketing interno, todo esse mecanismo é voltado para o colaborador dessas empresas. Conquistando o cliente interno, a empresa ganha em produtividade e qualidade no trabalho.

Da mesma forma que um cliente satisfeito volta a fazer negócio e indica a organização, o colaborador tem a mesma atitude quando está engajado a sua empresa.

Todo empregador espera que seus contratados vistam a camisa. Entretanto, é preciso ter a consciência de que o trabalho é uma relação de troca. Ou seja, as equipes precisam de estímulos para que realmente possam entregar os resultados esperados.

Dito isso, são exemplos de ações de endomarketing:

  • campanhas de bem-estar, qualidade de vida e valorização do colaborador;
  • campanhas de reconhecimento profissional;
  • educação corporativa;
  • eventos que promovam a integração dos profissionais e seus familiares;
  • investimento em employer branding;
  • investimentos em política de benefícios e incentivos.

Quais as vantagens do endomarketing para as empresas?

Toda empresa precisa de uma estratégia de endomarketing consistente. Conheça as principais vantagens e descubra por que vale a pena considerar a estratégia na sua empresa.

Facilita a retenção de talentos

No mundo corporativo, a competitividade não se resume aos clientes. Além de disputarem os consumidores, as empresas também competem por bons profissionais.

Quanto mais bem preparado for o time, maiores serão as chances de a organização conquistar bons resultados e se destacar no mercado.

Reconhecer que os grandes talentos são importantes para o negócio é o que move o endomarketing. Essas ações visam mostram para essas pessoas que vale a pena fazer parte dessa equipe. Com isso, facilita a manutenção de um time sólido e comprometido.

Supera as expectativas

Toda relação de trabalho envolve expectativas. O profissional espera receber um determinado tratamento por parte da empresa, enquanto ela espera que esse colaborador seja capaz de conquistar os objetivos do negócio.

Uma estratégia de endomarketing bem estruturada contribui para que as expectativas de ambas as partes sejam atingidas. Por um lado, a organização se esforça para atender as demandas dos profissionais. De outro, as ações se refletem em motivação e produtividade, ingredientes fundamentais para que as equipes entreguem bons resultados.

Mantém os objetivos alinhados

Embora a empresa tenha um objetivo geral, ela é composta por uma série de departamentos com metas individuais. O endomarketing é peça fundamental para manter a conexão entre os objetivos individuais em relação aos setores e à empresa.

Como implementar o endomarketing?

Quando falamos em melhorar a experiência do cliente interno, muitas pessoas logo pensam no trivial: ações de reconhecimento, lembrancinhas em datas comemorativas e a celebração do aniversariante do mês.

No entanto, o endomarketing vai além disso. Para que esse conceito fique ainda mais nítido, conheça agora as etapas de implementação do marketing interno.

Ouça o que os profissionais têm a dizer

O intuito é garantir uma experiência positiva aos profissionais. Por isso, o caminho mais fácil é seguro é ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

Faça pesquisas internas para identificar do que eles sentem falta na empresa e peça dicas sobre o que os gestores de pessoas podem fazer para que sua jornada se torne mais leve. Descubra o que mantém as equipes motivadas e o que esperam do empregador.

Mostre que a equipe faz diferença nos resultados

Um dos objetivos da implementação do endomarketing é melhorar os resultados da empresa e proporcionar uma experiência positiva aos clientes internos. Deixe que os colaboradores saibam a importância do seu trabalho nesse processo.

Estabelecer um cronograma de reuniões para apresentar os resultados. Crie estratégias inovadoras para reconhecer o trabalho individual e em grupo na conquista dos objetivos.

Inclua bonificações em dinheiro, se possível, e estruture um programa de incentivos e benefícios interessante. É importante que contemplem o desempenho dos profissionais ao mesmo tempo em que atendam suas necessidades.

Invista na comunicação interna

De nada adianta aplicar pesquisas internas e estruturar um programa de incentivos sem uma comunicação interna eficiente. A comunicação interna e o endomarketing são tão profundamente ligados que é comum que as pessoas entendam os dois processos como uma mesma estratégia.

Na realidade, a comunicação interna é uma das estratégias do endomarketing. Ela é responsável por garantir que os colaboradores tenham acesso às informações necessárias para fazer um bom trabalho.

Ao se comunicar, a empresa informa ao colaborador sobre seus próximos passos, o lançamento de produtos, sua participação no mercado, em quais eventos estará presente, entre outras informações. Tudo isso é importante para despertar o senso de pertencimento nos colaboradores.

Aposte na criatividade

As ações de endomarketing devem ser construídas sobre os pilares da comunicação interna, das pesquisas com os colaboradores e do reconhecimento — ou seja, os passos citados anteriormente.

Criatividade e inovação devem acompanhar esse processo. Quanto mais surpreendentes forem as ações de marketing interno, somada a outros processos, maior será o reconhecimento da marca  como uma boa empregadora.

Além de motivar e reter talentos, a empresa passa a fazer parte do radar de outros profissionais, o que aumenta as chances de compor uma equipe de alto desempenho.

Para concluir

A forma na qual o cliente externo enxerga a sua empresa também é um reflexo de como o colaborador se sente em relação ao negócio. Mais importante que saber o que é endomarketing, é reconhecer a sua relevância para o crescimento organizacional e a importância dos profissionais nesse processo.

E por falar em clientes externos, que tal conhecer alguns mecanismos que podem ajudar a melhorar  a experiência do cliente na empresa?