A visibilidade é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso de um negócio. Afinal, não é possível consumir a solução de uma empresa que o público nem sabe que existe, certo? Nessa hora, saber como usar o Facebook Ads pode fazer a diferença.
De modo geral, existem duas principais formas de levar um conteúdo online aos consumidores. O primeiro é por meio do marketing de conteúdo — que gera o chamado tráfego orgânico. Já o segundo é o anúncio ou patrocínio, que gera o tráfego pago.
Confira este conteúdo e conheça mais sobre a plataforma de anúncios do Facebook!
O que é o Facebook Ads?
Ao navegar pelo Facebook ou pelo Instagram, é provável que você já tenha visto uma postagem sinalizada com o termo “anúncio” ou “patrocinado”. Já se perguntou como ele foi para lá? A resposta é simples: por meio do Facebook Ads.
O Facebook Ads é um sistema de mídia paga. Ele permite a construção de diversos anúncios personalizados e os impulsiona para determinados públicos.
Desse modo, é possível criar diferentes estratégias, segmentar os usuários de acordo com elas, separá-los por localização, gênero, idade e muito mais. Assim, aumentam-se as chances de conversão.
Quais os principais objetivos da plataforma?
Em linhas gerais, o Facebook Ads busca aumentar a visibilidade de uma marca. Ao impulsionar uma publicação, ela chegará a um número maior de potenciais interessados, maximizando as chances de que eles entrem em contato ou conheçam sua empresa.
Sendo assim, é possível dizer que o objetivo principal desse sistema é aumentar a quantidade de acessos a um anúncio, otimizando as chances de conversão. Porém, para que ele seja realmente funcional, é preciso atentar a alguns pontos.
Primeiramente, é importante conhecer o público-alvo e o objetivo do anúncio. Sem isso, é impossível direcionar a estratégia da forma correta. Em segundo lugar, é preciso avaliar o investimento feito.
Algumas pessoas pensam que qualquer valor é suficiente para levar a publicação em questão para o público e trazer resultados. Contudo, não é bem assim. Simplesmente impulsionar uma postagem não é garantia de resultados.
O anúncio precisa ser relevante, alinhado às dores do público e, claro, contar com um investimento adequado. É por isso que a identificação dos pontos estratégicos é fundamental para evitar gastos desnecessários.
Por fim, é necessário alinhar o uso do Facebook Ads com uma boa estratégia de marketing digital e de conteúdo. Do contrário, se o lead chegar até você e não encontrar conteúdos de qualidade em sua rede social, site ou blog, o interesse não continuará.
Como ela pode ser útil para a empresa?
Conforme visto, saber como usar o Facebook Ads é imprescindível para aproveitar todo seu potencial. Confira, a seguir, algumas utilidades que essa ferramenta pode ter para sua empresa!
Primeiro contato
O uso estratégico do Facebook Ads pode ser levar seu negócio a um público que talvez não o procurasse sozinho. Dessa maneira, os anúncios impulsionados atuam como uma “primeira impressão” da marca.
É por isso que se mostra fundamental usar boas imagens, títulos e descrições. O uso de hashtags e palavras-chave também pode maximizar o sucesso do anúncio, a depender de sua intenção.
Captação de leads
Usar a mídia paga aumenta as chances de captar leads. Quando as pessoas se interessam pelo anúncio e abrem a sua página, podem começar uma caminhada de compra com você.
Se o potencial consumidor se depara com uma proposta interessante para ele — por meio de outros conteúdos de qualidade — pode caminhar pelo funil de vendas. Até se tornar, de fato, um cliente fidelizado.
Vale lembrar que o funil de vendas é um modelo estratégico que separa a jornada de compra de um consumidor por estágios. Em cada um deles, o cliente é abordado de uma forma diferente, em busca de levá-lo à compra e fidelização.
Ampliação do público na internet
Inevitavelmente, saber como usar o Facebook Ads levará um tráfego maior até sua página. Com isso, a tendência é que haja um aumento nas curtidas, nos comentários e no engajamento dos usuários.
Para manter essas interações ativas, é interessante aliar o uso do Ads com outras ferramentas. Por exemplo, Calls-To-Action (chamadas para que o usuário realize alguma ação) e publicações interativas.
Quais são os tipos de anúncios do Facebook Ads?
Existem 11 opções de anúncios que podem ser criadas no Facebook Ads. Eles se dividem em 3 principais tipos, que são:
- reconhecimento;
- consideração;
- conversão.
Cada um deles acompanha os estágios do funil, permitindo que você atinja o público por meio de diferentes abordagens. Isso gerará, consequentemente, reações diferentes. Para saber como utilizar, é interessante explorar todas as possibilidades da plataforma.
Como usar Facebook Ads para criar uma campanha?
O primeiro passo para entender como usar o Facebook Ads é, conforme dito, ter um objetivo definido. Ele não só será a base para que você direcione a estratégia, mas também permitirá que você escolha o tipo ideal de anúncio para a ocasião.
Em seguida, é preciso criar, de fato, o anúncio. Ele pode estar no formato que você desejar (vídeo, imagem, texto etc). O importante é se alinhar às necessidades do público. Nesse momento, criatividade e profissionalismo são essenciais.
O terceiro passo é segmentar. Nessa hora, é interessante desbravar o Ads e conferir todas suas ferramentas. Elas são bastante robustas e incluem até mesmo testes A/B. Desse modo, você pode testar um anúncio em diferentes formatos para ver qual melhor se alinha ao propósito.
O quarto passo é definir o posicionamento do anúncio. Ou seja, sua localização aos olhos do usuário. Por fim, é hora de investir. Esse será o momento de estabelecer o controle de gastos e a otimização deles.
Como gerenciar as campanhas?
É possível contar com um gerenciador na hora de administrar as campanhas. Ele pode ser usado desde a criação até o acompanhamento do anúncio. Nele, você observará gráficos, e métricas (impressões, alcance, custo por resultado etc).
Isso permitirá maior controle. Desse modo, é viável acompanhar o desempenho do anúncio e alinhar suas próximas campanhas com mais precisão.
Percebeu que saber como usar o Facebook Ads pode acelerar os resultados do seu negócio? Porém, é fundamental apostar no marketing de conteúdo junto ele. Afinal, ele é o pilar de qualquer estratégia de anúncios e é essencial na fidelização dos clientes!
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