Lançamento ou funil perpétuo: qual a melhor alternativa para lançar um produto?

Um produto novo é sempre motivo de ansiedade e empolgação para a empresa e, em especial, para o time por trás da sua concepção. Muitas vezes, há dúvidas em relação à estratégia utilizada. É melhor lançamento ou funil perpétuo?

Para ajudar na tomada de decisão é preciso entender o conceito e objetivo dessas duas formas de lançar uma novidade. Assim, é possível visualizar quais serão os resultados de marketing e vendas de acordo com cada escolha.

No intuito de ajudar a resolver esse dilema, preparamos este artigo com a descrição e características dos dois conceitos. Então continue a leitura e veja o que melhor se aplica ao seu produto!

O que é um lançamento de produto?

O lançamento, também chamado de lançamento digital, é uma estratégia usada no processo de marketing e vendas em que a disponibilidade do produto tem um tempo limitado. Assim, o cliente que não aproveitar a oportunidade terá que aguardar um novo lançamento.

Seu principal objetivo é despertar o senso de urgência e estimular no cliente o pensamento de que se não comprar, perderá a chance de uma aquisição vantajosa. Nesse tipo de ação, o carrinho costuma ser aberto e fechado rapidamente.

As principais características são:

  • datas prefixadas para abertura e fechamento do carrinho, assim como publicação de conteúdo;
  • público-alvo bem definido;
  • lista de contatos e e-mails ampla;
  • possibilidade de geração de receita em curto tempo;
  • pico de vendas imediato;
  • conteúdos temporais;
  • leads com entrada simultânea;
  • maior dificuldade de correção de erros;
  • autoridade para a marca;
  • maior engajamento;
  • ativação dos gatilhos psicológicos da escassez e urgência.

Quais as vantagens do lançamento de produto?

Com o tempo limitado de oferta, a proposta do lançamento digital de produzir um sentimento de escassez, costuma dar certo e acelerar a decisão do cliente. Como ele sabe que o produto não ficará disponível eternamente, se antecipa para garantir a compra.

Outra vantagem é que o lançamento ocorre em períodos determinados do ano. Logo, não requer uma dedicação contínua das equipes. Assim, a previsão de receita anual se torna possível com ações pontuais.

O que é um funil perpétuo?

Conhecido como evergreen, o funil perpétuo é a forma de lançamento contínuo de um produto. Isso quer dizer que ele não terá data fixa para entrar e sair do carrinho. Portanto, o lead ou cliente pode se decidir por uma compra a qualquer momento.

Ele repete diversas vezes um lançamento anterior. Assim, pode estimular aqueles que ainda não compraram, ao passo que apresenta a novos leads na lista de contatos. Em uma sequência coordenada e alinhada de mensagem, é possível gerar vendas em curto, médio e longo prazo.

As principais características do funil perpétuo são:

  • sequência de ações estratégicas de vendas;
  • processo dinâmico;
  • abertura do carrinho por tempo indeterminado;
  • lista de e-mails criada do zero;
  • conteúdos atemporais;
  • geração diária de vendas;
  • maior previsibilidade de faturamento;
  • otimização para retorno máximo de investimento;
  • regularidade nas vendas;
  • entrada sequencial de leads com objetivos diferentes;
  • circulação contínua.

Quais as vantagens do funil perpétuo?

Uma das vantagens mais significativas do funil perpétuo é que você pode deixar o produto disponível. Logo, tem a chance de leads antigos e novos, além de clientes, visualizarem a oportunidade e tomar a decisão de compra.

Então é possível observar o comportamento do público e descobrir quais as estratégias de vendas estão mais adequadas. Será mais fácil, inclusive, aplicar testes para avaliar o desempenho de vendas e fazer correções em tempo hábil.

Outro fator de benefício é que, com a maior previsibilidade do faturamento, o fluxo de caixa pode se manter constante. Em consequência, aumenta o potencial de lucratividade com o processo contínuo de vendas.

Quais as principais diferenças entre eles?

Como você viu, enquanto no lançamento é possível vender mais em menor intervalo de tempo e obter resultados mais rápidos, no funil perpétuo o foco está na regularidade das vendas e equilíbrio da receita, mostrando um resultado em ritmo frequente e contínuo.

O lançamento costuma ter um ticket médio de vendas (valor gasto por cliente em cada compra) bem superior na comparação à estratégia de funil perpétuo. Isso ocorre pelo tom de escassez empregado no lançamento, que prevê as vendas pontuais e momentâneas.

Mas no funil perpétuo é possível observar o comportamento do lead ou cliente e tomar providências para acertar na estratégia. Enquanto isso, no lançamento há um risco maior de mudança no comportamento do público, reduzindo a audiência e, consequentemente, as oportunidades de vendas.

A urgência, característica tão forte do lançamento, também pode comprometer os resultados. Afinal, pode não dar tempo de executar todo o planejamento antes do tempo previsto de lançar o produto.

O funil perpétuo, por sua vez, tem uma estratégia mais bem pensada, que permite observações, análises e adequações. Há tempo de colocar em prática todo o planejamento, inclusive com revisões periódicas.

Afinal, qual a melhor alternativa para lançar um novo produto?

Agora que você já entendeu o que é um lançamento e um funil perpétuo se torna mais fácil fazer uma escolha, certo? Então, qual é a melhor alternativa para um novo lançamento no seu negócio?

A decisão dependerá do seu objetivo e do que pode funcionar melhor para sua estratégia de venda de cada produto. A decisão impacta nos resultados e, portanto, deve ser bem pensada em relação aos prós e contras.

Como vimos, a escolha permeia dois caminhos para alcançar os resultados esperados. Você deseja permitir que cliente faça compras a qualquer momento na estratégia de funil perpétuo ou abrir uma possibilidade momentânea para que ele aproveite um lançamento?

A resposta depende, portanto, dos objetivos da empresa com determinado produto. Assim, é preciso pensar sobre a estratégia geral para encontrar o melhor caminho em cada caso.

É importante lembrar que todo lançamento ou funil perpétuo exige conteúdo de qualidade para ajudar na estratégia de prospecção de novos clientes e na venda do produto. Quanto mais um conteúdo responder às dúvidas do lead e sanar sua dor, mais próximo ele ficará da conversão!

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