Marketing de Guerrilha: você conhece esta estratégia?

Alguns anos atrás a Netflix espalhou por cidades dos Estados Unidos outdoors com a frase “Netflix é uma piada”Isso chamou a atenção das pessoas, fazendo crescer a especulação de que seria um ataque da concorrência.

No final, descobriu-se que a ação era da própria Netflix para divulgar as novas parcerias com nomes reconhecidos da comédia, como Chris Rock, Jerry Seinfeld e Ellen DeGeneres.

Perceba que a ação foi bastante simples, mas foi o suficiente para pegar pessoas de surpresa e fazer com que elas passassem a interagir em redes sociais para tentar descobrir o que estava acontecendo.

A estratégia, cujo objetivo era justamente de divulgar a operadora de streaming de forma inconvencional, recebe o nome de marketing de guerrilha.

O que é marketing de guerrilha?

O marketing de guerrilha é uma tática de marketing que visa atingir o consumidor em um nível mais pessoal e memorável. Para realizações de ações, empresas usam elementos de surpresa e/ou interações não convencionais para promover um produto ou serviço.

Ao contrário do marketing tradicional, o de guerrilha não faz campanhas generalizadas, concentra-se em grupos menores e em um local específico. No entanto, por pegar o consumidor de surpresa suas ações geralmente têm um alto alcance, pois chamam a atenção quando divulgadas em redes sociais.

O termo original foi cunhado por Jay Conrad Levinson, em seu livro “Guerrilla Advertising”. A inspiração vem das guerrilhas, que utilizam táticas menores que incluem emboscadas, sabotagem, ataques e elementos de surpresa.

Um dos principais objetivos da estratégia é enviar a mensagem ao cliente em potencial de tal modo que ele jamais esquecerá a experiência (ou se lembrará dela pelo maior tempo possível). Em suma, uma empresa que aposta no marketing de guerrilha deseja pegar o consumidor de surpresa, causar uma impressão que fique na memória e criar uma boa dose de agitação social.

Vantagens do marketing de guerrilha

No marketing de guerrilha a imaginação é muito mais importante que o orçamento. Por isso, normalmente as campanhas têm um orçamento baixo e dependem muito de métodos não convencionais para alcançar o consumidor. Desse modo, a estratégia é considerada como uma maneira econômica de aumentar o reconhecimento da marca.

Outro benefício do marketing de guerrilha é a oportunidade da ação se tornar viral. Com o crescente número de pessoas que têm acesso à Internet, consumidores podem capturar impressões memoráveis e espalhá-las pelo mundo.

Isso significa que as campanhas de guerrilha podem facilmente se tornar virais e ganhar exposição por milhões de pessoas, algo que para outras táticas de mkt pode ser um pouco mais difícil e custoso.

Com uma campanha bem-sucedida, o público-alvo fica surpreso, impressionado e disposto a aprender mais sobre o produto e/ou serviço. Trata-se portanto, de uma estratégia de marketing muito eficiente também para ativação de marcas.

Para que uma estratégia de guerrilha alcance os benefícios acima, é importante levar em consideração alguns elementos, conforme veremos a seguir.

Características do marketing de guerrilha

Os principais elementos por trás de uma estratégia bem-sucedida de marketing de guerrilha são:

  • Inteligência: uma ação de marketing de guerrilha que realmente traga resultados deve ser inteligente. Isso deixa os consumidores refletindo e procurando interpretar o anúncio.
  • Atração: deve capturar a atenção dos consumidores e fazê-los apreciar a ação o máximo de tempo possível (ou seja, sem que sua atenção seja distraída por qualquer outra coisa ao redor).
  • Memorável: deve provocar uma resposta emocional que fique na mente dos consumidores.
  • Interação: deve permitir a interação dos consumidores.

Analisando o exemplo da ação realizada pela Netlifx, perceba que os quatro elementos estavam presentes:

  • Inteligência: os consumidores ficaram refletindo sobre o anúncio.
  • Atração: dizer que Netflix é uma “piada” atraiu a atenção dos consumidores.
  • Memorável: provocou uma resposta emocional.
  • Interação: pessoas passaram a interagir no Twitter para saber o que estava acontecendo.

Como funciona o marketing de guerrilha?

Empresas que usam o marketing de guerrilha esperam que suas ações sejam disseminadas por meio de marketing viral ou pelo boca a boca, possibilitado assim que um público muito mais amplo seja alcançado gratuitamente.

Para  este tipo de marketing, a conexão com as emoções do consumidor é essencial. Apesar de ser uma estratégia que pode trazer bons resultados, o uso dessa tática não é indicado para todos os tipos de bens e serviços. Isso sem contar que costuma ser o caminho de divulgação escolhido mais por produtos que visam atingir consumidores mais jovens com maior probabilidade de responder positivamente.

Ainda, o marketing de guerrilha ocorre em locais públicos como ruas, shows, parques públicos, eventos esportivos, festivais, praias e shopping centers.

Dicas para um marketing de guerrilha de sucesso

Para evitar surpresas na sua campanha de guerrilha, é importante cuidar com alguns pontos:

  • Mantenha o respeito: não seja excessivamente agressivo em sua abordagem, deixe claro que a ação levará apenas alguns minutos. Se, por exemplo, a tática envolve abordar pessoas em uma área de tráfego intenso, lembre-se de que elas podem estar com pressa e não queiram participar. Não force e nem obrigue ninguém. O ideal é que a interação seja espontânea.
  • Cuide com a linguagem: ações de guerrilha podem usar uma linguagem forte para atrair emoções específicas ou se relacionar com o jargão de seu público-alvo. Mesmo que o vocabulário seja apropriado para seu público, considere que podem ter crianças ou outras pessoas sensíveis ao conteúdo por perto.
  • Seja claro com a mensagem: as táticas de marketing de guerrilha são usadas para produzir um alto impacto em um curto período de tempo. Lembre-se que a mensagem deve ser transmitida em uma janela de tempo, portanto, ela deve ser a mais clara e óbvia possível.
  • Planeje cuidadosamente: táticas de marketing de guerrilha têm vida curta, mas a intenção é que o impacto seja duradouro. Um erro pode levar a críticas negativas que podem levar tudo a perder. Para evitar isso, considere quaisquer desafios que possam surgir na execução da ação, como clima, eventos próximos, reações negativas do público etc.

Para encerrar, não esqueça que…

O marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing que realiza ações criativas e não convencionais para obter o maior alcance possível e os melhores resultados imaginados sem envolver altos custos e muitos recursos.

Para que uma ação de guerrilha tenha sucesso, é importante que ela inclua quatro elementos: inteligência, atração, interação e seja memorável.

E já que estamos falando de métodos não tradicionais de marketing, conheça também sobre o marketing de experiência!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: