Quem deseja fazer com que seu empreendimento cresça e alcance mais pessoas — sejam elas físicas ou jurídicas — precisa adotar estratégias para fidelizar clientes, garantindo seu retorno e engajamento. Por isso, compreender o que é marketing de relacionamento é fundamental.

Com ele, você poderá otimizar a relação com os consumidores e alcançar resultados diferenciados e competitivos. Para tanto, vale a pena conhecer as dicas para colocar essa abordagem em prática.

Ficou interessado? Então acompanhe a leitura deste artigo para entender o que é marketing de relacionamento e como fazê-lo!

O que é o marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias e ações que busca aproximar uma empresa ou marca de seus clientes. O intuito, dessa forma, é desenvolver uma relação positiva com o público-alvo.

Além disso, por meio de um marketing de relacionamento eficiente, o negócio tem a chance de fidelizar os consumidores. Essa situação permite que os clientes não apenas consumam um produto ou serviço do empreendimento, mas também indiquem a marca — atestando a sua qualidade.

Assim, com um planejamento e execução de marketing de relacionamento, é possível construir a autoridade no mercado.

Como o marketing de relacionamento funciona?

Agora que você entende o que é marketing de relacionamento e quais são os objetivos do método, é hora de analisar como ele funciona. Para isso, é importante considerar que esse modelo de marketing está diretamente ligado à experiência do cliente.

Isso quer dizer que é indispensável focar no conjunto de impressões que a sua empresa deixa no público. Diante disso, o marketing de relacionamento se preocupa, principalmente, com a criação de uma relação pós-venda. Assim, aumentam as chances de o consumidor se manter fiel e não optar pela concorrência.

Para isso, as ações implementadas devem fazer com que o cliente se sinta como o lado mais importante da relação comercial. Logo, é fundamental escutar as opiniões e necessidades dele e tomar decisões com base nelas.

Quais os principais exemplos de marketing de relacionamento?

Além de compreender o conceito de marketing de relacionamento e como ele funciona, vale a pena conferir quais são algumas companhias bem sucedidas nessa estratégia.

Acompanhe a seguir!

Starbucks

Uma empresa que utiliza o marketing de relacionamento de forma eficiente é o Starbucks. A maior cadeia de cafeterias do mundo foca em agradecer seus clientes por meio de e-mails, além de informá-los sobre novas ofertas.

A marca também disponibiliza uma página para que seu público sugira novos produtos, fazendo com que os consumidores se sintam parte da construção da companhia. Essas são formas de transmitir um sentimento positivo aos clientes.

Tyson Foods

A Tyson Foods é uma companhia multinacional, que opera na indústria alimentícia. Um dos exemplos focados no marketing de relacionamento foi o lançamento de uma campanha voltada para o combate à fome — que influenciou diretamente a fidelização de diversos consumidores.

A iniciativa começou em 2000, arrecadando mais de 43 milhões de quilos de alimentos ao longo de 10 anos. Esse desempenho foi possível graças à política de doar produtos segundo a quantidade de comentários em seu blog.

Assim, a política de ajuda humanitária funcionou também para gerar engajamento e fidelizar clientes.

Lay’s

A Lay’s, marca que reúne diferentes tipos de chips de batata frita, desenvolve anualmente o concurso “Do Us A Flavor”. Nele, a empresa convida os consumidores a enviar ideias para novos sabores de chips. Todos votam nas melhores opções que compõem a lista, por meio da internet.

Ao final do concurso, o sabor vencedor entra para a linha de produtos do negócio e o criador recebe um prêmio da companhia. Essa abordagem permite que os consumidores decidam parte do futuro da empresa e faz com que a Lay’s demonstre confiança em seus clientes.

General Electric

Também vale a pena conhecer a estratégia de marketing de relacionamento da General Electric (GE). Esse conglomerado estadunidense, que atua no setor de energia e tecnologia, utiliza o marketing de conteúdo para se aproximar de sua clientela.

A partir de pesquisas, a companhia consegue descobrir as principais demandas dos consumidores. Assim, ela personaliza os artigos de seu blog segundo as especificidades de cada contexto socioeconômico e das necessidades dos seus consumidores.

Como fazer o marketing de relacionamento?

Até aqui, você conferiu as principais características do marketing de relacionamento e alguns dos exemplos reais de como ele é utilizado. Contudo, ainda é necessário entender como implementá-lo em sua empresa.

Para isso, acompanhe as próximas dicas!

Conheça os clientes

O primeiro passo para fazer o marketing de relacionamento é identificar seus tipos de clientes. É importante criar um banco de dados, analisando os hábitos de consumo deles e a relação estabelecida com sua marca.

Para tanto, é interessante fazer pesquisas frequentes com o público. Para estimular a participação, existe a chance de oferecer benefícios em troca das respostas.

Personalize seus contatos

Depois de identificar o comportamento de cada consumidor, será possível pensar em ações para que cada pessoa tenha uma experiência única com sua marca.

Por isso, vale a pena investir em estratégias de personalização, aproximando o contato e humanizando o relacionamento com o negócio. Um e-mail marketing personalizado, por exemplo, pode favorecer o pós-vendas.

Incentive o retorno

Além de personalizar os serviços, é fundamental incentivar o retorno dos clientes. Nesse sentido, desenvolver um programa de fidelidade é uma maneira eficiente de aproximar sua marca dos consumidores.

Nesse caso, é essencial fazer uma divulgação ampla das regras e garantir que elas sejam justas. Assim, é possível estimular um relacionamento de longo prazo.

Pratique a escuta atenta

Para que os consumidores se sintam parte do desenvolvimento da empresa, é importante que eles possam criticá-la e fazer sugestões. Por isso, outro ponto indispensável no marketing de relacionamento é praticar a escuta atenta.

Para adotar essa abordagem, uma solução é abrir um canal de diálogo para ouvir seu público e coletar feedbacks valiosos.

Mapeie os resultados

Por fim, é fundamental mapear os resultados da sua estratégia de marketing. Para isso, é necessário determinar seus indicadores de performance e atualizar os dados constantemente. Desse modo, você saberá se as ações adotadas estão funcionando ou se é preciso fazer ajustes.

Como você viu, compreender o que é marketing de relacionamento permite à empresa se aproximar de seus clientes, fazendo com que eles se vejam como participantes do crescimento do negócio. Assim, é possível gerar uma imagem positiva de sua marca — aumentando o engajamento, alcançando mais pessoas e fidelizando seu público.

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