O que é copywriting e qual sua importância? Descubra!

Você sabe o que é copywriting? Entender o conceito e aprender o básico sobre ele poderá lhe ajudar muito na sua empresaAfinal, todo negócio precisa vender e conquistar clientes para ser bem-sucedidoe saber utilizar “copy” nesses momentos é fundamental. 

Essa técnica de escrita persuasiva pode estar presente em diversos momentos e estratégiasLogo, é possível utilizá-la em campanhas, propagandas e até de forma presencial enquanto você se relaciona com as pessoas. 

Acompanhe a leitura do artigo, entenda melhor o que é copywriting e veja a importância dele para seu negócio! 

O que é copywriting? 

Copywriting, também muito conhecido apenas como copy, é uma estratégia utilizada para convencer ou persuadir o leitor a realizar uma ação que você deseja. Ela pode ser: comprar um produto, adquirir um serviço, baixar um material gratuito, se cadastrar na sua lista de e-mails, dentre outras.  

Embora aproveite-se de técnicas de persuasão, copywriting não pode ser confundido com manipulação. Ou seja, essa estratégia é utilizada apenas para convencer uma pessoa a tomar a atitude que você deseja que ela tome, jamais com o intuito de enganar ou induzir ao erro. 

Assim, deve ser empregada sempre com honestidade, pois as mentiras sempre são descobertas. E isso pode prejudicar sua reputação.  

Devo me tornar um copywriter para aprender copywriting? 

O copywriter é o profissional que é especialista nessa estratégia. Ele tem como função escrever textos “irresistíveis” que prendam o leitor 

Algumas especialidades desses profissionais são: 

  • anúncios digitais; 
  • comerciais de televisão e rádio; 
  • peças publicitárias como: anúncios em revistas e jornais, banners, folders; 
  • roteiro para vídeos; 
  • post para redes sociais; 

Além dos copywriters, outros profissionais que atuam com marketing, publicidade, comunicação e produção de conteúdo costumam aprender sobre o tema para utilizá-lo em seus trabalhos.  

Apesar de envolver muitos estudos, empreendedores e donos de negócios podem – e devem – aprender a utilizar copywriting em sua comunicação, tanto presencialmente quanto no meio online.  

Dessa forma, é possível entender melhor os hábitos de compra das pessoas e agir de maneira mais certeira para convencê-las a comprar de sua companhiaAinda, você pode usar copy para demonstrar autoridade e confiança, criar conexão com o prospecto, dentre outros benefícios.  

Ou seja, você não precisa ser um copywriter profissional para utilizar copy na sua comunicação.  

Qual a diferença entre copywriting e redação publicitária? 

Agora que você sabe o que é copywriting, sua importância e como essa técnica pode lhe ajudar no seu negócio, pode ser que tenha pensado que copy é o mesmo que redação publicitária. No entanto, são completamente diferentes. 

A redação publicitária geralmente tem o objetivo de vender. Por outro lado, copy tem o intuito de levar o leitor a realizar uma ação, causando também “emoção”. Este último se difere de uma redação publicitária por alguns aspectos: forte utilização de gatilhos mentaistécnicas de eliminação de objeções e uma forte chamada para ação.  

Além disso, normalmente o copy tem intuito educativo, enquanto direciona o leitor na leitura. Assim, é possível que um conteúdo educacional seja um copywriting ao mesmo tempo. 

Quando devo utilizar copywriting na minha comunicação? 

O copywriting deve estar muito presente nas suas estratégias de marketing digital. Ou seja, se você conta com a ajuda de um serviço de produção de conteúdo, é possível que utilizem copy em alguns artigos para seu blog e em e-mails para nutrição de leads, por exemplo. 

Além disso, sua equipe de marketing deve empregar essa estratégia em posts em redes sociais e em anúncios de tráfego pago, como Google Ads e Facebook Ads. 

No entanto, você pode utilizar o copywriting em diversos momentos na sua comunicação. Veja abaixo: 

  • em e-mails com possíveis clientes, investidores ou futuros parceiros; 
  • quando contatam você para entender melhor o que a empresa oferece; 
  • nas suas redes sociais pessoais, demonstrando sua autoridade no seu ramo; 
  • comunicados da companhia para o público; 
  • em artigos ou posts de redes sociais que você mesmo produziu; 
  • no atendimento ao cliente, tanto presencial quanto por telefone ou e-mail, etc. 

Ou seja, você pode aprender um pouco dessa técnica de escrita persuasiva para utilizá-la em diversos momentos em que achar necessário, principalmente quando estiver se comunicando diretamente com interessados em seus serviços ou produtos. 

Como fazer um bom copywriting? 

É essencial estudar sobre o assunto para fazer boas copys, além de praticar. Veja abaixo como fazer um bom copywriting e conseguir atrair mais clientes! 

Conheça bem sua persona 

A copy é sobre sua persona, jamais sobre sua empresa. Por isso, é essencial conhecer a fundo os desejos e as maiores dores do seu público para poder realizar uma comunicação eficiente e que foque no que realmente importa.  

Quanto mais você conhecê-la, melhor e mais direcionada será sua comunicação. Logo, separe um tempo para entendê-la fundo. 

Fale sempre a verdade 

Lembre-se de que copywriting é utilizado para persuasãonão manipulação! Logo, busque sempre dizer a verdade de forma atraente. Não tente mentir na sua copy ou dizer mais do que você pode oferecer, pois isso apenas lhe prejudicará. 

Aprenda com exemplos práticos 

Uma forma de aprender copywriting e a utilizá-lo na prática é vendo exemplos de boas copys, principalmente feitas por grandes copywriters. Por isso, leia carta de vendas, e-mails e outras peças para entender como a comunicação persuasiva pode ser utilizada em seu benefício. 

Aprenda sobre os gatilhos mentais 

Copywriting não pode ser resumido a gatilhos mentais. São necessários diversos conhecimentos para se tornar um especialista. Contudo, você pode começar aprendendo alguns gatilhos mentais para aplicar quando estiver se comunicando. 

Invista na comunicação  

Um copy eficiente deve investir em diferentes técnicas de comunicação. Para atrair o leitor e prender sua atenção até o fim, é possível utilizar recursos como: storytellingfiguras de linguagem, perguntas retóricas, dentre outras.  

Seja simples, claro e objetivo 

Não se preocupe em escrever bem ou de forma bonita. A copy deve ser eficiente e se comunicar na linguagem da persona. Além disso, ela deve sempre ser clara, simples e objetiva.  

Isso significa que você deve se preocupar em passar a mensagem e evitar confundir o leitor. Busque também focar em apenas uma ideia peça para que o consumidor realize uma única ação.  

O conhecimento e a habilidade em copywriting pode ser valioso para empreendedores e donos de negócios. Isso porque, dessa forma, você poderá se comunicar melhor e convencer as pessoas de que seu negócio oferece a solução ideal para o que elas procuram.  

Sendo assim, busque aprender um pouco sobre essa estratégia para poder aplicar no seu dia a dia quando for necessário, seja com clientes, interessados e possíveis investidores ou parceiros! 

E já que você conheceu essa técnica de escrita persuasiva, continue seu aprendizado sobre o tema! Veja agora o que é o modelo AIDA e entenda como utilizá-lo na prática!  

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