O que é endomarketing e qual a importância para sua empresa?

Toda empresa preocupa-se em atender bem seus clientes e em oferecer a eles os melhores produtos e serviços. Isso é normal, pois são os clientes que pagam as contas da organização, não é mesmo?

Bom, mas o fato é que se os clientes existem, é porque do outro lado há funcionários dedicados a ouvi-los, cumprir prazos, atender pedidos, prestar serviços, desenvolver produtos, prestar suporte e assim por diante. Então, se devemos dar atenção aos nossos clientes, do mesmo modo não podemos nos esquecer de quem faz tudo acontecer: os colaboradores.

A partir do momento que os funcionários se sentem como partes do negócio, a motivação aumenta e todo mundo sai ganhando. Existem várias maneiras de trabalhar com seu público interno a fim de aumentar o engajamento. Uma delas está no endomarketing.

O que é endomarketing?

O termo endomarketing é composto pelo prefixo “endo”, que em grego significa “dentro”, e pela palavra “marketing”. Desse modo, fica fácil deduzirmos o que é endomarketing: marketing de dentro, ou seja, marketing interno.

Em termos gerais, endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing que se concentram no ambiente interno de uma empresa, isto é, seus funcionários. É também considerado como uma das maneiras mais eficazes de reduzir a o turnover (taxa de rotatividade de funcionários) e atrair profissionais qualificados para a empresa.

Seu objetivo é vender a empresa a seus próprios colaboradores a fim de transformá-los em evangelistas da organização. Com isso, espera-se que as pessoas trabalhem em prol do negócio e gerem resultados.

Para conseguir atingir os resultados que espera,  o endomarketing trabalha com ações que alinham colaboradores com os objetivos da empresa e melhoram a motivação dos funcionários.

Quais as vantagens do endomarketing?

A importância do endomarketing é a geração de motivação dos funcionários que, ao mesmo tempo, sentem-se mais identificados com a marca. Quando isso ocorre, cada um passa a reconhecer seu papel, a se dedicar mais e a executar melhor suas tarefas.

Uma vez motivados, os colaboradores tornam-se mais produtivos, proativos e comprometidos. Também por meio de ações de endomarketing a empresa consegue mostrar aos seus funcionários que está aberta para ouvir suas sugestões e até incentivá-las. É fundamental que todos sintam que são ouvidos e respeitados.

Outro benefício do endomarketing é a transformação do ambiente interno. Em média, cada funcionário passa cerca de oito horas por dia em uma empresa. Alguns desses dias podem ser difíceis e ter uma carga de estresse elevada.

Manter um clima organizacional positivo e saudável é vital para tornar esses dias mais suportáveis. O endomarketing faz isto: expressa sua preocupação com a saúde e o bem-estar de seus trabalhadores.

Existe um outro conceito que muitas vezes é utilizado de forma intercalada com o endomarketing. Estamos nos referindo à comunicação interna.

Endomarketing e comunicação interna são as mesmas coisas?

Apesar de ambos visarem o ambiente interno, existem algumas diferenças entre endomarketing e comunicação interna. Simplificadamente, o objetivo do endomarketing é o engajamento, enquanto a comunicação foca em comunicar.

Esmiuçando um pouco mais, a comunicação interna transmite informações da empresa em e-mails, murais, TV corporativa, intranet, jornal interno, etc. Ela preocupa-se em manter colaboradores bem informados para, de uma certa maneira, também trabalhar com o engajamento de todos.

O endomarketing lida mais com a cultura da organização. Se o marketing busca fidelizar clientes, o endomarketing espera que suas ações fidelizem seus colaboradores.

As ações mais comuns de endomarketing são organização de eventos para colaboradores e familiares, peças gráficas, vídeo institucional, e-mail marketing, entre outras.

Perceba que, apesar de a finalidade do endomarketing e da comunicação interna serem diferentes, no final, os dois querem melhorar o ambiente interno para que a empresa torne-se cada vez mais lucrativa. Por isso, dizemos que tratam-se de atividades complementares.

Ações de endomarketing

São várias as ações de endomarketing que você pode adotar na sua empresa. O ideal é primeiro traçar um panorama geral de como está o clima organizacional.

Por exemplo, se o problema for falta de motivação, e essa desmotivação vir por conta de uma insatisfação com os líderes, a empresa pode realizar atividades voltadas para a gerência, como promover palestras, contratar mentoria, etc.

Caso o índice de absenteísmo esteja alto, o motivo pode estar no estresse. Muitas pessoas acabam ficando doentes – e por consequência, tendo que faltar o trabalho – porque uma doença foi desencadeada por uma má qualidade de vida.

Nesse caso, a organização pode fazer campanhas incentivando a prática de esportes, o mindfulness e a meditação. A empresa pode também organizar eventos em espaços com natureza para confraternização.

Uma ação de endomarketing que traz muito resultado e incentiva os colaboradores é a premiação. Premie-os com um final de semana em um hotel, ingressos de cinema, um dia de folga, cesta de chocolates, etc.

Não esqueça que endomarketing é também sobre alinhar colaboradores com objetivos da organização. Para tanto, forneça treinamentos e palestras para que todos estejam bem cientes sobre a cultura da empresa.

Concluindo

Para o endomarketing, a lógica é:

  • O colaborador de uma empresa é seu cliente.
  • A empresa é o produto.

Com isso, lembre-se sempre que o objetivo do endomarketing é fazer o cliente (o funcionário) ser apaixonado pelo produto (a empresa). Os ganhos para a organização vão desde colaboradores satisfeitos a aumento de produtividade.

E para um funcionário produtivo é fundamental que ele esteja comprometido. Por isso, não poupe esforços em investir recursos e tempo em endomarketing para manter um bom ambiente de trabalho!

Gostou deste artigo? Leia mais conteúdos como este no blog da ABContent. E deixe seu comentário em caso de dúvidas ou sugestões!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: