O que é o Marketing 4.0 e por que sua empresa precisa apostar nele?

Você já ouviu falar do Marketing 4.0? Se não, saiba que seu negócio corre um grande risco de ficar para trás perante os concorrentes e perder competitividade no mercado! Conhecer esse conceito e saber como aplicá-lo é essencial se você quer ser visto e encontrado pelos seus possíveis clientes.

Atualmente, novas empresas surgem, deixando a concorrência cada vez mais acirrada. Além disso, os hábitos das pessoas se modificaram muito por causa da tecnologia e da internet, principalmente.

Dessa forma, quem não utiliza esses fatores a favor da empresa está fadado ao esquecimento e consequentemente, ao fracasso. Para evitar isso, continue a leitura do artigo e saiba mais sobre o marketing 4.0 e veja como aplicá-lo na sua empresa!

Como era antes do marketing 4.0?

Antes de entrarmos no marketing 4.0, que é aquele que diz que devemos levar o marketing do meio tradicional para o digital, é essencial ter em mente que nem sempre foi assim.

Ou seja, o marketing 4.0 não surgiu do nada. Na verdade, ele é uma evolução do marketing que ocorreu ao longo do tempo. Entenda agora um pouco sobre o marketing 1.0, 2.0 e 3.0.

Marketing 1.0

O marketing 1.0 é antigo e nasceu na época da Revolução Industrial, período marcado pela produção em massa e padronização dos produtos. O objetivo do marketing nessa época era focar no produto. Ou seja, praticamente bastava ter o produto para ter campanhas e propagandas para vendê-lo as pessoas.

Nessa época, a concorrência ainda não era forte e o mercado consumidor estava no início. Vale lembrar que antes, tudo era feito de forma artesanal e única. Com a Revolução Industrial, esses produtos passaram a ser fabricados de forma industrializada e com preços menores. Em resumo, o foco do marketing 1.0 era o produto. Logo, o marketing tinha apenas a preocupação de vendê-lo.

Marketing 2.0

O marketing 2.0 surgiu na Era da Informação, período marcado pela evolução dos meios de comunicação, como a televisão. Nesse tempo, as pessoas já podiam comparar produtos e definir qual era o melhor. Logo, pode-se dizer que o foco do marketing 2.0 era obter a preferência do consumidor.

Nessa época, os consumidores já estavam um pouco mais exigentes e a concorrência entre empresas já estava forte. Assim, as empresas tinham que construir uma marca e diferenciar seus produtos dos outros disponíveis no mercado.

Marketing 3.0

O marketing 3.0 surgiu baseando-se em valores. Aqui, os consumidores não são mais vistos como meras pessoas que consomem, mas passam a serem vistos como pessoas com valores, propósitos e objetivos na vida. Ou seja, o marketing 3.0 se foca no consumidor e baseia-se em valores.

Nessa evolução do marketing, as empresas passaram a entender que as pessoas têm anseios e necessidades e que, a cada compra que realizam, querem satisfazer esses desejos.

Logo, o enfoque é deixar a marca mais humana, com valores próximos dos seus consumidores e com foco na sustentabilidade. Depois disso, surgiu o marketing 4.0, que é uma evolução do 3.0. Entenda mais no próximo tópico.

O que é marketing 4.0?

O marketing 4.0 é marcado por uma integração maior entre os canais de marketing, utilização da internet para pesquisa, consumo de conteúdos digitais (marketing de conteúdo) e utilização de canais, como as redes sociais.

Considere-o como se fosse um aprofundamento do marketing 3.0, mas ainda mais centrado no cliente e com o uso da tecnologia.

Assim, entende que as pessoas estão mais exigentes e pesquisam muito antes de comprar algum produto. Além disso, sabe que elas utilizam a internet e antes de comprar, querem aprender sobre a empresa, o produto ou o serviço que deseja. A empresa também precisa entregar valor antes para conquistar a confiança dos consumidores, algo característico dessa nova era do marketing.

Como aplicar o marketing 4.0 na prática?

Conforme comentado, o marketing 3.0 é centrado no consumidor, e o marketing 4.0 é uma evolução que leva essa ideia para o meio digital.

As pessoas estão na internet e é essencial você ter uma presença forte nesse meio para conseguir se destacar e passar na frente dos seus concorrentes. Mas então, como aplicar os conceitos do marketing 4.0 na prática? Confira as dicas abaixo!

Esteja presente em todos os meios sociais

Para conseguir ser visto, você precisa ter presença forte na internet. Logo, é essencial ter perfis e ser ativo nas redes sociais, principalmente aquela que sua persona (cliente ideal) utiliza.

Seja acessível. Uma empresa fácil de ser contactada agrada muito os consumidores. Logo, busque comunicar-se de diversas maneiras, principalmente por aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Humanize sua marca

Por mais que pessoas gostam de marcas e determinadas empresas, elas gostam de conversar com pessoas. Logo, ao se comunicar, saiba conversar com as pessoas, solucionar problemas e escutar o que eles dizem. Mostre que por traz da sua empresa há uma pessoa de verdade como os consumidores para gerar conexão.

Isso não é difícil de fazer.  Até um e-mail personalizado, apresentando-se como um colaborador da sua empresa e enviando o e-mail falando diretamente com a pessoa pode ser bom para conectar.

Aprenda a ouvir seus consumidores

A internet deu o poder para as pessoas propagarem suas opiniões para os outros na internet. Além disso, é importante lembrar que o boca a boca ainda é a forma mais poderosa de marketing, e isso pode ajudar ou prejudicar sua empresa. Por isso, mostre-se uma empresa acessível e prestativa, que se importa com os clientes e sabe resolver os problemas deles.

Isso porque quando um consumidor é bem tratado, ele comenta com os outros. Por outro lado, quando tem uma experiência negativa, esse descontentamento pode ser propagado nas redes sociais e prejudicar sua reputação. Logo, saber ser prestativo, ouvir o consumidor e saber lidar com esses problemas deve ser uma das prioridades da sua empresa.

Utilize o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o rei do marketing 4.0 e a peça chave para as empresas serem encontradas, se destacarem perante a concorrência e conseguir conquistar as pessoas.

Logo, ter um blog e apostar na entrega de conteúdo de qualidade e especializado de forma constante para seus clientes é praticamente obrigatório se você quer chamar a atenção deles, mostrar que é uma empresa confiável, fazê-los se tornarem clientes e também,  fideliza-los.

Se você ainda não conhece o poder do marketing de conteúdo, confira o artigo abaixo:

Entender e aplicar os princípios do marketing 4.0 é essencial para que sua empresa consiga se destacar e adquira mais clientes. Estar presente nas redes sociais é fundamental, mas além disso, é importante que sua empresa entregue valor, ou seja, aposte no marketing de conteúdo especializado e de qualidade para atrair a atenção, gerar conexão e conquistar clientes.

Pronto para começar sua estratégia de marketing de conteúdo? Então entre em contato conosco e comece já a entregar conteúdos especializados para seus clientes!

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: