Para entender se uma campanha está dando certo é importante mensurar resultados — e é nesse momento que o marketing de performance se faz útil. Entre KPIs, métricas e ROI, esse modelo de estratégia é fundamental para apresentar o desempenho das ações executas.

Assim, é possível definir melhor o investimento de mídias pagas, poupando dinheiro, tempo e esforços das equipes envolvidas. Também fica mais fácil determinar o foco das ações de marketing, de acordo com cada mídia utilizada.

Por isso, neste post você saberá o que é marketing de performance, como funciona a estratégia e quais as suas principais características. Continue a leitura para acompanhar os benefícios e como implementar a estratégia no seu negócio!

O que é o marketing de performance?

Essa é uma estratégia do marketing digital orientada por dados e focada em resultados, sobretudo, em relação às mídias digitais pagas. Com ela, é possível mensurar o retorno sobre um determinado investimento em campanhas lançadas pela empresa.

O marketing de performance utiliza diversas métricas para obter dados e informações confiáveis, como:

  • ROI – Retorno sobre investimento;
  • CPA – custo por aquisição;
  • CPC – Custo por clique;
  • CPL – Custo por lead;
  • CPM – Custo por mil.

Com isso, as métricas da estratégia ajudam a responder as principais perguntas sobre o comportamento e engajamento do público, em relação aos anúncios publicados.

Por exemplo:

  • número de cliques por anúncio;
  • quantidade de visualizações;
  • visualizações que receberam ou não cliques;
  • quantidade de cliques;
  • comparativo entre períodos.

Como funciona esse tipo de estratégia?

Para obter resultados mensuráveis, o marketing de performance utiliza preferencialmente as mídias pagas, que permitem avaliar o potencial de conversão e definir o investimento. Assim, as campanhas lançadas darão prioridade a ações com efetivas chances de gerar um lead, estimular um clique ou efetuar uma venda.

Desse modo, o marketing funciona por meio de anúncios veiculados em variados tipos de mídias. A escolha delas se baseia na probabilidade de encontrar o maior número possível de pessoas pertencentes ao público-alvo.

Conheça as mídias mais populares e mais utilizadas no marketing de performance!

Google Ads

Essa é a ferramenta usada por empresas que desejam que seus anúncios apareçam no topo das páginas de busca. Por ela é possível anunciar por links patrocinados, product list advertising, banner, vídeos e outros formatos mensuráveis.

Social Media

Pelas mídias sociais — Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn — as chances de aumentar a visibilidade e gerar tráfego são maiores. Isso porque a presença constante de consumidores em uma dessas redes potencializa a geração e conversão de leads.

Marketing de afiliados

Como modalidade própria do marketing, os afiliados podem ser utilizados ao permitir o investimento no resultado final. Assim, é possível mensurar os resultados por meio da comissão de vendas ou por leads gerados.

Quais são as principais características do marketing de performance?

Uma das características mais marcantes do marketing de performance está no fato de que suas ações estão focadas no retorno a curto prazo. A ideia é planejar campanhas que apresentem resultados rápidos e imediatos. Por isso, são voltadas para a geração de leads e conversão de vendas.

Nesse modelo de estratégia o objetivo maior é inserir a propaganda certa, no lugar certo, para um público que esteja de fato interessado. Assim, é possível investir nas mídias conforme as reações dos consumidores — sejam impressões, cliques, engajamentos, leads, vendas etc.

Quais os benefícios do marketing de performance?

A primeira vantagem em utilizar o marketing de performance é que se trata de uma ferramenta 100% mensurável. Com o uso automatizado de plataformas, os indicadores e métricas podem ser rastreados e apresentar dados concretos.

É possível acompanhar o comportamento dos consumidores e, assim, identificar o que tem dado certo, permitindo a correção de possíveis falhas. Na estratégia, de modo integrado, a empresa pode recorrer a formas diferentes de mídias digitais — como anúncios em redes sociais e e-mail marketing.

A análise em tempo real é outro benefício do marketing de performance, uma vez que possibilita a geração de relatórios completos e atualizados. Dessa forma, será mais fácil definir o investimento de cada ação de acordo com a performance, entre curtidas, visitas, cadastros e assinaturas.

Como implementar uma estratégia de marketing de performance de sucesso?

Depois de entender o conceito e os benefícios da estratégia de marketing de performance, é chegado o momento da implementação. Para isso, é preciso planejar bem as ações para que os resultados sejam como esperados.

Veja os passos principais para funcionamento da estratégia na sua empresa!

Objetivo

O primeiro passo é saber qual o objetivo da companhia, para alinhar a ação ao planejamento estratégico. Os propósitos podem ser de reduzir o custo por clique, identificar o número de leads gerados, aumentar a taxa de cliques ou mensurar o retorno de investimento, por exemplo.

Métricas

Depois, é preciso definir também as métricas que serão utilizadas para medir a performance das campanhas. Com elas definidas, o processo de acompanhamento contínuo é primordial para a efetividade da estratégia.

Canais de divulgação

Outro passo importante é saber, antecipadamente, quais serão os canais de comunicação utilizados. Nessa etapa, o perfil e comportamento do consumidor são determinantes para identificar em qual ou quais canais eles podem ser encontrados mais facilmente.

Budget

O investimento disponível é também um fator relevante no planejamento de implementação do marketing de performance. É preciso estabelecer o valor mínimo e máximo gasto para cada campanha, canal e tipo de anúncio.

Mensuração de resultados periódica

Por fim, a empresa deve preparar a estrutura de acompanhamento e monitoramento. Isso significa ter ferramentas e equipe para uma efetiva e contínua mensuração de resultados e visão geral da performance.

É importante definir os dados que serão mensurados diária e semanalmente, assim como os relatórios mensais, trimestrais e anuais. E lembre-se: para que o marketing de performance alcance os resultados almejados pela empresa, é essencial disponibilizar um conteúdo educacional de qualidade no seu blog.

Isso significa que o conteúdo precisa ter relevância e responder aos principais questionamentos e dores dos usuários. Assim, ao entrar em contato com a sua marca, é possível que eles se identifiquem e passem a interagir nos anúncios, beneficiando as estratégias.

Para ter conteúdos educacionais de qualidade no seu site ou blog, conte com a ABContent!

Agora você entende mais sobre o que é e como funciona o marketing de performance. Com esse conhecimento em mente, fica mais fácil planejar ações efetivas para o seu negócio e ter resultados cada vez melhores ao longo do tempo!

Gostou do post? Que tal aproveitar que falamos neste artigo sobre indicadores e métricas, para entender em detalhes o que são os KPIs e como eles funcionam?