Em uma sociedade na qual as pessoas estão cada vez mais conectadas com a tecnologia, pode ser que você questione se apostar no marketing offline ainda vale a pena para o seu negócio.

Apesar de muitos acharem que esse tipo de publicidade não tem mais efeito, a verdade é que o chamado “marketing tradicional” não morreu!

Muito pelo contrário, ele ainda tem uma capacidade considerável e pode ser um bom aliado para as estratégias de marketing digital da sua empresa.

Quer saber se a sua empresa deve apostar no marketing offline? Então continue a leitura do artigo e entenda mais sobre o assunto!

O que é marketing offline?

Se o marketing digital surgiu como uma forma de promover marcas, produtos ou serviços no meio digital, como a internet, o marketing offline existe há muito tempo, precedendo as demais estratégias.

Em resumo, o marketing offline visa promover marcas, produtos ou serviços utilizando meios e estratégias que já existiam antes das inovações que a internet proporcionou. Algumas ferramentas utilizadas nessa estratégia são:

  • anúncios impressos em revistas e jornais;
  • propagandas em outdoors;
  • anúncios em mídias, como rádio e televisão;
  • materiais impressos: folders, panfletos, banners, etc.

Por muito tempo, o marketing tradicional foi a única maneira de atingir os consumidores. Mesmo com o avanço da internet, ele continua sendo utilizado por diversas empresas dos mais variados ramos.

Por que o marketing offline não perdeu a sua utilidade?

A internet e os avanços tecnológicos modificaram muito a forma como as pessoas se relacionam com as marcas e os produtos. Antigamente, as pessoas até assistiam aos comerciais e prestavam atenção nos panfletos que recebiam na rua.

No entanto, hoje em dia existe um certo bloqueio dos consumidores quando são expostos às ofertas, sem contar o fato de que a atenção direcionada às propagandas nos meios tradicionais diminuiu muito.

Por causa disso, muitos pensaram que o meio tradicional de fazer propaganda morreu. Contudo, basta ligar um rádio, uma televisão ou ir para as ruas para comprovar que isso não é verdade.

Apesar de grande parte dos nossos problemas e necessidades serem atendidos pela internet, o marketing offline continua sendo utilizado e trazendo resultados para muitas empresas.

Como utilizar o marketing tradicional?

Há inúmeras formas de promover sua empresa por meio do marketing tradicional. Conheça algumas das mídias offline a seguir:

  • anúncios veiculados em jornais, revistas e catálogos;
  • panfletos, folders e cartões;
  • faixas, banners, cartazes, placas e outdoors;
  • anúncios no rádio ou na televisão;
  • participação em feiras e eventos;
  • mala direta (correspondência via correios);
  • telemarketing;
  • anúncios em sacolas de lojas e supermercados, embalagens de produtos e embalagens para pães;
  • propagandas em caixa de som em carros;
  • faixas em helicópteros;
  • anúncios e publicidade em carros, ônibus, ou outros meios de transporte.

Antigamente, ainda eram utilizados meios de divulgação alternativos, como anúncios nas listas telefônicas e propagandas em zeppelins. A verdade é que as opções são inúmeras, podendo ser feita publicidade até mesmo em elevadores, por exemplo.

Quais os benefícios do marketing offline?

Por mais que o marketing digital esteja sendo visto como mais forte, investir no marketing offline ainda tem suas vantagens. Confira algumas abaixo.

1. Bom alcance

Pode parecer impossível, mas acredite: há muitos brasileiros que ainda não têm acesso a internet, seja pela idade, por viver em regiões afastadas, por não ser tão favorecido socialmente e economicamente, dentre outros motivos. Utilizar a mídia tradicional é a única maneira de conseguir atingir esse público.

2. Competição com marcas conhecidas

Você já reparou que as grandes marcas, mesmo que sejam bem conhecidas, continuam apostando na mídia tradicional? Isso porque esse meio de comunicação ainda pode trazer uma certa credibilidade para a empresa.

Além do mais, é uma forma de chamar a atenção do público e competir com as grandes empresas.

3. Maior contato com o público

Ações de marketing que envolvem participar em feiras e eventos e conversar com os consumidores em lojas físicas ou postos de vendas ajudam a sua empresa a ter um contato direto com o seu público-alvo e, assim, criar uma certa conexão.

Marketing online x marketing offline: qual a maior diferença?

Além dos meios de divulgação serem diferentes, as estratégias utilizadas também são. Enquanto no marketing digital você consegue segmentar o público, no marketing tradicional essa tarefa torna-se muito difícil.

Afinal de contas, não há como saber se a propaganda veiculada na televisão, por exemplo, chegou ao conhecimento das pessoas que fazem parte do seu público-alvo.

Além do mais, no marketing digital há possibilidade de mensurar as campanhas, ver o quanto de pessoas foram atingidas e se a estratégia deu certo. Por outro lado, pode ser complicado saber o quanto uma propaganda impactou a audiência e trouxe resultados no marketing tradicional.

Mas isso não torna o marketing offline uma ferramenta que não seja eficaz! Há ainda muitos que prestam atenção nas propagandas veiculadas nos meios offline, como as propagandas de televisão e acabam se interessando pelo o que a empresa oferece.

Se a empresa tem um público que gosta de uma determinada mídia offline, poderá utilizá-la para fazer a persona conhecer os produtos e serviços oferecidos.

Além do mais, propagandas bem feitas e que conectam conseguem, de alguma forma, atrair a atenção do público, gerar resultados e fazer a empresa ser lembrada pelos consumidores.

Quando vale a pena apostar nessa estratégia?

De forma geral, vale a pena apostar no marketing offline porque as pessoas ainda acabam tendo contato com as mídias tradicionais. Por exemplo, quando a pessoa está no trânsito, ela acaba vendo placas, banners, outdoors e panfletos de vendedores na rua.

No entanto, você precisa conhecer sua empresa, seu público e os objetivos com suas ações de marketing. Dependendo do que você oferece ou do perfil da empresa, pode não valer a pena.

Mas, quando sua empresa deve investir nos meios de comunicação offline? Se você tem um negócio físico que atende um perfil de pessoas bem variado, essa estratégia pode ser utilizada conjuntamente com as de marketing digital. O marketing offline é bom para grandes lojas e empresas multinacionais que atendem pessoas dos mais diversos públicos.

Por outro lado, se a sua empresa tem um público muito segmentado, ou seja, uma persona específica, o marketing digital será mais eficaz, justamente pelo fato de poder segmentar melhor o público.

Muito dificilmente seu público não estará na internet. Logo, o marketing offline nesses casos pode não trazer resultados tão bons quanto o online.

E é justamente por isso que você precisa começar a pensar em uma estratégia forte de marketing de conteúdo, a fim de oferecer conteúdos de qualidade para o seu público, conectando-se com ele, fidelizando quem já é cliente e construindo autoridade (e tráfego orgânico) ao longo do tempo.

Conclusão

O marketing offline ainda vale a pena? Depende da empresa e do público-alvo.

No entanto, essa maneira de fazer marketing não morreu e ainda demonstra suas forças e apresenta resultados consideráveis. Por isso, se você ainda tem dúvidas se deve ou não utilizar o marketing offline, analise sua empresa, sua persona e seus objetivos antes de tomar qualquer decisão!

E falando em marketing, que tal saber mais sobre o marketing de conteúdo e a capacidade que ele tem para conseguir  posicionar melhor sua empresa nos mecanismos de buscas? Confira agora mesmo 9 motivos para você apostar nessa estratégia!