5 Passos para aplicar o método OKR na sua empresa

Independentemente do porte ou setor de uma empresa, é essencial determinar os objetivos internos e ter colaboradores alinhados com o cumprimento de suas metas. Nesse sentido, as metodologias ágeis se destacam, como o método OKR.

Ele é conhecido por ser usado por grandes corporações, como Intel e Google. Mas, mesmo sendo uma metodologia simples, muitos gestores ficam em dúvida sobre como aplicá-la na empresa.

Para solucionar essa questão, preparamos este post com 5 dicas de como você pode implementar o método OKR no negócio. Acompanhe!

O que é o método OKR?

A sigla OKR significa objectives and key results, ou objetivos e resultados-chave. Trata-se de um método de gestão que tem como propósito alinhar os esforços de uma empresa em direção a metas claras e mensuráveis. 

A metodologia OKR foi desenvolvida na década de 1970, por Andrew Grove, ex-CEO da Intel. Ele tinha a intenção de ajudar as companhias a manterem o foco em suas prioridades e a se adaptarem com rapidez às mudanças do mercado. 

Um exemplo da eficácia do método é o Google, que começou a implementá-lo em 1999, quando contava com apenas 40 colaboradores. Desde então, mesmo com o crescimento da empresa, os OKRs continuaram presentes em sua rotina trimestral.

Logo, o Google provou que a prática é eficaz em qualquer escala. A metodologia funciona por meio da definição de objetivos claros e da identificação de resultados-chave que indicam o progresso em direção a essas metas. 

Isso facilita uma gestão de desempenho mais organizada e simplificada, fazendo com que as equipes tenham mais foco em seu trabalho. 

Como aplicar o método OKR na empresa?

Agora que você já sabe o que é o método OKR, é hora de aprender a aplicá-lo na sua empresa. Com os passos a seguir, será possível engajar os colaboradores e garantir que os resultados desejados sejam alcançados. 

Confira o passo a passo!

1. Defina os objetivos a serem alcançados

O primeiro passo para implementar o método OKR é definir os objetivos da empresa. Eles devem indicar com clareza em que patamar a gestão deseja chegar com o negócio. Nesse caso, as metas estabelecidas no contexto da metodologia precisam ser mais engajantes e inspiradoras.

A intenção é incentivar a equipe a se comprometer com a visão da corporação. Para os objetivos serem eficazes, é importante que eles sejam elaborados detalhadamente, com um caráter qualitativo. 

Isso significa que as metas devem ser específicas e compreensíveis para todos os colaboradores. Os objetivos também precisam ser desafiadores, estimulando a inovação e a criatividade da equipe. 

Um exemplo de como reformular um objetivo usando o método OKR seria trocar “melhorar a experiência do cliente” por “criar uma excelente experiência para os clientes em todos os canais da empresa”. A abordagem deixa claro o que se espera e motiva a equipe a buscar soluções criativas para alcançar a meta. 

2. Defina prazos curtos

Ao implementar o método OKR, é preciso definir prazos curtos para as metas estabelecidas. A razão é que os objetivos que se estendem por longos períodos podem dificultar o processo de acompanhamento e prejudicar a eficiência da metodologia. 

Em geral, você pode definir um período de três meses, pois a frequência ajuda a manter um senso de urgência entre as equipes. Com prazos curtos, os colaboradores são incentivados a agir com rapidez e a se manter focados nas metas definidas. 

Além disso, esse formato oferece tempo suficiente para que todos realizem as suas tarefas de forma adequada e para as estratégias aplicadas começarem a mostrar resultados concretos. 

3. Adapte a metodologia para a sua empresa

Vale ressaltar que você deve adaptar a aplicação da metodologia para a sua empresa. Afinal, cada companhia tem as suas particularidades, cultura e objetivos, ou seja, uma aplicação padronizada do método OKR pode não gerar os resultados esperados. 

Nesse sentido, analise as dinâmicas internas, as metas estratégicas e as necessidades específicas de cada equipe. Considere, também, fatores como a estrutura organizacional, o estilo de trabalho e as características do seu público-alvo. 

Por exemplo, uma empresa de grande porte pode precisar de uma abordagem mais hierárquica e com mais objetivos. Já uma startup tende a se beneficiar de metas mais flexíveis e ágeis. 

Outro ponto é a importância de envolver todos os níveis da empresa na adaptação dos OKRs. Desse modo, promove-se um entendimento comum e engajamento em torno dos objetivos definidos. 

4. Acompanhe os resultados

Além de adaptar a metodologia para a sua empresa, acompanhe os resultados durante o processo de implementação do OKR. Uma boa opção é monitorá-los toda semana. Assim, você poderá realizar ajustes rápidos nas estratégias sem sobrecarregar os profissionais com a pressão de análises diárias. 

Esse intervalo é suficiente para as equipes poderem refletir sobre as suas atividades e implementar correções quando necessário. Mais um ponto é que o acompanhamento frequente contribui para promover uma cultura de feedback entre os profissionais e a gestão.

Dessa forma, todos os colaboradores poderão compartilhar aprendizados e experiências, enriquecendo o processo de evolução dos OKRs. 

5. Aplique o método

A aplicação do método OKR acontece após a definição dos objetivos e da mensuração dos resultados. Com os prazos estabelecidos, a empresa deve decidir se implementará a metodologia para cada colaborador, em um departamento específico ou em toda a corporação. 

A escolha depende do tamanho da empresa e da cultura organizacional. Implementar o OKR individualmente, por exemplo, pode ser eficaz em ambientes em que a autonomia e a responsabilidade de cada um são valorizadas. 

Já adotar a metodologia em um departamento pode facilitar a colaboração entre os membros da equipe. Por outro lado, uma implementação em toda a empresa promove um alinhamento estratégico abrangente, fazendo com que todos trabalhem em direção ao alcance de objetivos comuns. 

Independentemente da abordagem escolhida, é indispensável garantir que todos os colaboradores estejam cientes dos OKRs estabelecidos e entendam o seu papel na conquista dessas metas. Ademais, a boa comunicação e o acompanhamento regular contribuem para o sucesso da aplicação do método. 

Neste conteúdo, você conheceu 5 passos para aplicar o método OKR na sua empresa. Ao colocá-los em prática, é possível tomar decisões embasadas em dados confiáveis e ficar mais próximo do sucesso desejado.

Gostou do post e quer acompanhar as novidades? Então siga-nos nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: