O método scrum ficou conhecido principalmente pelo livro “Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”. Se você nunca ouviu falar desse termo, saiba que ele poderá lhe ajudar muito no dia a dia da sua empresa.
Além de otimizar processos demorados ou nada eficientes, pode ajudar a alcançar bons resultados em um tempo menor do que deseja. Parece tentador, certo?
Quer saber como este método pode ajudar o seu negócio? Continue a leitura do artigo, entenda um pouco sobre a metodologia scrum e veja como aplicá-la na empresa!
O que é scrum?
Chamada por muitos como “metodologia ágil scrum”, trata-se de um framework criado para otimizar os processos de criação e construção de produtos ou serviços. Começou como um método usado nas indústrias de tecnologia, disponibilizando ferramentas para o desenvolvimento de softwares.
Contudo, seus princípios e praticas, criado dentro da chamada Metodologia Ágil, pode ser utilizado em qualquer área e na criação de qualquer produto ou serviço, se tornando uma forma de gerenciamento de projetos.
Quais as vantagens do método scrum?
O scrum tira a necessidade de documentar com uma grande frequência todos os passos do processo. A equipe consegue começar a trabalhar no projeto com rapidez, sem perder tempo.
Os custos também acabam sendo reduzidos. Os colaboradores conseguem ficar mais produtivos e as etapas são feitas com maior participação do cliente. Com a primeira versão finalizada, o protótipo é entregue ao consumidor para demonstrar o que já foi desenvolvido. Assim, é possível realizar alterações para deixar o serviço ou produto final o mais próximo do desejado.
As reuniões entre os integrantes podem se tornar mais eficazes, proporcionando transparência, engajamento e a correção de falhas de maneira mais rápida.
Como utilizar o scrum na empresa?
Aprenda a como aplicar a metodologia scrum seguindo esse passo a passo com 5 dicas simples abaixo.
1. Prepare a equipe
O primeiro passo consiste em contar com uma equipe multidisciplinar e qualificada para realizar todas as fases do scrum e do desenvolvimento do que deseja. Delegue os papéis centrais do scrum, os quais são:
- product owner: pessoa que representa o cliente durante o projeto e principal intermediário entre equipe e cliente;
- scrum master: deve entender a metodologia e será responsável em garantir que todo o processo seja feito de forma otimizada;
- scrum team: equipe que realizará o produto ou serviço.
2. Crie o product backlog
Nessa etapa são definidos as funcionalidades do produto, o conteúdo e a ordem de prioridade da lista. Pode ser alterado conforme surjam novas necessidades.
3. Planeje o sprint
Essa etapa consiste em planejar os sprints de trabalho. Defina o tempo de duração, as atividades que devem ser realizadas em cada sprint e quem são os responsáveis por cada um.
4. Demonstre o processo de forma visual
Organizar o processo de forma visual facilita o entendimento das tarefas a serem feitas. Pode ser utilizado o kanban, que classifica as atividades em três períodos: o que deve ser feito, o que está em andamento e o que foi finalizado. Aplicativos como o Trello podem ajudar.
5. Realize reuniões diárias
As reuniões diárias são essenciais para verificar erros e pontos positivos no dia anterior. Além disso, serve para planejar o dia de trabalho da equipe. Lembre-se de que nessas reuniões, é essencial que todos participem ativamente.
Logo, seja aberto ao diálogo, escute a todos e certifique-se que todos tenham uma visão clara dos processos. No fim, passe feedbacks sobre pontos positivos e o que deve ser melhorado para as próximas fases.
As etapas e as atividades do método scrum podem parecer difíceis no início, mas são bem simples de aprender. Siga as dicas do artigo e aplique essa metodologia quando for preparar um novo produto, serviço ou for implantar um novo projeto ou processo na sua empresa!
Quer continuar aprendendo? Confira agora o segredo para aumentar as vendas durante uma crise!
Uma resposta