Método scrum: entenda como ele pode ajudar sua empresa

O método scrum ficou conhecido principalmente pelo livro “Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”. Se você nunca ouviu falar desse termo, saiba que ele  poderá lhe ajudar muito no dia a dia da sua empresa.

Além de otimizar processos demorados ou nada eficientes, pode ajudar a alcançar bons resultados em um tempo menor do que deseja. Parece tentador, certo?

Quer saber como este método pode ajudar o seu negócio? Continue a leitura do artigo, entenda um pouco sobre a metodologia scrum e veja como aplicá-la na empresa!

O que é scrum?

Chamada por muitos como “metodologia ágil scrum”, trata-se de um framework criado para otimizar os processos de criação e construção de produtos ou serviços. Começou como um método usado nas indústrias de tecnologia, disponibilizando ferramentas para o desenvolvimento de softwares.

Contudo, seus princípios e praticas, criado dentro da chamada Metodologia Ágil, pode ser utilizado em qualquer área e na criação de qualquer produto ou serviço, se tornando uma forma de gerenciamento de projetos.

Quais as vantagens do método scrum?

O scrum tira a necessidade de documentar com uma grande frequência todos os passos do processo. A equipe consegue começar a trabalhar no projeto com rapidez, sem perder tempo.

Os custos também acabam sendo reduzidos. Os colaboradores conseguem ficar mais produtivos e as etapas são feitas com maior participação do cliente. Com a primeira versão finalizada, o protótipo é entregue ao consumidor para demonstrar o que já foi desenvolvido. Assim, é possível realizar alterações para deixar o serviço ou produto final o mais próximo do desejado.

As reuniões entre os integrantes podem se tornar mais eficazes, proporcionando transparência, engajamento e a correção de falhas de maneira mais rápida.

Como utilizar o scrum na empresa?

Aprenda a como aplicar a metodologia scrum seguindo esse passo a passo com 5 dicas simples abaixo.

1. Prepare a equipe

O primeiro passo consiste em contar com uma equipe multidisciplinar e qualificada para realizar todas as fases do scrum e do desenvolvimento do que deseja. Delegue os papéis centrais do scrum, os quais são:

  • product owner: pessoa que representa o cliente durante o projeto e principal intermediário entre equipe e cliente;
  • scrum master: deve entender a metodologia e será responsável em garantir que todo o processo seja feito de forma otimizada;
  • scrum team: equipe que realizará o produto ou serviço.

2. Crie o product backlog

Nessa etapa são definidos as funcionalidades do produto, o conteúdo e a ordem de prioridade da lista. Pode ser alterado conforme surjam novas necessidades.

3. Planeje o sprint

Essa etapa consiste em planejar os sprints de trabalho. Defina o tempo de duração, as atividades que devem ser realizadas em cada sprint e quem são os responsáveis por cada um.

4. Demonstre o processo de forma visual

Organizar o processo de forma visual facilita o entendimento das tarefas a serem feitas. Pode ser utilizado o kanban, que classifica as atividades em três períodos: o que deve ser feito, o que está em andamento e o que foi finalizado. Aplicativos como o Trello podem ajudar.

5. Realize reuniões diárias

As reuniões diárias são essenciais para verificar erros e pontos positivos no dia anterior. Além disso, serve para planejar o dia de trabalho da equipe. Lembre-se de que nessas reuniões, é essencial que todos participem ativamente.

Logo, seja aberto ao diálogo, escute a todos e certifique-se que todos tenham uma visão clara dos processos.  No fim, passe feedbacks sobre pontos positivos e o que deve ser melhorado para as próximas fases.

As etapas e as atividades do método scrum podem parecer difíceis no início, mas são bem simples de aprender. Siga as dicas do artigo e aplique essa metodologia quando for preparar um novo produto, serviço ou for implantar um novo projeto ou processo na sua empresa!

Quer continuar aprendendo? Confira agora o segredo para aumentar as vendas durante uma crise!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Como anunciar no LinkedIn?

Como anunciar no LinkedIn?
Deseja anunciar no LinkedIn mas não sabe por onde começar? Então acesse o artigo e descubra as vantagens e modalidades desse modelo de anúncio.

Leia mais