Com o comportamento do consumidor em constante mudança, aumentar as vendas tende a ser um desafio diário. Nessa hora, contar com um bom CRM – sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento Com o Cliente) – pode ser de grande ajuda.

Por meio dele, os vendedores podem trabalhar novas oportunidades. Logo, evitam que o processo de vendas fique congelado e culmine em uma bola de neve de desmotivação.

Porém, para garantir os melhores resultados possíveis, é preciso saber como usar o CRM.

Acompanhe a leitura e confira 4 dicas de usar o CRM em seu favor e aumentar as vendas da sua empresa!

O que é CRM?

O CRM é uma ferramenta de vendas. Ele é usado na organização e no registro dos diferentes pontos de contato que um cliente realiza com os vendedores da empresa.

Além disso, ele atua como um facilitador da comunicação entre as partes. Afinal, é capaz de armazenar o histórico do potencial consumidor.

Como funciona o CRM?

O funcionamento do Customer Relationship Management se dá tanto no desktop do vendedor quanto na nuvem. No segundo caso, o software pode ser acessado de qualquer dispositivo autorizado. Logo, não depende de servidores.

Independentemente do formato da ferramenta, ela pode ser acessada a qualquer momento por aqueles que buscam obter dados de clientes e fazer a captação de leads.

Ao fomentar a integração de informações e sua centralização, a tendência é que a equipe de vendas trabalhe com maior eficiência e produtividade.

Qual sua importância para a gestão de vendas em um negócio?

O CRM otimiza o dia a dia dos vendedores. Isso porque permite o registro e a organização de todos aqueles que entram em contato com a companhia.

Isso porque, no momento do contato, o vendedor pode ir direto ao ponto com os clientes. Assim, oferta soluções com maior objetividade e eficiência.

Afinal, tem em mãos, com agilidade e facilidade, dados como:

  • nome;
  • endereço;
  • interações prévias;
  • interesses;
  • dores do consumidor etc.

Consequentemente, as principais informações sobre leads e oportunidades ficam em um só local. Portanto, facilita-se a construção de relacionamentos confiáveis e duradouros com os clientes. Como consequência, aumenta a chance de fechar a venda e fidelizá-los.

Além disso, o Customer Relationship Management também é importante na hora de evitar que o consumidor se repita em relação aos contatos anteriores.

E, em um momento no qual o público tende a estar em busca de soluções cada vez mais ágeis para seus problemas, essa pode ser um grande diferencial para o negócio.

Sendo assim, é possível dizer que o CRM otimiza toda a experiência e a jornada do cliente, ajudando a aumentar as vendas.

Qual a relação entre CRM e o marketing digital?

Os clientes da atualidade buscar comprar em negócios com os quais possam se identificar. Assim, é importante se relacionar com eles para além das vendas. Portanto, buscar por reconhecer suas dores e necessidades é fundamental.

Entretanto, para gerar um impacto verdadeiro, é preciso ter eficiência na hora de criar campanhas de marketing. E é nesse momento que entra o marketing digital!

Ele dispõe de diversas ferramentas capazes de alinhar a entrega de soluções ao mercado com as demandas do público.

Ao usá-las junto a um bom CRM, esse processo se torna ainda mais simples e intuitivo. Afinal, basta cruzar os estudos de persona, funil de vendas, mercado, produtos e tendências de sua empresa com os dados do software.

Por fim, é possível levar diferentes soluções para diversos targets. Isso, usando a inovação, a segmentação e a tecnologia para aumentar os resultados do marketing e das vendas de sua marca.

Como usar essa ferramenta para atrair clientes e aumentar as vendas?

Agora que você sabe o que é CRM, como ele funciona e de que forma pode impactar seu negócio, é preciso entender como usá-lo. Assim, você poderá identificar as melhores estratégias disponíveis e aplicá-las no momento certo.

Confira 4 dicas!

1.      Crie campanhas de e-mail marketing personalizadas

Em um mercado competitivo e repleto de soluções diferentes, personalização é essencial. É ela que mostra aos clientes que sua empresa não fornece serviços genéricos — e sim as mais adequadas a cada necessidade.

Nesse sentido, o e-mail marketing é uma excelente ferramenta. Ele possibilidade o primeiro contato com os leads, sua nutrição posterior e o envio de novidades e lançamentos para o público.

Ao fazê-lo de maneira única, usando os dados contidos em seu CRM, as chances de enviar e-mails que convertem, que não são colocados na caixa de spam e que geram resultados reais aumentam.

2.      Realize um follow up eficiente na jornada de compra do cliente

Acompanhar o cliente — tanto na pré-venda quando durante e após esse processo — é importante. Isso permite que você oferte uma jornada de compras realmente inesquecível ao público, por exemplo.

As informações presentes no CRM da empresa são úteis nesse momento. Eles permitem que todos os vendedores do time estejam cientes do histórico dos consumidores.

Portanto, amparam o encaminhamento do cliente pelo funil e vendas e maximizam as chances de aumentar as vendas.

3.      Invista em uma prospecção de alta performance

A necessidade de se mostrar constantemente diferenciado para o mercado desanima alguns vendedores. Afinal, o processo de vendas passa a parecer cada vez mais difícil — e sem perspectiva de fechamento.

Porém, em especial na hora de prospectar clientes, é fundamental estar empolgado e preparado. Novamente, uma boa ferramenta de Customer Relationship Management pode ajudar.

Ela fornece ao vendedor todas as informações necessárias para que ele enxergue resultados já nos primeiros minutos do contato com os leads. Assim, pode conduzir a comunicação com muito mais confiança e assertividade.

4.      Qualifique os leads

Gerar valor para o cliente e mantê-lo interessado é imprescindível para qualificá-lo e levá-lo à próxima etapa do funil de vendas.

Nessa hora, “vale tudo”. Um comentário sobre futebol, uma referência a um hobby do cliente… o que estiver ao alcance do vendedor.

Com a estratégia e a informação certa, é possível qualificar os leads com mais consistência. Isso se reflete, posteriormente, em melhores resultados para todo o negócio.

Como você acompanhou nesse conteúdo, ao usar uma ferramenta de Customer Relationship Management corretamente, é possível não só aumentar as vendas. É possível também aprimorar o desempenho do time de vendas e fidelizar os clientes.

E você, tem usado um CRM nas suas vendas? Deixe seu comentário!

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