4 metodologias de gestão empresarial que você precisa conhecer

Uma boa gestão empresarial significa uma empresa com bom desempenho e atingindo seus resultados. Neste artigo já até demos algumas dicas para você melhorar a gestão na sua organização.

No entanto, quando falamos em metodologias da gestão empresarial, o assunto entra em um outro terreno. Com um mercado cada vez mais competitivo, as organizações, além de procurarem sempre melhorar a forma como são gerenciadas, devem buscar por métodos que tornem a gestão mais eficaz.

Adotar uma boa metodologia de gestão empresarial significa aumentar a produtividade e tornar o trabalho de todos mais eficaz. Pensando nisso, separamos quatro metodologias para você conhecer. Quem sabe alguma delas será útil para sua empresa?

Acompanhe!

PDCA

PDCA é a sigla de Plan, Do, Check e Act (ou planejar, fazer, checar e agir, em português). Também conhecido como ciclo PDCA, ele é uma abordagem iterativa para melhorar continuamente produtos, pessoas e serviços.

Empresas enxutas, que utilizam o gerenciamento Lean, tendem a adotar o PDCA como uma das metodologias de gestão empresarial.

Suas quatro fases são:

  1. Planejar: nesta etapa o problema é identificado e analisado, para que sejam desenvolvidas hipóteses e possíveis maneiras de solucioná-lo.
  2. Fazer: aplicação de tudo o que foi considerado na etapa anterior. É hora de colocar em prática as hipóteses e suas soluções. Para isso, certifique-se de que todos saibam seus papéis e responsabilidades.
  3. Checar: esta é provavelmente a etapa mais importante do ciclo PDCA. Se você deseja executar seu plano com sucesso, evitar erros recorrentes e aplicar melhorias contínuas com êxito, é necessário prestar atenção suficiente a esta fase. Estude o resultado, meça a eficácia e decida se a hipótese é ou não suportada.
  4. Agir: se a solução planejada foi bem-sucedida, resolveu os problemas e trouxe resultados, implemente-a.

Importante entender que, à medida que as soluções são testadas e refinadas, pode haver várias iterações nas etapas de fazer e verificar.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma maneira simples, mas poderosa, de resolver problemas novos e recorrentes em qualquer setor, departamento ou processo. Esta é uma metodologia de gestão bem utilizada principalmente porque cria um compromisso com a melhoria contínua.

Além disso, pode melhorar a eficiência e a produtividade de maneira controlada, sem que para tal seja necessário correr riscos de fazer mudanças não testadas em larga escala em seus processos.

OKR

OKR, sigla para Objectives and Key Results (objetivos e resultados-chave), é uma metodologia amplamente difundida para gestão de metas. É utilizada para rastrear o progresso das equipes conforme elas vão avançando para alcançar objetivos alinhados com toda a organização.

Para se ter ideia do poder desta metodologia, a própria Google a utiliza para alcançar um crescimento contínuo, além de empresas como Netflix, Amazon, Facebook e Twitter.

Assim como o ciclo PDCA, um benefício desta metodologia de gestão empresarial está na facilidade de uso. Para adotá-la, primeiro a equipe deve definir seus objetivos. Em seguida, para cada objetivo convém definir resultados-chave mensuráveis, quantificáveis e realizáveis.

Um exemplo de objetivo seria: aumentar a quantidade de vendas em 30% até o final do terceiro trimestre.

Como resultados a área de marketing pode definir:

  1. Aumentar a taxa de abertura de e-mail em 50%
  2. Aumentar a taxa de cliques de e-mail em 30%
  3. Diminuir a taxa de rejeição de e-mails em 20%

Em outra oportunidade publicamos um artigo completo sobre OKRs. Se você ainda não o leu, confira aqui.

BSC

Balanced Scorecard, conhecido simplesmente como BSC, é uma métrica de desempenho de gerenciamento que tem como objetivo identificar e melhorar funções internas de negócios e seus resultados.

A metodologia ajuda na gestão empresarial, pois por meio dela informações são coletadas e analisadas a partir de quatro aspectos: financeiros, processos internos, clientes externos e internos, aprendizado e o crescimento organizacional.

A perspectiva financeira visa entender o desempenho financeiro do negócio. Já os processos internos são avaliados pela investigação de quão bem os produtos são fabricados ou os serviços são oferecidos.

Por sua vez, a perspectiva do cliente avalia a satisfação do cliente com qualidade, preço e disponibilidade de produtos ou serviços. Com relação à aprendizagem e o crescimento, ambos lidam com como as informações são capturadas e com que eficiência os funcionários as usam para convertê-las em vantagem competitiva.

Scrum

Esta metodologia de gestão empresarial é uma estrutura de processo iterativo e incremental usada para gerenciar o desenvolvimento de produtos e outros trabalhos de conhecimento.

No scrum um projeto é realizado em ciclos, chamados de sprints. Cada ciclo gera um resultado que é aproveitado no ciclo seguinte. Pela metodologia ágil, os sprints duram geralmente duas semanas, e podem levar no máximo um mês.

Todo sprint possui uma lista de tarefas a serem executadas. A essa lista dá-se o nome de backlog.

Em cada dia do sprint, todos os membros da equipe participam de uma reunião diária do scrum, com duração máxima de 15 minutos. Neste período, os membros da equipe compartilham o que trabalharam no dia anterior, trabalharão nesse dia e identificam qualquer impedimento ao progresso.

Quais metodologias de gestão empresarial utilizar?

Das metodologias que citamos neste artigo, todas podem ser usadas pela sua empresa. Tudo vai depender das necessidades do negócio e da cultura organizacional.

Por exemplo, no scrum as equipes são autogerenciáveis, o que pode ser um problema se na sua empresa a gestão for mais centralizada.

Quanto às demais metodologias de gestão empresarial, você pode utilizar o BSC para objetivos e indicadores estratégicos, o OKR para trabalhar com metas por área e o PDCA para solucionar possíveis problemas que estejam impedindo suas equipes de serem mais eficientes.

Conseguiu entender como os métodos não são excludentes? E para encerrar, caso este artigo tenha sido útil a você, compartilhe-o em suas redes sociais!

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