4 vantagens da metodologia OKR para empresas

Normalmente, quando queremos medir o sucesso de uma organização, analisamos sua taxa de crescimento. Mas, como sabemos, um crescimento constante e sustentável exige líderes focados e colaboradores que entendam quais são os objetivos que precisam ser atingidos a fim de que a empresa alavanque.

No entanto, apesar de tudo isso parecer muito simples de conseguir, o fato é que garantir o alinhamento entre os líderes e seus liderados em direção a objetivos comuns é uma tarefa desafiadora.

O que muitas empresas não sabem é que o desafio pode ser superado com um método adequado de estabelecimento de metas e acompanhamento de progresso. É aí que entram os OKRs.

O que é OKR?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, que em uma tradução literal para o português seria “objetivos e resultados-chave”. É uma metodologia utilizada para gestão de metas, uma vez que ajuda organizações a definir metas – ou objetivos – e depois acompanhar o resultado.

A metodologia OKR foi criada na década de 1970 pelo então presidente da Intel, Andrew Grove, para avaliar o desempenho das empresas. No entanto, foi John Doerr – um dos primeiros investidores na Google – que popularizou o conceito.

Hoje em dia, além da Google, empresas como LinkedIn, Twitter, Dropbox, Spotify Oracle, AirBnB e Uber utilizam OKRs para definição de metas.

Algo importante sobre a metodologia OKR – e que a diferencia de outros métodos para gestão de metas – reside no fato de ela ser utilizada para o curto prazo, sendo que os resultados-chave são definidos para um prazo de três meses.

Para compreender melhor o que é OKR, explicaremos a seguir como defini-los.

Como funciona a metodologia OKR?

O funcionamento do OKR é simples. Primeiro, define-se um objetivo, o qual é “o que eu desejo alcançar”. Cada objetivo deve estabelecer instruções claras para que todos os funcionários da organização possam segui-las.

Após, são estipulados os resultados-chave, os quais representam o “como desejo alcançar”. Em outras palavras, são as métricas que determinarão qual será a jornada para atingir o objetivo definido.

Para que o cumprimento dos objetivos possa ser medido e avaliado posteriormente, é de suma importância que os resultados-chave sejam formulados de maneira que possam ser mensuráveis.

Portanto, observe que para a metodologia OKR cada meta deve ter um modo de medi-la.

Em suma:

  • (O) Objetivo = o que desejo alcançar?
  • (KR) Resultados-chave = como posso medir?

Exemplo

Vamos a um exemplo para melhor ilustrar a aplicação dos OKRs. Suponhamos que sua empresa queira ser referência em um determinado segmento. Este é um objetivo muito amplo e se pararmos aí talvez a empresa nunca consiga atingi-lo.

A fim de conquistar a meta (que seria o objetivo), decidimos por três maneiras (que seriam os resultados-chave):

  • Participar de dois eventos do setor;
  • Punlicar 16 conteúdos especializados por mês;
  • Fazer 4 vídeos por mês no Youtube respondendo às principais dúvidas de clientes;
  • Divulgar um caso de sucesso por mês.

Quais os benefícios do OKR para as empresas?

As vantagens da metodologia OKR são várias, como:

Mudança de mindset

Um dos principais benefícios da utilização de OKRs é uma mudança de mindset. Ao adotar a metodologia o foco de todos estará no atingimento dos resultados, já que eles estão atrelados à meta.

Isso permite que a organização concentre-se em métricas e indicadores de desempenho.

Estabelecimento de prioridades

Quando uma equipe tem uma meta e não sabe exatamente os resultados que se esperam dela, é bem provável que perca o foco.

A partir do momento que possui os resultados-chave todos no time sabem quais são os resultados que devem buscar. Dessa maneira, a equipe caminha junta para realizar ações que concluirão o objetivo definido.

Alinhamento estratégico

Os OKRs são cruciais para manter uma compreensão clara dos objetivos da empresa internamente e orientar os funcionários a trabalharem para alcançar esses objetivos. Com base em OKRs, gestores e colaboradores conseguem alinhar seu trabalho e suas metas à visão corporativa.

Aumento da responsabilidade

OKRs são acessíveis a todos na organização, o que significa que a responsabilidade e a transparência das iniciativas são promovidas. Isso faz com que a responsabilidade de cada membro da equipe seja significativamente aumentada.

Quais erros evitar na hora de definir OKRs?

Para a metodologia funcionar, é importante fugir de alguns erros bem comuns. O mais grave é ter um objetivo que permite múltiplas interpretações. Portanto, reduza o objetivo à sua essência, o que tornará mais fácil o entendimento de todos e mais fácil de alcançá-lo.

Adicionalmente, os objetivos devem estar alinhados às metas individuais, que devem alinhar-se às metas do setor que, por sua vez, devem estar de acordo com os objetivos da empresa. Isso ajuda cada pessoa a ver como seus objetivos individuais alinham-se aos outros objetivos da empresa.

Outro erro muito comum é achar que tão logo o objetivo tenha sido definido o trabalho está concluído. Tenha em mente que toda a equipe deve manter-se atualizada do progresso de seus principais resultados.

Uma boa prática aqui é criar encontros semanais rápidos em torno dos OKRs para analisá-los.

Evite também ter muitos objetivos ou resultados-chave, pois isso pode tirar o foco das prioridades. O ideal é que equipes tenham no máximo 3 objetivos por trimestre, com 3 a 5 resultados principais por objetivo.

Por fim, lembre-se que os resultados devem ser numéricos para que possam ser mensuráveis.

Concluindo

A metodologia OKR é utilizada para definir os objetivos de uma organização e descrever os principais resultados que medirão o progresso em direção a esses objetivos.

Ainda, pode-se afirmar que os OKRs tornam os objetivos da empresa transparentes e acessíveis aos funcionários em toda a organização e garantem o alinhamento entre diferentes funções.

Para encerrar, não esqueça que esta é uma excelente abordagem de gerenciar metas a fim de criar foco, alinhamento e responsabilidade em todas as equipes.

O que você achou da metodologia OKR? Deixe um comentário contando sua opinião sobre o tema. E caso este artigo tenha sido útil, compartilhe-o em suas redes!

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