O ativo mais importante de uma empresa são seus colaboradores. O capital humano tem tanta importância, que existe uma área dedicada especialmente para gerenciá-lo: o setor de recursos humanos, também conhecido como gestão de pessoas.

Ao contrário do que muitos pensam, o RH vai além de recrutamento de pessoal. É ele, por exemplo, o responsável pela compensação e benefício dos colaboradores, por disponibilizar treinamento e aprendizado, integrar a empresa, etc. Tudo isso pensando sempre no bem-estar e na motivação dos colaboradores.

E como você sabe, colaboradores motivados é sinônimo de uma empresa funcionando melhor e trazendo resultados. Por isso, quando a gestão do capital humano é eficiente, todos saem ganhando.

Como sabemos da importância do assunto, neste artigo daremos algumas dicas de gestão de pessoas para tornar o seu RH ainda melhor.

Por que se preocupar com gestão de pessoas?

Como comentamos, um bom departamento de recursos humanos é essencial para um local de trabalho no qual os funcionários sentem-se motivados a vestir a camisa. Isso é possível porque a área concentra-se em itens como:

  • Monitoramento da cultura organizacional;
  • Gerenciamento de desempenho, planejamento de sucessão, planejamento de remuneração e planos de carreira;
  • Ações para retenção de colaboradores;
  • Elaboração e condução de um processo sistemático de contratação, de planejamento de recrutamento;
  • Desenvolvimento de pesquisa de clima organizacional;
  • Pesquisa e implementação de programas de benefícios; e
  • Planejamento de ações para integrar a empresa.

É a área de gestão de pessoas que também atua como defensora de funcionários que a procuram com algum problema, precisam ou entram em conflito com a gerência. Além disso, seus profissionais são capacitados a dar dicas e orientar gestores executivos que buscam uma abordagem mais eficaz para trabalhar com funcionários específicos.

Os benefícios do RH são muitos outros, mas acreditamos que você já tenha conseguido entender o quão essencial é a área que cuida da gestão de pessoas da sua empresa. Para que o setor consiga ser ainda mais eficiente, partiremos para as dicas.

Como ter uma gestão de pessoas eficiente?

A eficiência na gestão de pessoas pode ser alcançada de várias maneiras, como você pode ver pelas dicas a seguir:

1. Comunique-se sempre

Na gestão de RH, uma das habilidades mais importantes é, sem dúvidas, a comunicação. O capital humano da empresa quer saber o que está acontecendo no local de trabalho, pois isso também os mantém motivados.

Por essa razão, encontrar maneiras tangíveis de se comunicar com seus funcionários regularmente é algo crucial. A comunicação pode ser por meio de reuniões presenciais, boletins informativos da empresa, atualizações por e-mail ou qualquer outro meio.

Lembre-se que o que seus colaboradores querem é ouvir informações sobre o que está acontecendo na empresa. Uma boa ideia é implantar o endomarketing. Neste artigo falamos mais a respeito.

2. Entenda seu pessoal

A área de gestão de pessoas precisa ser empática e entender o que o capital humano da empresa precisa. Pesquisas de clima organizacional são importantes para analisar o grau de satisfação dos colaboradores.

Além disso, é indispensável acompanhar os pontos fortes e fracos de seus funcionários para que o RH possa ajudá-los a serem mais eficientes e a ter um desempenho melhor. Isso nos leva à próxima dica:

3. Invista em palestras, cursos e workshops

Conforme acima, uma área de gestão de pessoas eficiente conhece o pessoal da empresa e sabe como anda o clima da organização. Se, por exemplo, sentir que grande parte dos colaboradores anda estressada, ofereça palestras ou proporcione momentos que permitam que eles relaxem um pouco.

Se o desenvolvimento profissional é importante, o pessoal também não deve ser esquecido. Mostre que a área se preocupa com o bem-estar dos funcionários e dê aos colaboradores oportunidades para que possam desenvolver-se também como indivíduos.

Algumas dicas de ações de gestão de pessoas pensando no desenvolvimento humano incluem: cursos, workshops ou palestras sobre autoconhecimento, gestão do tempo, mindfulness, etc.

4. Preste atenção especial à integração dos novos colaboradores

Mesmo que sua empresa tenha uma ótima estratégia para atração de talentos, mantê-los pode ser um trabalho árduo, especialmente nos primeiros meses, que são cruciais para o desenvolvimento do funcionário recém-chegados.

Leva tempo para que pessoas se sintam confortáveis e se ajustem com os novos rostos e políticas. Portanto, uma parte importante do gerenciamento de recursos humanos é ajudar os novos funcionários a se sentirem confortáveis. Procure conversar com eles regularmente para ver como estão se adaptando.

Caso ache necessário, promova ações que integrem os novos colaboradores e os faça sentir-se parte da empresa logo no começo.

5. Melhore o processo de recrutamento e seleção

Um dos maiores gastos que uma empresa tem é o de recrutar e selecionar um talento para demiti-lo após o período de experiência. Além de gasto de dinheiro, tem todo um tempo envolvido e que foi desperdiçado por alguém para treinar essa pessoa.

Como dicas de gestão de pessoas eficiente, pense em ações visando manter os colaboradores motivados, mas não esqueça de tirar um tempo para investir em um processo eficaz de recrutamento e seleção.

O indicado é começar pela descrição de todos os cargos da empresa. É importante que o RH tenha documentado o que cada posição faz para que possa saber por qual tipo de profissional procurar.

Sempre que for anunciar uma vaga, converse com o gestor da área para onde a pessoa será destinada. Verifique todas as competências necessárias à função, o nível de experiência exigido e o tipo de perfil indicado. Quanto mais preciso for o anúncio da vaga, melhor será para a empresa.

Resumindo

A área de RH é a que cuida do ativo mais importante de uma organização: as pessoas. São elas que estão por trás de um produto bem desenvolvido, de um serviço bem feito e de um atendimento de qualidade.

Então, se sua empresa tem boas vendas porque possui um bom produto, por exemplo, seja grato às pessoas que trabalham nela. Uma forma de mostrar agradecimento é tornando a gestão de pessoas eficiente, com ações para:

  • Melhorar a comunicação;
  • Entender o que seus colaboradores precisam;
  • Investir em desenvolvimento humano;
  • Integrar novos colaboradores;
  • Melhorar processos de recrutamento e seleção.

Com essas dicas, esperamos que a gestão de pessoas da sua empresa atinja um novo nível e seus funcionários sejam mais motivados.  Você tem alguma outra a acrescentar? Em caso afirmativo, compartilhe conosco nos comentários.

Aproveite que está aqui e leia outros artigos em nosso blog.