5 técnicas de copywriting para você usar nos seus anúncios

Ao navegar pela internet, com certeza você já se deparou com publicidade. É costumeiro encontrarmos em sites e redes sociais modelos publicitários como:

  1. Posts patrocinados;
  2. Links de anúncio em redes de pesquisa;
  3. Banners animados em sites dos mais diferentes assuntos;
  4. Pop-ups.

O avanço e democratização da web fez com que os esforços publicitários das grandes empresas migrassem do modelo offline (outdoors, anúncios de TV, propagandas de rádio, etc) para os anúncios digitais. E isso tem uma razão bastante simples: eles funcionam e custam bem menos.

Além desses dois fatores importantes, os resultados de anúncios digitais são mensuráveis e podem ser corrigidos para gerar mais impacto. Resumindo: anúncios digitais se tornaram a menina dos olhos do mundo da publicidade e propaganda.

E não se fazem bons anúncios sem bons conteúdos, certo? Por essa razão, listamos abaixo as principais técnicas de copywriting para anúncios. Veja nossas sugestões e descubra também o que é o copywriting e como ele se aplica ao marketing digital. Boa leitura!

Mas o que é copywriting?

Nunca ouviu falar em copywriting? Não tem problema, a gente explica para você.

Copywriting nada mais é do que um conjunto de técnicas de produção de conteúdo cuja finalidade é a conversão do leitor para alguma ação.

Essa metodologia de comunicação visa a persuasão e convencimento, que são dois fatores-chave para que uma pessoa execute a ação de conversão . E, a partir desse momento, se torne um lead, uma oportunidade de negócios para a empresa.

Antigamente, o copywriting era utilizado para designar a redação publicitária. Contudo, com o avanço do marketing digital, o termo passou a ser utilizado para essa estratégia, sendo o copywriter o profissional que produz conteúdos alinhados com a metodologia do inbound marketing.

A produção executada por um copywriter foca na conversão e convencimento. Sendo assim, sua atuação é bem ampla, dando origem a produtos como:

  1. Blog posts;
  2. Posts em redes sociais;
  3. E-mails marketing e newsletters;
  4. Conteúdos ricos (e-books, whitepapers, infográficos, etc);
  5. Anúncios Digitais.

Neste momento você pode estar se perguntando algo como “mas não foi dito que o copywriter não é o redator publicitário? Então, por que ele faz anúncios?”.

A resposta é simples: os anúncios digitais são alinhados com as técnicas de inbound e content marketing. Sendo assim, eles possuem estratégias semelhantes aos demais conteúdos, porém, respeitando as particularidades do formato.

Técnicas de copywriting aplicáveis aos anúncios digitais

Agora, prepare-se para conhecer as principais técnicas de copywriting que são adotadas nos anúncios digitais e entenda por quê elas são empregadas para este tipo de conteúdo:

Atenção à linguagem

Anúncios possuem textos curtos e diretos. Desta forma, eles necessitam de precisão na hora de transmitir a mensagem. E como fazer essa tarefa com sucesso? Falando a linguagem do público, é claro.

Não adianta nada criar um anúncio bem construído e pecar na escolha das palavras que serão utilizadas. O vocabulário de uma propaganda, seja ela qual for, precisa ser alinhado com o vocabulário do público.

Se não houver esse tipo de alinhamento, sua mensagem pode perder força ou se tornar muito desinteressante para a persona. Preste muita atenção em quem sua empresa foca e escreva para ela, ou melhor, escreva como se fosse ela!

Se a linguagem é fundamental, conhecer o público é mais ainda

Essa não é necessariamente uma técnica de copywriting, mas sim um procedimento base para qualquer ação de marketing e comunicação. Se a empresa não conhece bem o público, como saber que tipo de linguagem usar, qual produto oferecer e como se posicionar no mercado consumidor?

É quase impossível obter sucesso com marketing digital sem ter em mente quem é o público da empresa. Sendo assim, fica a dica: elabore as personas do seu negócio, analise se elas se dividem em subgrupos e tente executar todo o processo criativo tendo como norte a quem a mensagem se dirige.

Faça uma chamada matadora

Como dissemos, os textos dos anúncios são curtos e precisam ser bem claros. Nos links patrocinados do Google, sua empresa tem cerca de 150 caracteres de meta description e mais 56 caracteres de  título para convencer a pessoa a clicar.

Nas redes sociais, os anúncios devem ter mais imagem do que texto, e nos banners publicitários a lógica é mais visual do que textual.

E o que isso significa? Que as poucas palavras ditas nos anúncios precisam ser muito bem escolhidas. Tenha em mente que você tem pouco espaço para convencer alguém a realizar uma conversão. Por isso, o texto precisa ter os gatilhos certos.

Aqui vão algumas dicas:

  1. Use palavras simples e conhecidas pela maioria do público;
  2. Não faça frases longas e muito complexas de entender;
  3. Priorize a ordem direta nas frases (entendimento mais simples);
  4. Utilize a voz ativa (mais persuasiva, menos complexa);

Não esqueça do cuidado com as palavras-chave!

Quando o assunto são os anúncios do Google Adwords, é importante saber que as palavras-chave (Keywords ou simplesmente KW) selecionadas são os termos que precisam ser digitados pelo usuário para que o anúncio seja apresentado.

Desta forma, se as palavras-chave não forem bem selecionadas, seu anúncio terá menos visualizações ou corre o risco de ser exibido para pessoas que não compõem o público-alvo.

O cuidado com palavras-chave é tão grande que algumas empresas utilizam até mesmo palavras com a grafia errada ou palavras semelhantes para disparar um anúncio. Isso sem falar nas palavras-chaves negativas, que são elencadas para evitar que o anúncio seja disparado!

Resumindo: escolher as palavras-chave certas e posicioná-las estrategicamente no conteúdo dos anúncios é fundamental para obter bons índices de conversão.

Não existe copywriting bem feito sem um CTA matador

O call to action (CTA) é o convite à conversão. É por meio desse recurso que um usuário irá interagir com a empresa, seguindo o “comando” que lhe foi dado.

CTAs precisam funcionar como um gatilho para que a pessoa saiba mais ou execute alguma ação de interesse da empresa. Por isso, ele precisa ser bem elaborado para obter bons resultados.

Caprichar no CTA, portanto, é requisito mínimo e se destaca como uma das principais técnicas de copywriting que são aplicáveis aos anúncios.

Mesmo que não sejam feitos investimentos de alto valor, o ideal é obter bons resultados com os anúncios. Por isso, é fundamental aplicar técnicas positivas, que geram os resultados esperados. E, ao seguir essas cinco dicas, seus anúncios digitais ganham potencial de conversão e ficam mais alinhados às expectativas do mercado consumidor.

Agora que você já sabe mais sobre as técnicas de copywriting para anúncios, que tal descobrir quais desses procedimentos se aplica na produção de uma comunicação sensível, mas bastante eficaz no universo corporativo?

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