6 Dicas de finanças para pequenas empresas

Saber ao menos o básico de finanças para pequenas empresas pode ajudar a melhorar a forma como você cuida do dinheiro da sua companhia. Afinal, o setor financeiro precisa de máxima atenção por parte dos líderes e da equipe responsável por esse setor.

Sem este cuidado, por outro lado, qualquer negócio (especialmente pequenas empresas) correm sérios riscos de fechar as portas. E você não quer que isso aconteça, certo?

Quer saber como cuidar melhor do dinheiro da sua companhia? Então confira 6 dicas de finanças para pequenas empresas que podem lhe ajudar a manter as finanças corporativas mais organizadas e otimizadas!

1. Aprenda sobre gestão financeira

Realizar treinamentos e estudar sobre gestão financeira para micro e pequenas empresas é essencial para saber lidar com as contas, realizar um planejamento eficiente e evitar problemas futuros.

A empresa que não tem uma gestão financeira de qualidade pode ver seu negócio ter problemas em pouco tempo de funcionamento.

Artigo relacionado:

2. Alinhe-se com seus sócios

A maioria das pequenas empresas são formadas por mais de uma pessoa. Para evitar prejuízos financeiros, desorganização e desentendimentos, todos os sócios precisam estar alinhados aos mesmos objetivos financeiros em relação ao empreendimento.

Converse com eles com frequência para rever os objetivos, estabelecer metas e esclarecer a situação financeira da empresa. Sócios que pensam da mesma forma em relação ao negócio têm mais chances de fazê-lo crescer.

3. Analise os processos

Analise todos os processos da sua empresa. Nessa análise, encontre falhas e verifique os setores que mais estão fazendo a companhia perder dinheiro. Depois de encontrá-los, busque formas de melhorá-los para que deixem de causar prejuízos.

Além dos processos ou setores que causam desperdícios, verifique aqueles que precisam ser otimizados e melhorados para poder trazer melhores resultados.

Em muitos empreendimentos, por mais que os líderes não enxerguem, pode haver pequenos fatores que precisam ser modificados para evitar perdas de recursos.

4. Tenha uma reserva de emergência

Essa é uma das regras mais importantes para negócios. Em momentos de crises ou dificuldades financeiras, vemos muitas empresas fechando ou encerrando as atividades em poucos meses. Isso poderia ser evitado se elas tivessem criado uma reserva de emergência.

A reserva de emergência ideal precisa ser composta por, pelo menos, 12 meses do valor que seu negócio precisa para funcionar normalmente. Aquele que faz um bom controle das finanças na empresa consegue ter noção do quanto a companhia utiliza por mês para poder realizar suas operações.

Caso não saiba este número, observe o funcionamento do negócio por alguns meses para ter noção do valor mensal essencial e comece agora mesmo a montar a reserva.

5. Utilize softwares

Não há como gerenciar as finanças na empresa de maneira adequada sem contar com softwares específicos para isso. Há companhias que ainda não fazem esse investimento, mas essas ferramentas podem otimizar muito o controle dos gastos, contas a pagar, contas a receber e a controlar o caixa.

Encare a compra dessas ferramentas como um investimento. Lembre-se que quando as contas estão em ordem, melhor fica o controle delas e a forma como o dinheiro é utilizado.

Confira aqui alguns softwares que podem ajudar:

6. Diga mais “não”

Por fim, um bom segredo da boa gestão financeira de pequenas e médias empresas é saber “dizer não” e eleger prioridades. Todo dono de companhia quer ver seu negócio crescer e prosperar. E alguns acabam realizando diversos investimentos e implementando inúmeras melhorias ao mesmo tempo.

Infelizmente, isso pode fazer você ter prejuízos. Por isso, saiba dizer não na maioria das situações cotidianos, e escolha aquele investimento que, de fato, ajudará a empresa a lucrar mais (como investir em produção de conteúdo para o seu blog, por exemplo).

Aqui você viu 6 dicas de finanças para pequenas empresas que podem ajudar seu negócio a não cometer erros e a evitar prejuízos. Portanto, guarde bem as dicas do artigo e tenha uma companhia mais saudável financeiramente!

Agora que você aprendeu algumas dicas básicas e valiosas para seu empreendimento se manter financeiramente estável, entenda agora a importância de separar as contas pessoais das empresariais e veja como você pode fazer isso!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: