Pode reparar: toda vez que você abre um blogpost ou publicação nas redes sociais de uma marca, é provável que se depare com uma imagem. Mas por que isso acontece?

Compreender a relevância do uso de estímulos visuais em seus conteúdos pode fazer a diferença em seus resultados. Para isso, é interessante conhecer os bancos de imagens gratuitos.

Existem diversos sites que oferecem peças visuais gratuitas a pessoas físicas e profissionais de todas as áreas e segmentos. E, para escolher entre diversas opções, é importante conhecer diferentes bancos de conteúdo.

Neste post, você conhecerá 6 dos melhores bancos de imagens gratuitos da internet. Quer conhecê-los? Então ccontinue a leitura!

O que são bancos de imagem gratuitos?

Os bancos de imagens grátis, de forma geral, oferecem conteúdos visuais de todos os tipos. Elas vão desde imagens para blog simples até peças complexas e específicas, como as voltadas a segmentos específicos.

Ao acessar o banco, o cliente poderá encontrar imagens relacionadas ao seu segmento de atuação. Profissionais de finanças, por exemplo, poderão encontrar dezenas de peças envolvendo a área, como calculadoras, notas e gráficos para ilustrar seus conteúdos.

As peças em questão podem ajudar a:

  • criar uma home page chamativa;
  • engajar conteúdos no blog;
  • enviar newsletter e e-mails que convertem aos clientes;
  • publicar posts nas redes sociais etc.

Vale lembrar que muitas imagens na internet possuem direitos autorais. Dessa maneira, usar qualquer uma, sem cuidado, pode custar muito à empresa. A atitude é capaz de, até mesmo, resultar em processo de direito de imagem.

Por que usar bancos de imagens gratuitos?

Agora você sabe que as imagens profissionais estão ligadas ao cumprimento de alguns papéis fundamentais para saúde de seu negócio. Desse modo, negligenciá-las pode trazer diversos problemas. Contudo, é interessante entender, na prática, o que a escolha ideal pode fazer pelos resultados da empresa.

Primeiramente, é preciso pensar na identidade visual da marca. Ela corresponde, entre outros pontos, à primeira impressão que um cliente tem do negócio.

Além disso, pode indicar seus valores e ideais, aproximando os consumidores certos dos produtos e serviços da empresa. Sendo assim, a escolha deve ser realizada cautelosamente.

Em segunda lugar, é necessário considerar a imagem como uma prévia do assunto de seu blogpost, publicação em rede social ou, até mesmo, de seu site. A imagem adequada é capaz de levar o leitor a abrir o conteúdo, em vez de outros. Isso é imprescindível em um momento em que somos bombardeados por dezenas de informações a cada minuto.

Por fim, é importante considerar a imagem como um complemento da mensagem. Durante a visualização do conteúdo escrito, ela pode ser usada para direcionar a compreensão do usuário sobre o tema, facilitando a conexão entre o público e sua mensagem.

Portanto, saber como usar os bancos de imagens gratuitos pode trazer uma série de benefícios para o engajamento de sua marca. Como consequência, sua empresa tenderá a coletar mais clientes fiéis e converter um maior número de leads.

Quais são os 6 melhores bancos de imagem gratuitos?

Agora que você já sabe o que é e qual a função de um banco de imagem gratuito, é hora de conferir algumas opções que oferecem fotos, vetores e outras alternativas para as mais diversas finalidades.

Elas podem ser úteis a qualquer negócio, inclusive para empresas do segmento de finanças, investimentos, negócios e empreendedorismo. Confira 6 alternativas!

1.      RawPixel

Quem já entrou em contato com bancos de imagens antes, provavelmente conhece esse nome. O RawPixel, além de contar com uma vasta quantidade de peças gratuitas disponíveis para download, ainda as distribui a outros bancos.

Desse modo, é possível encontrar diversas de suas ilustrações, vetores e imagens por toda a internet. O acesso premium também é uma opção, trazendo alternativas sem marca d’água e de uso imediato aos usuários — assim como na maioria dos bancos.

2.      Free Pik

Sendo outro grande nome entre os bancos de imagens gratuitos, o Free Pik conta com um acervo gigante e diversificado, que já conta com mais 1 milhão de opções disponíveis.

É possível baixar uma imagem em segundos, apenas ao clicar nela. Em seguida, poderá conferir, com facilidade, de onde veio a peça e qual seu tipo de licença.

3.      Pixabay

Além de disponibilizar imagens gratuitas, esse banco conta com um diferencial. Ele oferece um filtro ao usuário. Por meio dele, é possível selecionar imagens por orientação, tamanho e dimensão – o que facilita a escolha de peças perfeitas para as condições de sua rede social, site ou blog.

4.      Unsplash

Esse gigante dos bancos de imagens se diferencia por dois pontos simples: a beleza de suas peças e o fato de ofertar imagem livre de direitos autorais.

Em alguns bancos, é necessário creditar o fotógrafo ou pagar para acessar algumas imagens exclusivas. No Unsplash isso não é necessário — ainda que dar créditos seja uma prática recomendada.

5.      Free Images

Esse banco está em constante expansão e, hoje, já conta com mais de 350 mil imagens. É interessante ficar de olho nele, visto que seu site não exige cadastro.

Assim, baixar e usar as fotos se torna bastante simples. É possível usar palavras-chave para pesquisar determinados assuntos, outro fator que descomplica o processo.

6.      Pexels

O último banco de imagens deste post é o Pexels. Ele é conhecido por oferecer imagens para redes sociais e demais canais de comunicação em alta resolução. Além disso, assim como no caso do Free Images, não é necessário se cadastrar para usá-lo.

As opções apresentadas são famosas na hora de encontrar peças para ilustrar seus posts. A navegação em cada um dos sites citados é bastante intuitiva, permitindo que até os inexperientes no assunto encontrem imagens belas e chamativas para atrair seu público.

Neste artigo você aprendeu sobre a necessidade de usar o apelo visual ao seu favor na hora de criar um conteúdo relevante. Ele é um grande aliado aos que desejam gerar engajamento ao publicar no seu site ou blog. Caso deseje usá-lo ao seu favor, conte com os 6 bancos de imagens gratuitos apresentados!

E se você deseja trazer seus clientes para mais perto de você de forma orgânica, não deixe de conhecer a ABContent. Conte conosco para oferecer os melhores conteúdos educacionais para seu público sobre finanças, investimentos, negócios e empreendedorismo do mercado!

Entre em contato conosco para saber mais! Clique aqui e converse com nossa equipe!