A compra de produtos e serviços pela internet tem crescido ano a ano. Somente em 2020, as vendas no e-commerce cresceram 41%, impulsionadas pela pandemia do coronavírus. Já em 2021, o aumento do faturamento do comércio eletrônico foi de 48,1%.

O crescimento constante tem tornado esse mercado cada vez mais competitivo. Assim, para se destacar da concorrência, é preciso conhecer estratégias de vendas online eficazes para aplicar no seu negócio.

Para ajudar você nessa tarefa, confira 6 dicas e estratégias de vendas online!

1. Monte um plano de vendas

Para que as estratégias de vendas online sejam eficazes, elas devem ser elaboradas a partir de um planejamento. Esse processo servirá como um guia para a definição das ações a serem desenvolvidas pela equipe de vendas de modo a alcançar os resultados desejados.

Contudo, ao montar o planejamento, é necessário considerar os objetivos organizacionais e transformá-los em metas de vendas. Em seguida, é preciso traçar um plano de ação que viabilize o alcance das metas estabelecidas.

Durante esse processo, devem ser elaboradas estratégias para todas as etapas da venda: prospecção, conquista, negociação e fidelização. Dessa forma, os vendedores podem saber como abordar o cliente em cada contato, tornando o ciclo de vendas mais rápido.

Além disso, é importante elencar as ações que devem ser implementadas, indicando seus respectivos prazos e responsáveis. Para acompanhar o desempenho de cada uma delas, vale a pena definir as métricas mais adequadas para analisar cada processo.

2. Faça cross selling

Agora que você sabe como fazer um plano de vendas, é hora de conhecer as estratégias de vendas online que podem servir como diretrizes para as ações que serão implementadas na sua empresa. A primeira dica nesse sentido é o cross selling.

Essa é uma técnica de venda que foca em oferecer ao cliente um produto ou serviço complementar ao que ele já comprou ou está prestes a comprar. Dessa forma, é possível melhorar a experiência do consumidor, o que aumenta as chances de fidelizá-lo.

Para utilizar o cross selling de forma adequada no seu processo de vendas, é crucial que você entenda quais produtos ou serviços podem agregar valor para o item que o cliente está comprando. Além disso, é necessário definir como essa ação pode ser colocada em prática.

Uma sugestão para fazer cross selling é apresentar produtos complementares nas páginas de vendas com a mensagem “aproveite e compre também”. Também é útil fazer campanhas de remarketing por meio de anúncios ou e-mail após o fechamento de uma compra.

3. Use gatilhos mentais em todo processo de vendas

Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão. Por meio deles, é possível influenciar os consumidores a tomar decisões. Assim, eles são bastante úteis em estratégias de vendas online, podendo ser aplicados nas páginas dos produtos, nos e-mails ou nos anúncios pagos.

Entre os gatilhos mentais mais utilizados em vendas, estão:

  • escassez: esse gatilho provoca a sensação de perda, fazendo com que o medo de ficar sem um produto ou serviço leve o consumidor a realizar a compra;
  • prova social: como as pessoas tendem a tomar decisões com base na opinião das outras, então esse gatilho desperta o desejo de ter determinado item porque alguém indicou ou demonstrou seus benefícios;
  • urgência: já esse gatilho está associado à falta de tempo e ele faz com que o consumidor queira comprar um produto antes que o prazo para aproveitar uma oportunidade acabe;
  • reciprocidade: essa tática faz com que as pessoas retribuam o que recebem. Ele é bastante utilizado na oferta de material gratuito em troca de informações que podem ser usadas no funil de vendas.

4. Aposte no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é considerado uma das estratégias de vendas online mais eficientes. Isso porque ele pode ser utilizado em todo o processo, desde a atração até a fidelização de clientes.

No entanto, para que essa estratégia atinja os resultados esperados, é necessário criar conteúdos que sejam do interesse do seu público. Além disso, é importante entregá-los no estágio da jornada de compra no qual ele se encontra.

Por exemplo, quando o consumidor conhece a sua marca, normalmente ele não tem uma intenção de compra definida. Logo, seu objetivo deve ser atrair a atenção dele. Isso pode ser feito por meio de blogposts, publicações redes sociais e e-mail marketing com conteúdos explicativos.

Por outro lado, se o cliente está pronto para comprar um produto ou serviço, você deve oferecer informações que o deixem mais seguro para tomar uma decisão. Depoimentos e demonstrações de produtos poderiam ser conteúdos interessantes para esse fim, por exemplo.

5. Coloque em prática o SEO no seu site de vendas

SEO é sigla para search engine optimization e significa otimização para busca, em português. Ele é utilizado com o objetivo de aumentar a visibilidade de uma página da web nos mecanismos de pesquisa — especialmente o Google.

Dessa forma, é possível gerar mais tráfego qualificado e gratuito para o site do seu negócio. Assim, a estratégia pode aumentar as chances de realizar mais vendas e ajudar a reduzir o custo de aquisição de clientes. Para tanto, é necessário aplicar as técnicas de SEO corretamente.

Entre elas, destacam-se:

  • otimização de URLs;
  • criação de páginas responsivas;
  • uso de sitemap para o Google;
  • inserção de links internos e externos nos conteúdos;
  • criação de conteúdos com os melhores termos e palavras-chave.

6. Invista em mídia paga

Os anúncios pagos são estratégias de vendas online que podem ampliar a visibilidade de uma marca nos mecanismos de buscas e redes sociais. Como resultado, há chances de acelerar o processo de vendas.

Porém, para que o dinheiro investido neles dê bons resultados, é essencial observar alguns pontos. Veja só:

  • utilize um call to action (CTA) atrativo para levar o leitor a uma ação;
  • realize testes A/B para criar anúncios online com grande potencial de performance;
  • conheça e respeite as regras de publicidade de cada plataforma para não ser punido;
  • seja claro na sua proposta de valor para o cliente para atrair a atenção dele;
  • selecione palavras-chave que sejam do uso do seu lead nos mecanismos de buscas para ser encontrado por ele.

Com essas 6 estratégias de vendas online, ficou mais fácil saber como você pode aumentar o faturamento do seu negócio, certo? Portanto, não deixe de aplicá-las em sua empresa para buscar melhores resultados.

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