6 Filmes de mulheres empreendedoras que você precisa assistir

Há poucos filmes de mulheres empreendedoras que as pessoas podem ter como referênciaContudo, é possível encontrar histórias incríveis que podem não só inspirar mulheres que desejam empreender, mas ensinar lições valiosas para a vida profissional de qualquer um.  

Que tal conhecer algumas dessas obras? Então acompanhe a leitura e veja 6 filmes de mulheres empreendedoras que são verdadeiras histórias de foco, determinação e superação! 

1.Joy, o nome do sucesso 

Esse é um dos filmes de mulheres empreendedoras que todos deveriam assistir. Baseado em fatos reais, retrata a história de Joy Mangano, que antes de empreender e se tornar uma mulher bem-sucedida nos negócios, passou por diversos problemas.  

Joy tinha três filhos e era mãe solteiraE sempre trabalhou em empregos – muitas vezes, ruins – para sustentar a família. No entanto, ela era uma pessoa criativa e nunca desistiu de criar utensílios que poderiam ajudar sua vida e a de outras donas de casas.  

A história conta todo o caminho – que não foi fácil – de Joy, desde a criação do esfregão Mop – que poderia ser torcido sem que seja necessário por as mãos nele – até conseguir levar sua ideia para o público. Excelente filme para demonstrar que a persistência e a crença na sua ideia são fatores fundamentais para alcançar o sucesso.

2.Estrelas Além do Tempo 

Outro filme baseado em fatos reais que traz lições importantes para todo empreendedor, inclusive mulheres. O longa conta a história de três profissionais negras que trabalharam na NASA entre os anos de 1950 e 1960.  

As mulheres no mercado de trabalho eram desvalorizadas e em minoria nessas décadas. Além disso, as personagens enfrentavam problemas de segregação racial. No entanto, as três conseguiram provar seu valor e fizeram enorme diferença na NASA. 

O filme demonstra que devemos acreditar no nosso conhecimento e saber enfrentar desafios. Além disso, ensina que é preciso ser forte para superar dificuldades.

3.Coco antes de Chanel

O longa-metragem conta a história de Gabrielle Chanel, responsável por revolucionar o mundo da moda e criar uma das marcas mais admiradas, a Chanel. 

É impossível falar de empreendedorismo feminino sem citar a história de Coco Chanel. Isso porque ela sempre foi uma mulher a frente de seu tempo e não teve medo das opiniões dos outros em relação as suas ideias. Ela simplesmente acreditou e criou peças de roupas que foram consideradas inovadoras na época.  

O filme mostra a vida dela desde sua infância até o momento em que alcançou fama no mundo da moda. Trata-se de uma obra excelente, pois demonstra que não devemos nos conformar com algo que acreditamos que precisa ser modificado.  

E foi isso que ela fez. Chanel não concordava com o vestuário desconfortável das mulheres da época e queria criar roupas confortáveis sem perder a elegância.  

Moral da história: seu descontentamento com algo pode ser o que lhe fará criar algo incrível, diferente, único e inovador

4.Erin Brockovich

Erin era uma mulher que conseguiu um emprego em um escritório de advocacia e rapidamente demonstrou ser uma pessoa competente e com talento para investigação. 

Durante seu trabalho, ela descobriu que uma empresa estava realizando atividades que contaminavam a água de um município nos Estados Unidos. Determinada a provar a culpa da companhia, ela conseguiu processar a Pacific Gas & Eletric e a fez indenizar as vítimas em um grande acordo.  

O ocorrido lhe concedeu notoriedade. Atualmente, ela ainda trabalha no ramo jurídico. É ativista ambiental e dos direitos do consumidor 

Erin, por mais que não tenha aberto uma empresaé um exemplo de determinação, pois não desistiu de fazer o que acreditava que era o certo. A maior lição do filme é: não tenha medo e insista até conseguir o que deseja.

5.Magia além das palavras– A história de J. K. Rowling

J. K Rowling é uma escritora que deve ser conhecida por todas as mulheres empreendedoras. Ela é autora da série de livros que contam a história de Harry Potter. Mas, o que tem a ver uma escritora com empreendedorismo? 

Apesar de não ter um empreendimento, ser um escritor é trabalhar por conta própria e investir tempo em algo que não se tem certeza se lhe trará resultados financeiros. Ou seja, o cenário é semelhante ao dos que se arriscam no empreendedorismo  

A trama acompanha a história de J.K, que sempre teve o sonho de ser escritora. Antes de conseguir se tornar autora de Harry Potter ser mundialmente aclamado, ela passou por diversos momentos difíceis. 

Inclusive, o primeiro livro da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi recusado por mais de 12 editoras! Apesar disso, ela nunca desistiu de seu sonho de ser escritora. 

As lições que a história traz são valiosas para todos os empreendedores porque demonstra que devemos acreditar em nossos sonhos e não desistir, por mais que pareçam inalcançáveis. 

Além disso, ensina que se fazemos algo com amor, as chances de sermos recompensados podem ser maiores do que se pensar apenas no dinheiro. Portanto, empreenda naquilo que você ama e acredita 

6.Julie & Julia

Esse é um dos filmes sobre negócios mais descontraídos e leves, tanto que poucos percebem que se trata de uma história de empreendedorismo. 

Julia Child é uma mulher que está nos seus 40 anos e decide mudar completamente. Ela então se matricula na Le Cordon Bleu, uma das maiores escolas de culinária, na França. Seus pratos fizeram tanto sucesso que Julia se tornou autora de diversos livros de receitas. 

Anos depois, Julie decide fazer todos os pratos de um dos livros de Julia e publica em um blog. Elas nunca se encontraram pessoalmente, mas trocaram diversas experiências.  

Sendo assim, o filme demonstra que negócios podem surgir sem pretensões, seja por interesses, hobbies, curiosidades ou paixões. Logo, empreender envolve observar o que gostamos e que pode ser uma ideia de negócios. 

Bônus! A vida e a história de Madam C. J. Walker 

Além dos filmes sobre liderança feminina e de mulheres empreendedoras, a Netflix tem uma série que conta a história de uma empresária americana negra do século XIX. Madam C. J. Walker, que se tornou a primeira mulher milionária dos EUA.  

A série traz lições de superação, resiliência e determinação, mostrando que até o impossível pode ser alcançado. 

Aqui você conheceu 6 filmes (e uma série) de mulheres empreendedoras que conseguiram alcançar o que almejaram depois de muita luta, foco e determinação. Portanto, assista-os e se inspire nas histórias delas para ficar ainda mais confiante para empreender! 

Continue aprendendo com nossos artigos! Confira agora como criar um blog de empreendedorismo e qual a importância de um! 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: