7 Comportamentos que todo empreendedor deve adotar para superar os tempos de crise

Empreender é superar crises. Certamente, todo dono de negócio adoraria que sua empresa apresentasse sempre resultados cada vez melhores. Mas a verdade é que as coisas não funcionam assim. Os percalços fazem parte do caminho.

Inclusive, as estratégias para driblar as dificuldades que aparecem são grandes responsáveis pelo fortalecimento e crescimento da empresa. Afinal, depois de superar uma crise você provavelmente desenvolve novos recursos e ferramentas para lidar com as próximas, certo?

Neste post, reunimos 7 comportamentos que todo empreendedor deve adotar para passar pelas crises e conseguir se recuperar depois delas. Confira!

1. Aceitar que crises existem

Sim, o primeiro passo para superar tempos de crise é aceitar que eles existem. Tal postura é fundamental porque quem aceita a probabilidade das crises costuma se preparar para elas. E, sem dúvida, estar preparado ajudar a lidar com as dificuldades.

Independentemente do tamanho do seu negócio, é indispensável saber de algo: todas as grandes empresas já passaram por momentos de incerteza. Muitas delas, senão todas, já se viram diante de períodos em que poderiam não ter sobrevivido.

O que mantém um empreendimento funcionando não é estar blindado de crises. Pelo contrário, é a capacidade de aceitar a existência delas e mover recursos para driblar os desafios. Nesse ponto, ganham os empreendedores que estão aptos a se adaptar.

A ideia de uma empresa não pode se manter a mesma desde o primeiro plano de negócios até décadas de funcionamento. O mundo se atualiza e você precisa seguir a tendência. Quem deseja crescer deve saber se adaptar, prever movimentos do mercado e, claro, aprender com as crises.

2. Reconhecer a necessidade de se reinventar

Adaptar seu negócio é reinventar a forma como ele funciona, comunica-se com os clientes e se posiciona diante da concorrência. Essas estratégias não devem se limitar a momentos de crise. O ideal é que o empreendedor esteja sempre atento.

Quem se guia pela necessidade de reinvenção provavelmente se verá em melhores condições para lidar com as crises. Afinal, em último caso, elas são nada mais do que uma grande necessidade de se reinventar.

Pensar dessa forma ajuda até mesmo a identificar as oportunidades que as crises trazem. Muitas vezes, elas movimentam a zona de conforto das empresas e exigem reinvenções que poderiam ter sido feitas anteriormente.

Imagine, por exemplo, os negócios que apresentam diversidade de produtos ou serviços e que os oferecem em diferentes plataformas (de forma presencial, online etc). Em momentos de crise, há maior flexibilidade para gerenciar os desafios.

3. Avaliar o problema

Um comportamento indispensável para empreendedores é a análise do problema. Dizer que está enfrentando tempos de crise não oferece muitas informações. É preciso entender: por que minha empresa está em crise? Que crise é essa? Que desafios ela traz?

Ser específico na avaliação lhe permite entender profundamente o problema. Logo, é possível pensar em um plano de ação também específico para enfrentá-lo. Consequentemente, as chances de obter resultados efetivos aumentam.

Por isso, é fundamental que você saiba avaliar as características da crise que está enfrentando. Cada uma será diferente — nos setores que afeta e nas necessidades que gera, por exemplo. É preciso saber a dimensão real do que está sendo vivido.

4. Manter a calma e agir

Uma das principais dificuldades que o empreendedor tem para superar uma crise é manter a calma. Afinal, como lidar com o risco do seu negócio ter resultados negativos ou até mesmo precisar ser fechado? Nesse momento, o emocional é relevante.

Quem empreende precisa saber ter tranquilidade emocional, mas vivacidade nas ações. Percebe como é complexo? A crise exige soluções rápidas e contundentes, mas elas precisam ser pensadas com calma.

Montar um plano de ação é uma boa estratégia para coordenar suas decisões. Tenha também colaboradores de confiança para criar uma equipe de gestão da crise. Assim, fica mais fácil manter o foco no que pode ser resolvido.

5. Ver além da crise

Dependendo da dimensão do problema, o empreendedor pode se sentir perdido no meio da crise. Entretanto, ter uma visão do fim dela é essencial. Ver além do momento atual permite que você projete a recuperação da sua empresa.

Pense bem: pode ser necessário amargar diminuição dos resultados ou mesmo prejuízos agora, mas é importante pensar em recursos para sobreviver a isso. No futuro, as possibilidades de recuperação serão apresentadas.

A dica é ter me mente que as crises não duram para sempre. Então, seu papel é ter um plano para se adaptar às dificuldades enquanto elas existirem para poder retomar o crescimento quando elas passarem.

6. Concentrar esforços

Ainda é comum vermos pessoas com a ideia equivocada de que um empreendedor trabalha menos. Embora a flexibilidade de horário possa ser uma vantagem em muitos casos, a verdade é que empreender envolve muito trabalho — especialmente durante crises.

Na hora de superar um problema é preciso concentrar esforços. Então, sem dúvida, a dedicação de tempo e energia é um comportamento exigido em tempos críticos. O momento demandará muito do seu perfil de empreendedor.

Normalmente, a crise gera a necessidade de rever boa parte dos planejamentos. Será preciso, por exemplo, adaptar as projeções financeiras e modificar processos produtivos. Além disso, certamente existirão muitas reuniões para gestão dos riscos trazidos pela crise.

7. Buscar ajuda se necessário

Por fim, vale a pena entender que nem tudo um empreendedor consegue gerenciar de forma independente — principalmente se ele ainda não desenvolveu muita experiência com crises.

Ter uma boa equipe dentro da própria empresa para compartilhar as tarefas é relevante, mas em alguns casos será preciso buscar ajuda especializada fora do negócio. É o caso de consultores e outros profissionais especialistas em crise.

Um olhar de quem vivenciou diversas empresas em dificuldade e se especializou em atendê-las pode ser o que você precisa para enfrentar os problemas com mais saúde no negócio. Inclusive, o contato com profissionais desse tipo pode lhe ensinar muito para o futuro.

Acabamos de apresentar 7 comportamentos que todo empreendedor deve adotar para superar tempos de crise. Não é fácil passar por momentos assim, mas sua forma de reagir a eles imprime um novo ritmo de recuperação e crescimento ao negócio!

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